Futebol Feminino
None

FUTEBOL FEMININO

Fifa anuncia regras de proteção aos direitos das jogadoras na maternidade

Mudanças vão permitir às atletas o direito de, pelo menos, 14 semanas de licença de maternidade

postado em 19/11/2020 12:45

(Foto: Divulgação/Corinthians)


A Fifa anunciou, nesta quinta-feira, que as jogadoras vão ter os direitos na maternidade salvaguardados na nova regulamentação. A entidade que comanda o futebol mundial explicou que as novas regras vão permitir às atletas o direito de, pelo menos, 14 semanas de licença de maternidade, remuneradas a dois terços do salário base, mas as federações nacionais terão liberdade para impor condições mais vantajosas.

"A ideia é proteger as jogadoras antes, durante e após o parto. O clube ficará obrigado a reintegrar as jogadoras e lhes proporcionar todo o suporte médico necessário", explicou a Fifa, em um comunicado oficial divulgado nesta quinta-feira, em um momento em que o futebol feminino está em franca expansão.

Qualquer clube que rescinda o contrato de trabalho com uma jogadora durante a gravidez será obrigado a pagar uma compensação e uma multa, podendo ainda ficar impedido de contratar novas atletas durante um ano.

As novas regras são vistas como mais um passo em direção ao profissionalismo no futebol feminino e deverão ser aprovadas durante a próxima reunião do Conselho da Fifa, no próximo mês, e entrar em vigor no dia 1º de janeiro de 2021.

Tags: fifa maternidade futnacional