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Sucesso no Instagram: um guia para atletas se tornarem influenciadores

Vários atletas começaram a faturar alto com contratos publicitários e patrocínios esportivos depois de conquistar seguidores e popularidade no Instagram

postado em 06/12/2021 15:34

(Foto: Freepik)

 
Conquistar seguidores no Instagram pode não ser tão difícil quanto se tornar um gigante no esporte, mas não podemos negar que a concorrência é feroz em ambos os casos.
 
Só que esses dois universos também se confundem constantemente. Atualmente, é possível observar vários atletas que começaram a faturar alto – por meio de contratos publicitários ou patrocínios esportivos – depois de conquistar popularidade no Instagram.
 
Esse processo surge como uma luz no fim do túnel para esportistas que jamais conquistaram a valorização merecida.
 
Não por acaso, profissionais das mais diversas modalidades se esforçam para conquistar popularidade no Instagram na esperança de conseguir patrocínios e contratos publicitários que garantam o seu sustento e os ajudem a seguir no esporte.
 
Para isso, diversas estratégias são colocadas em prática: com o uso de aplicativos, como o  Impulsogram , publicar vídeos e fotos da rotina de treinos, entre vários outros hábitos que podem resultar no aumento de seguidores e engajamento.
 

Por que atletas precisam ganhar seguidores no Instagram?

 
O Instagram conta atualmente com mais de um bilhão de usuários ativos, tendo se tornado uma verdadeira mina de ouro para marcas que querem ser vistas pelo público.
 
Só que esse diálogo entre empresa e público quase sempre é intermediado por influenciadores digitais que utilizam seu poder de influência sobre o público para divulgar marcas, serviços e produtos.
 
Com isso, atletas que antes se mantinham longe dos holofotes encontraram seu lugar ao sol nas redes sociais, transformando-se em verdadeiros influenciadores digitais.
 
O resultado de toda essa exposição são patrocínios e campanhas publicitárias que possibilitam que esportistas conquistem melhores condições para treinar e viver do esporte.
 

Falta de patrocínios e vaquinhas

 
Viver como atleta no Brasil não é fácil. Desvalorização, falta de locais de treino adequado e falta de patrocínios são as principais dificuldades enfrentadas por esportistas das mais diversas modalidades.
 
Recentemente, durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, tivemos uma boa mostra das dificuldades e desafios enfrentados pelos atletas em nosso país.
 
Apesar do desempenho histórico, uma rápida análise do perfil dos integrantes da comitiva nacional que esteve na competição mostra o quão difícil é viver do esporte no Brasil.
 
  • 42% dos atletas que viajaram para não tinham nenhum tipo de patrocínio;
  • 19% recebem menos de R$ 2 mil de auxílio;
  • 7% recebem menos de R$ 1 mil de auxílio;
  • 13% precisaram fazer vaquinhas para conseguir viajar;
  • 10% não conseguem sobreviver apenas no esporte (destes, 15% trabalham como motoristas de aplicativos).
 
Com tamanha desvalorização, ganhar seguidores no Instagram pode alterar esse cenário e resultar na maior valorização dos atletas nacionais.
 

Olimpíadas de Tóquio: os jogos dos influenciadores

 
Os Jogos Olímpicos de Tóquio causaram um verdadeiro alvoroço nas redes sociais e, principalmente, no Instagram.
 
Durante a competição, os atletas que disputaram os jogos conseguiram mais de 75 milhões de novos seguidores.
 
Foi a nossa “fadinha do skate”, Rayssa Leal, quem mais se destacou entre todos os atletas que participaram da competição ao ganhar 5,8 milhões de seguidores. Um aumento de mais de 667% da sua audiência no Instagram.
 
Abaixo, destacamos os membros da delegação brasileira que ganharam mais seguidores no Instagram:
 
  • Rayssa Leal, do Skate : %2b 5,8 milhões de novos seguidores;
  • Rebeca Andrade, da Ginástica Artística : 2,3 milhões de seguidores;
  • Ítalo Ferreira, do Surf : 1,7 milhão de seguidores;
  • Douglas Souza, do Vôlei : 1,4 milhão de novos seguidores.
 
Com tantos seguidores, é claro que esses atletas também chamaram bastante atenção das marcas e patrocinadores.
 
