Esportes
2

Luta

UFC: luta entre os ex-campeões Vettori e Whittaker ganha possível data

Ex-campeões do UFC, Vettori e Whittaker podem se enfrentar em setembro, após remarcarem o confronto que deveria acontecer em junho

postado em 02/06/2022 17:08

(Foto: Master1305/Freepik)
A luta entre os ex-campeões pesos-médio do UFC, Vettori e Whittaker, ganhou uma possível data, em setembro de 2022, após ser cancelada em junho por conta de uma lesão sofrida pelo lutador australiano. O acordo foi feito pelas redes sociais, e ainda precisa de confirmação oficial da organização.

Marvin Vettori e Robert Whittaker aguardavam o evento desde outubro de 2021, última participação do italiano nos octógonos. No entanto, antes de realizar a luta, marcada inicialmente para o dia 11 de junho de 2022, em Cingapura, Whittaker se lesionou e teve que desistir do combate.

No entanto, ambos os lutadores ainda tinham interesse pelo enfrentamento. Assim, Vettori e Whittaker chegaram a um acordo verbal pelo Twitter, marcando a luta para o dia 3 de setembro, no primeiro evento do UFC em Paris.

“Tudo bem, então acho que, já que não consigo achar um oponente antes, vou enfrentar Whittaker em Paris. É melhor você aparecer desta vez. Vamos lá, estou esperando há muito tempo”, escreveu Vettori em sua conta.

Em seguida, Whittaker respondeu apenas “PARIS”, marcando o rival no tweet. No entanto, a organização ainda não emitiu nenhuma nota oficial confirmando a luta para o evento, apesar de fãs esperarem o confronto.

Vettori e Whittaker se preparam para o combate desde o ano anterior


Em entrevista ao time da Betway, site de apostas no UFC, Marvin Vettori, nome polêmico e conhecido no cenário dos pesos-médio, afirmou que estava treinando e evoluindo seus tipos de luta para encarar os próximos eventos.

Sem participar de um combate oficial desde outubro de 2021, quando derrotou o brasileiro Paulo Borrachinha, Vettori enfrentaria Robert Whittaker em sua primeira luta de 2022. Como não encontrou outro rival para preencher o espaço, concordou em lutar somente no segundo semestre. 

“Sendo um lutador de MMA, estou constantemente melhorando no boxe, no jiu-jitsu, no wrestling. Eu amo o wrestling, então estou sempre em melhoria contínua, independentemente do esporte. Também acho que melhorei muito depois da última luta [contra o Borrachinha]. Mal posso esperar pelo próximo encontro, para provar isso. Vocês vão ver a nova versão do Marvin Vettori. Aquele que vai reinar por muito tempo na categoria dos médios”, afirmou o italiano com convicção. 

Enquanto isso, Robert Whittaker é ex-campeão dos médios, e volta à ação após a derrota para Israel Adesanya em fevereiro, na tentativa de retomar o cinturão. Nos últimos oito anos, o australiano foi derrotado duas vezes somente pelo nigeriano, com 12 vitórias no período.

Ambos buscam derrotar o atual campeão


Adesanya mantém seu título desde 2019, e já o defendeu em quatro oportunidades, derrotando Yoel Romero, Paulo Borrachinha, Vettori e Whittaker. Israel conta com 22 vitórias e apenas uma derrota.

Agora, fará sua quinta defesa do cinturão em junho, contra Jared Cannonier, no UFC 276, o segundo no ranking atual. Em seus últimos oito confrontos, Cannonier perdeu justamente para Robert Whittaker, em outubro de 2020.

Por esse motivo, o embate entre Vettori e Whittaker pode ser emblemático, definindo o campeão que estará mais próximo de derrotar Adesanya.

Para isso, Vettori afirma que está disposto a se dedicar na modalidade, sem planos para mudar de categoria, onde enfrentaria outros nomes diferentes das lutas que teve anteriormente.

“Pensei em, talvez um dia, subir de categoria, para 205 lb (92 kg). Acho que tenho uma chance muito boa de ganhar o título. É que comecei com 185 lb (84 kg) e vou ganhar mais cedo com esse peso. Depois eu penso. Da última vez, foi só porque esse cara era tão pesado que eu tive que fazer isso”, justificou em bate-papo com o time do Betway Insider.

Embora afirme não ser um problema para ele modificar seu peso em prol das disputas, não tem planos de mudar definitivamente.

“Não é um problema para mim, porque eu sempre luto com os pesos máximos. Então, eu não me importo com o peso. Mas, não, isso [mudar de categoria] não está nos meus planos agora. Vamos ver o que acontece no futuro”, reforçou.