Esportes
2

Copa 2022

O possível caminho das equipes sul-americanas na Copa do Mundo de Qatar

Dos times sul-americanos, dois em particular estão entre os cinco melhores com mais chances de ganhar a Copa do Mundo; confira análise no texto a seguir

postado em 19/09/2022 14:24

(Foto: Unsplash)

 
A Copa do Mundo de Qatar 2022 está se aproximando e as equipes classificadas já estão preparando o caminho para suas estreias na fase de grupos. No que diz respeito aos times sul-americanos que se classificaram, dois em particular estão entre os cinco melhores times com mais chances de ganhar a Copa do Mundo, de acordo com os dados fornecidos pelas casas de apostas.

No entanto, há sempre equipes sul-americanas que dificultam as coisas para as grandes equipes europeias que querem se classificar bem na fase de grupos, e até as eliminam nas etapas posteriores. Portanto, há grandes expectativas sobre o desempenho das outras equipes sul-americanas que se classificaram para a Copa de Qatar 2022.

Quais são os times sul-americanos que vão para o Qatar?


As equipes que se classificaram diretamente nas eliminatórias para a Copa de Qatar 2022 são Brasil, Argentina, Equador e Uruguai. O Peru teve a chance de se classificar para a repescagem, mas perdeu nos pênaltis para a Austrália.

No que diz respeito à classificação das eliminatórias, a ordem foi a seguinte:

O Brasil, com 45 pontos no total e sem uma única derrota por eliminatórias contra qualquer adversário. Isto demonstra claramente a superioridade do time verde-amarelo sobre o resto dos times da região. Na fase de grupos, eles estão colocados no Grupo G, junto com a Sérvia, Suíça e Camarões.

A Argentina, com 39 pontos, também invicta nas eliminatórias, embora com mais empates e um desempenho ligeiramente inferior. Na fase de grupos, o time argentino está colocado no Grupo C, junto com a Arábia Saudita, México e Polônia.

O Uruguai, com 28 pontos. Eles estão colocados no Grupo H, junto com Portugal, Gana e Coréia do Sul.

O Equador, com 26 pontos. Eles estão colocados no grupo A, junto com o Qatar, Senegal e a Holanda.

E em quinto lugar ficou o Peru, com 24 pontos, o que permitiu ao time peruano ir à repescagem, embora acabasse perdendo sua chance.

Como é o desempenho particular do Brasil?


Em princípio, o país que está fazendo o seu melhor é o Brasil, tanto em termos do placar alcançado nas eliminatórias, superando de longe todos os outros times, como também em termos da situação de seu futebol local, que é atualmente o melhor do continente. Isto pode ser constatado, por exemplo, apostando na Série A, que tem equipes que poderiam ser comparadas em categoria e nível com qualquer outra equipe europeia.

Por exemplo, com os casos do Palmeiras e do Flamengo, é inegável que eles são atualmente os líderes indiscutíveis da Copa Conmebol Libertadores e que eles têm uma superioridade total sobre o resto dos clubes argentinos, colombianos e outros no resto da América. Há também muitos novos talentos que se destacam em suas próprias equipes, como é o caso de Vinicius Jr., que já é uma estrela do Real Madrid.

Portanto, no que diz respeito ao Brasil, a situação é muito favorável e eles estão passando por um momento muito bom, esportivo e institucional, que devem aproveitar em vista de uma competição do nível do Mundial de Qatar 2022.

Como é a situação dos outros países?


No que diz respeito aos outros países, o segundo melhor da América do Sul é a Argentina, pois eles têm um plantel muito bem estabelecido e têm boas chances de ir longe nas sucessivas etapas da fase de grupos. Resta saber como será o seu desempenho e como se sairão em uma competição deste nível.

Por sua vez, o Uruguai, que se qualificou em terceiro lugar, também tem muito boas chances de se apresentar bem na fase de grupos, especialmente considerando que não tem nenhum time muito difícil, exceto talvez por Portugal, que está passando por um momento muito bom com a CR7.

Quanto ao Equador, seu grupo será, sem dúvida, liderado pela Holanda, que é uma equipe complicada e com muita categoria. Contudo, eles têm uma chance de avançar se conseguirem um lugar entre o Senegal e o Qatar. No entanto, o Senegal é uma das equipes africanas de mais alto nível, portanto, seria complicado e resta saber como as coisas se passam.