Agora, além de trazer orgulho para o Brasil com o esporte, eles também estampam seus rostos em diversas campanhas publicitárias e faturam alto com isso.
 
Encontramos aqui a prova definitiva de que ser um atleta e um influenciador digital ao mesmo tempo é um ótimo caminho a ser seguido.
 

Como ganhar seguidores no Instagram?

 
Já sabemos que os atletas que conseguem se destacar nas redes sociais podem se beneficiar de diversas maneiras, mas é necessário primeiro que eles consigam seguidores no Instagram.
 
Felizmente, existem diversas estratégias para crescer e se destacar em meio a multidão. 
 
A concorrência é pesada, mas seguindo o passo a passo que construímos a seguir temos certeza que o sucesso como atleta e como influenciador digital irá se tornar ainda mais real.
 

1. Otimize sua bio do Instagram

 
A primeira coisa que deve ser feita é a otimização do seu perfil no Instagram. Estamos falando, afinal, do seu principal cartão de visitas.  
 
De maneira geral, a bio do Instagram é formada pela foto de perfil, nome, nome de usuário, biografia e URL.
 

Foto de perfil

 
Escolha uma boa foto de perfil. Além de transmitir um pouco de sua personalidade na imagem, também é interessante que a foto tenha relação com o universo do esporte de alguma maneira.
 

Nome

 
Coloque o seu nome e sobrenome. Caso queira, é possível estilizar um pouco mais adicionando um emoji ou alguma palavra relacionado ao esporte que você pratica.
 

Nome de usuário

 
Escolha um nome de usuários que seja simples e fácil para as pessoas lembrarem. Aqui, também é possível acrescentar alguma palavra-chave que faça parte do seu universo esportivo.
 

Biografia

 
A biografia é um dos espaços mais importantes do seu perfil. Além de trazer algumas informações sobre você e sua modalidade esportiva, também é essencial mencionar vitórias em competições, inserir seu e-mail para contato e alguma frase ou mensagem que queira transmitir aos seus seguidores e visitantes.
 

URL

 
A URL é um espaço para divulgação. É possível inserir um link direcionando para outra rede social, canal no YouTube ou mesmo algum site. Caso queira adicionar mais de uma URL, um agregador de links pode ser a solução.
 

Bio do Instagram: alguns exemplos de sucesso

 
Nada como alguns bons exemplos para mostrar como você pode otimizar sua bio do Instagram, não é mesmo?
 
A seguir, apresentamos a bio do Instagram dos quatro membros da comitiva brasileira que mais ganharam seguidores durante as Olimpíadas de Tóquio. Confira e se inspire!
 
 
(Foto: Reprodução/ Instagram)

2. Tenha um perfil comercial

 
Quem busca conquistar relevância no Instagram precisa de bons números e, mais que isso, acompanhar de perto a evolução desses números ao longo do tempo.
 
Para fazer isso com maior segurança e praticidade, será necessário transformar seu perfil pessoal em um perfil comercial por meio do Instagram para empresas.
 
O Instagram para empresas oferece uma série de ferramentas, incluindo a possibilidade de conferir as métricas do perfil, dados sobre seguidores e até mesmo promover publicações.
 
Com um perfil comercial, você será capaz de visualizar os seguintes dados:
 
  • Alcance : número de contas únicas que visualizaram sua publicação;
  • Impressões : total de visualizações da publicação;
  • Visualização de vídeos : número de vezes que seu vídeo foi visualizado;
  • Cliques : número de cliques no link da bio do Instagram;
  • Salvamentos : número de vezes que um post foi salvo;
  • Dados demográficos : idade, gênero e a cidade dos seus seguidores.
 
Além disso, outra informação muito importante oferecida é o horário em que seus seguidores estão mais ativos no Instagram.
 
Com essa informação, você será capaz de realizar suas postagens nos horários em que o maior número de seguidores estará online, garantindo assim uma maior visibilidade e engajamento.
 

Como mudar para um perfil comercial no Instagram?

 
Caso você ainda tenha um perfil pessoal, tudo o que você precisa agora é transformar ele em um perfil comercial – o que é extremamente simples.
 
