2

Você sabia? Thiago Galhardo, destaque do Inter, esteve cotado para jogar no América

Possibilidade ocorreu no fim de 2015, quando jogador saiu do Coritiba

11/11/2020 14:00 / atualizado em 11/11/2020 14:38
compartilhe
Galhardo marcou 21 gols pelo Internacional em 2020
foto: Ricardo Duarte/Internacional

Galhardo marcou 21 gols pelo Internacional em 2020

Adversário do América nas quartas de final da Copa do Brasil, o Internacional tem Thiago Galhardo como protagonista da equipe em 2020. No Campeonato Brasileiro, do qual o Colorado é líder, com 36 pontos, o meia marcou 15 gols em 18 partidas (média de 0,83), além de colaborar com cinco assistências. Na temporada, são 21 tentos em 39 apresentações oficiais.

Por causa dos números extraordinários de Galhardo, há um clamor de muitos comentaristas esportivos para que ele seja convocado à Seleção Brasileira. E o jogador não esconde o sonho de, um dia, vestir a amarelinha. Para isso, é fundamental dar continuidade ao bom momento para convencer o técnico Tite a lhe conceder uma oportunidade.

“Eu sou muito realista. Hoje eu sou o artilheiro do país, artilheiro do Brasileiro, maior assistente, jogador com mais participações diretas em gol. São números que te deixam e te fazem sonhar. Acho que tenho demonstrado ter capacidade de estar lá, de ter uma oportunidade. Se for, de fato, os melhores do momento, acho que tenho sim a chance de poder estar lá. Vivi essa expectativa (na última convocação), estava voando, mas isso não me deixa triste ou magoado. Pelo contrário, vou continuar trabalhando e fazendo gols para que possa surgir uma dúvida na cabeça do Tite”, afirmou, em entrevista ao LANCE! publicada nessa terça-feira (10).

Se em 2020 Thiago Galhardo tem todos os holofotes voltados para si, há cinco anos a situação era diferente. No primeiro semestre de 2015, o armador fez bom Campeonato Carioca pelo Madureira, com cinco gols em 14 partidas, mas não conseguiu manter o nível no Brasileirão a serviço do Coritiba. Utilizado em 25 jogos (15 como titular), ele anotou apenas um gol na vitória sobre o Grêmio por 2 a 0, no Couto Pereira, em 16 de maio, pela segunda rodada.

Ao término do Brasileiro, Galhardo não continuou no Coxa. Foi aí que surgiu a possibilidade de ele defender o América. Seu empresário, Flávio Trivella, via com bons olhos a transferência para o clube mineiro, que acabara de ser promovido à elite nacional ao terminar a Série B na quarta posição, com 65 pontos, e estava em vias de perder seus dois grandes destaques: os atacantes Marcelo Toscano, com proposta do Jeju United da Coreia do Sul, e Richarlison, vendido por R$ 10 milhões ao Fluminense.

No dia 17 de dezembro de 2015, o Superesportes noticiou: “Armador do Coritiba é sugerido, e diretoria do América avalia possibilidade de contratação”. À época, o então superintendente geral do Coelho, Paulo Assis, afirmou que naquele momento “não existia nada”, mas considerava Galhardo com “grande potencial”. No fim das contas, o clube acertou com Osman, ex-Luverdense, enquanto Thiago seguiu para o Red Bull Brasil, pelo qual participou do Paulistão de 2016 e marcou três gols em 13 jogos.

Na sequência da carreira, Thiago Galhardo defendeu a Ponte Preta e o Albirex Niigata, do Japão. Em 2018, assinou com o Vasco, onde começou a ganhar notoriedade em nível nacional. Em 2019, deixou o Rio de Janeiro e foi jogar pelo Ceará, destacando-se no Campeonato Brasileiro ao marcar 12 gols em 34 partidas. Graças ao meia, o alvinegro se manteve na primeira divisão, em 16º lugar, com 39 pontos.

Em 2020, Galhardo desandou a fazer gols no Campeonato Brasileiro. Na Copa do Brasil, também balançou a rede na vitória do Inter sobre o Atlético-GO, por 2 a 1, no dia 3, na volta das oitavas de final. Ele tentará manter o alto nível diante de um América que não se mostrou tão empolgado em contratá-lo em 2015. As equipes medem forças pela ida das quartas às 21h30 desta quarta-feira, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O segundo confronto é daqui uma semana, também às 21h30, no Independência, em Belo Horizonte.

Compartilhe