Esportes
2

Fórmula 1

Ayrton Senna: veja 16 frases do piloto que entraram para a história

Confira alguns ensinamentos e lições de um dos maiores heróis nacionais que se consolidou na Fórmula 1

postado em 01/06/2022 18:46

(Foto: senna.org.br)
Um piloto que marcou uma nação, não só pelo seus recordes e feitos na carreira, mas também por conta de sua sabedoria. As frases de Ayrton Senna mostram, de fato, o porque ele é considerado um grande herói nacional. Sua habilidade em pista, ultrapassagens perigosas e domínio de corrida na chuva faziam o piloto ser uma aposta certa de vitória aos domingos de manhã.

Sem dúvidas, um dos maiores esportistas da história, se você é brasileiro, com certeza já ouviu falar nesse nome “Ayrton Senna” e, provavelmente,  já tenha ouvido a famigerada narração de Galvão Bueno:

- Ayrton, Ayrton, Ayrton, é do Brasiiiiiiiilllll - com a musiquinha de fundo “pam pam pam, pam pam pam”...

Enfim, o piloto não marcou apenas uma geração, mas marcou gerações que, inclusive, vieram após a sua morte. Seu velório, que parou o país, evidenciou o quão adorado pela massa nacional era Senna.

Mas além de ser um ótimo piloto, as frases de Ayrton Senna sempre demonstraram bastante inteligência por parte do piloto.

Quer saber um pouco mais sobre o piloto e as frases de Ayrton Senna que mais marcaram os ouvintes? Confira tudo isso no texto. 
 

Uma breve lembrança da história de Ayrton Senna


Filho de um empresário da indústria de acessórios automotivos, Ayrton Senna sempre esteve ligado ao automobilismo. Aos quatro anos de idade, Ayrton ganhou o seu primeiro kart, construído pelo seu pai. 

O motor do brinquedo, que era o principal de Ayrton na infância, foi tirado de um cortador de grama, e chegava aos 60 km/h. 

Aos sete anos de idade, o piloto iniciou a direção no kart profissional e aos 13 Senna participou da sua primeira corrida de kart. aí em diante, o piloto construiu uma carreira de sucesso no kart, sendo bicampeão paulista de kart, tricampeão brasileiro e bi campeão sul-americano.
 

Magic Senna na Fórmula 1


Depois de ter tido uma linda carreira no kart e passado pela Fórmula Ford e Fórmula 3, Senna chegou à Fórmula 1 em em 1984, quando recebeu uma oportunidade e assinou com a Toleman.

Ao todo, Ayrton Senna atuou por 3 equipes além da Toleman: Lotus, McLaren e Williams.

Mas foi na McLaren que Senna teve seus melhores anos e foi tricampeão mundial de Fórmula 1. Assim que saiu da McLaren, foi para a Williams, onde, infelizmente, acabou falecendo em 1994.
 

Palavras inesquecíveis do nosso piloto


As frases de Ayrton Senna são marcantes e mostram o quão visionário era o piloto. Ele sempre falava sobre seus desafios, medos, etc. E seus depoimentos sobre fatos de sua própria vida, serviram de ensinamentos morais para muitas pessoas.

Confira algumas frases de Ayrton Senna que marcaram o mundo:

- “Vencer é o que importa. O resto é a consequência.”

- “Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver de ultrapassar vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima dos outros.”
 
- “Meu maior erro? Acho que ainda está para acontecer.”
 
- “Acidentes são inesperados e indesejados, mas fazem parte da vida. No momento em que você se senta num carro de corrida e está competindo para vencer, o segundo ou o terceiro lugar não satisfazem. Ou você se compromete com o objetivo da vitória ou não. Isso quer dizer: ou você corre ou não.”
 
- “Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.”
 
- “Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si.”
 
- “Deus é Grande Deus é forte, quando ele quer não tem quem não queira.”
 
- “O segundo nada mais é do que o primeiro dos perdedores.”
 
- “Eu não tenho ídolos. Tenho admiração pelo trabalho, dedicação e competência.”
 
- “Vocês nunca conseguirão saber como um piloto se sente quando vence uma prova. O capacete oculta sentimentos incompreensíveis.”
   
- “Tenho medo da morte e da dor, mas convivo bem com isso. O medo me fascina.”
 
- “Trabalhei muito para chegar ao sucesso, mas não conseguiria nada se Deus não ajudasse.”
 
- “Vencer sem correr riscos é triunfar sem glórias!”
 
- “Devo a Ele a oportunidade que tive de chegar onde cheguei. Muitas pessoas têm essa capacidade, mas não têm a oportunidade. Ele a deu para mim, não sei o porquê. Só sei que não posso desperdiçá-la.”
 
- “Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas!”
 
- “Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar. Devemos respeitar e educar nossas crianças para que o futuro das nações e do planeta seja digno.”