Abaixo, apresentamos o passo a passo de como realizar essa mudança:
 
  • vá até “ Configurações ”;
  • clique em “ Conta ”;
  • selecione a opção “ Mudar para conta profissional ”. Em seguida, aparecerá a mensagem “ Bem-vindo às ferramentas de negócios do Instagram ”. Basta clicar em “ Continuar ”;
  • escolha a categoria do seu perfil. É possível selecionar entre diversas atividades. Em seguida, será necessário escolher se a categoria deverá ou não ser exibida em seu perfil;
  • feito isso, é hora de escolher entre ter uma conta para “ Criador de conteúdo ” ou " Empresa '';
  • caso queira, os passos seguintes são a inclusão de alguns dados como telefone e endereço comercial e a vinculação do perfil com sua página do Instagram;
  • pronto! Sua conta comercial está criada. Agora é hora de aproveitar todas suas ferramentas e vantagens para ganhar seguidores no Instagram;
 

3. Capriche no conteúdo!

 
Por fim, nossa dica final é caprichar no conteúdo que você compartilha com seus seguidores. Afinal de contas, essa é a peça principal desse quebra-cabeças que é o Instagram.
 
Uma boa estratégia, aqui, é observar o que outros atletas que já conquistaram o sucesso postam em suas redes sociais tentando entender o que funciona melhor com o público.
 
Não estamos falando em copiar as ideias de outras pessoas, mas se inspirar em outras publicações para criar conteúdos originais e que chamem a atenção das pessoas.
 
Obviamente, a maior parte do seu conteúdo será voltado para sua carreira como atleta profissional, mas também é interessante compartilhar um pouco sobre sua rotina pessoal e vida fora dos treinos e competições.
 
Abaixo, destacamos algumas ideias para postagens:
 
  • Bastidores dos treinos : mostre um pouco da sua rotina de treino, focando em curiosidades, fotos e vídeos.
  • Compartilhe histórias de superação : conte sobre situações difíceis que você já teve de superar ao longo da carreira.
  • Alimentação e rotina de exercícios : fale sobre sua dieta e sua rotina de exercícios, dando dicas quando possível.
  • Bastidores das competições : mostre o que acontece antes e depois das disputas em torneios dos quais você está participando.
  • Vida pessoal : as pessoas querem saber um pouco mais sobre sua vida pessoal, isso simplesmente atiça a curiosidade deles. Então compartilhe um pouco, mas sempre priorizando sua privacidade.
 

As legendas são parte essencial do seu conteúdo

 
O Instagram é uma rede social majoritariamente visual, então é comum que muita gente foque apenas em fotos ou vídeos e deixem as legendas completamente de lado. Isso é um erro grave.
 
As legendas são parte essencial do seu conteúdo e podem trazer informações valiosíssimas em suas publicações.
 
A combinação de uma boa foto com uma legenda contando alguma história de superação, por exemplo, pode facilmente viralizar no Instagram e fazer você ganhar seguidores em instantes.
 
Por isso, sempre dedique algum tempo para escrever boas legendas e faça deste um espaço de diálogo com seus seguidores.
 
Aposte em frases curtas e em um texto cativante. Além disso, emojis e quebras de linhas tornam a leitura mais fácil. Também não é possível esquecer de incluir algumas hashtags para aumentar ainda mais sua visibilidade.
 
Ganhar seguidores no Instagram  se tornou algo essencial para atletas das mais diversas modalidades.
 
Torna-se cada vez mais difícil viver de esporte no Brasil e as redes sociais se tornaram um espaço com inúmeras oportunidades para esportistas que estão em busca de patrocínios ou contratos publicitários.
 
Prova disso é que diversos atletas que se destacaram no Instagram buscam agora capitalizar seu sucesso para trazer mais segurança e vitórias para sua trajetória no esporte.
 
Isso mostra como vários nomes do esporte já conquistaram seu lugar ao sol e – além de brilharem nas quadras, campos, tatames e pistas – também fazem bonito no Instagram, tendo conquistado a atenção de milhões de pessoas.
 
Com as dicas apresentadas acima, esperamos que você possa ser o próximo grande influenciador esportivo nacional e conquiste o sucesso e visibilidade com o qual sempre sonhou. Boa sorte e mãos à obra!