Esportes
2

NBA

Basquete: entenda como aconteceu a virada internacional da NBA

Segundo pesquisa da Betway, a NBA tem se tornado uma liga cada vez mais globalizada com fãs do esporte espalhados pelo mundo

postado em 28/06/2022 15:36

(Foto: Marius Christensen/Unsplash)
A NBA hoje é uma liga internacional. E tudo devido a um grande mérito da National Basketball Association ao longo das últimas décadas. Pelo menos é o que mostra o levantamento da Betway, site de apostas esportivas online, sobre o assunto.

Em um movimento que foi intensificado pelo ex-comissário David Stern, que ocupou o cargo por três décadas (1984 a 2014), e continuado pelo atual comissário Adam Silver, a NBA conquistou o planeta. Tanto é que, atualmente, em praticamente qualquer país do mundo temos muitos fãs da melhor liga de basquete.

Tudo isso aconteceu devido ao grande investimento, por exemplo, nos Global Games. Para os menos familiarizados com a liga, são aqueles jogos de pré-temporada e temporada regular realizados fora dos Estados Unidos.

E, com toda essa história, cá estamos hoje, vendo uma NBA absolutamente internacional.

Os prêmios de MVP dos últimos anos foram para os ‘forasteiros’


Quer um exemplo do forte impacto dos jogadores estrangeiros na National Basketball Association atual? Os quatro últimos prêmios de Jogador Mais Valioso (o popular MVP) foram para jogadores de fora dos Estados Unidos.

O grego Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks, levou a premiação duas vezes seguidas na temporada 2018-19 e 2019-20. Nas duas temporadas seguintes, 2020-21 e 2021-22, foi a vez do sérvio Nikola Jokic, do Denver Nuggets, ficar com o Troféu Maurice Podoloff.

Como mostra a pesquisa da Betway, esse intervalo de quatro anos já é a maior sequência da história com estrangeiros dominando o prêmio de MVP da NBA. Anteriormente, a maior sequência foi entre as temporadas 2004-05 e 2006-07, quando o canadense Steve Nash, então no Phoenix Suns, e o alemão Dirk Nowitzki, do Dallas Mavericks, levaram.

Antes deles, apenas o nigeriano Hakeem Olajuwon, na temporada 1993-94, havia sido um estrangeiro a conquistar o MVP quando vestia a camisa do Houston Rockets.

E essa tendência de jogadores internacionais faturando a honraria de Most Valuable Player pode se intensificar nos anos que estão por vir, afinal jogadores de todo o mundo chegam nas quadras da liga e sonham com conquistar seu espaço ao sol. A virada internacional da NBA é um fato incontornável.

O impacto dos quatro principais estrangeiros na NBA atual


E quais são os estrangeiros que mais vêm causando barulho na NBA da atualidade? Para conhecer os quatro principais representantes desse grupo de talentosos ‘não-americanos’, leia abaixo os resumos.

Giannis Antetokounmpo


Duas vezes MVP da NBA, uma vez MVP das Finais e campeão da NBA com o Milwaukee Bucks na temporada 2020-21. Esta linha é apenas uma pequena parte do currículo do grego Giannis Antetokounmpo.

Entre as outras honrarias, estão seis All-Star Games, um prêmio de Jogador Defensivo do Ano (2020) e mais.

No alto dos seus 2,11 metros, Antetokounmpo é um jogador absolutamente explosivo, que parte em direção à cesta sem medo e tem média de mais de 32 pontos por jogo em sua carreira até agora na NBA. Para muitos, é o melhor jogador da liga na atualidade.

Nikola Jokic


Atual bicampeão do prêmio de MVP, Nikola Jokic, do Denver Nuggets, é outro jogador de basquete completo. Já foi quatro vezes selecionado para o All-Star Game e tem enorme potencial para ser campeão na liga.

Na temporada 2021-22, o sérvio conseguiu um feito ao somar, pelo menos, 2.000 pontos, 1.000 rebotes e 500 assistências em uma única temporada da liga, o primeiro na história a realizar isso. Jokic é uma máquina de jogar.

Luka Doncic


Astro do Dallas Mavericks, Luka Doncic é aquele jogador completo e que leva o time nas costas. Mas um que vem precisando de um pouco mais ao seu redor se quiser alçar voos mais altos na NBA.

O esloveno já foi três vezes selecionado para o All-Star Game, foi eleito o Calouro do Ano da NBA em 2019 e tem em seu currículo um título da EuroLiga com o Real Madrid, quando também foi MVP. Doncic talvez seja o estrangeiro com o arsenal mais completo em toda a NBA.

Joel Embiid


Joel Embiid bateu na trave mais uma vez na votação para o prêmio de MVP, mas não pode ser esquecido. O astro do Philadelphia 76ers já foi cinco vezes All-Star na NBA e foi o maior pontuador da NBA na temporada regular 2021-22, com média de 30,6 pontos por partida. Aliás, ele foi o único a ter média acima de 30 pontos por jogo.

O camaronês é outro dos estrangeiros fora de série na atualidade, mas infelizmente muitas vezes sofre com lesões, o que atrapalha o seu desenvolvimento ainda mais.