2

América empata com o Grêmio fora de casa e segue no Z4 do Brasileiro

Coelho teve mais finalizações, mas os gaúchos foram mais perigosos

24/07/2021 18:54 / atualizado em 24/07/2021 21:25
compartilhe
América ficou no empate com o Grêmio em Porto Alegre e segue no Z4 do Brasileiro
foto: Estevão Germano/América

América ficou no empate com o Grêmio em Porto Alegre e segue no Z4 do Brasileiro

O América jogou bem, conseguiu pressionar o Grêmio na maior parte do confronto em Porto Alegre, neste sábado, mas acabou ficando no empate em 1 a 1 e segue na 18ª posição na tabela da Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar da boa atuação, o Coelho cedeu muitos espaços ao time gremista. O Tricolor Gaúcho aproveitou bobeada da zaga americana para abrir o placar com Guilherme Guedes, e Felipe Azevedo usou a ótima marcação alviverde na saída da defesa rival para igualar o marcador.

Com o resultado, o América segue no Z4, na 18ª colocação, com 10 pontos. Há quatro rodadas sem vencer - três derrotas e um empate -, o Coelho está uma posição à frente do Grêmio, na 19ª, com sete pontos. O Tricolor Gaúcho, no entanto, ainda tem dois jogos a menos em relação ao rival mineiro.

Na próxima rodada, o América tem mais um embate fora de casa. O Coelho vai até Goiânia enfrentar o Atlético-GO. O jogo está marcado para o próximo domingo, às 20h30, no estádio Antônio Accioly. Já o Grêmio vai encarar o Bragantino, uma dia antes, às 21h, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

'Jogo franco'

Grêmio e América entraram em campo com escalações espelhadas em esquema com três zagueiros. Quem esperava um jogo mais sobrecarregado no meio-campo pode ter se surpreendido com um duelo franco, mais vertical, de jogadas rápidas e buscando finalizações a todo instante.

Em contra-ataque logo aos seis minutos de jogo, Alisson acelerou a passada e encontrou Vanderson, que cruzou rasteiro para a área. A defesa americana falhou na tentativa de afastar e a bola chegou livre para Guilherme Guedes tocar no canto de Matheus Cavichioli. 1 a 0.

O Grêmio aproveitou o baque americano e já assustou na sequência, com bola na trave em cabeçada de Ruan, após cruzamento em escanteio. O América recuperou a postura incisiva, voltou a levar a marcação ao campo adversário e conseguiu criar chances com Chrigor, duas vezes, Fabrício e Juninho Valoura.

A postura americana já dava sinais de que era acertada. O Coelho conseguia manter o rival pressionado quando saía da defesa e foi assim que saiu o empate. Felipe Azevedo dividiu bola com Ruan, aos 30', a bola subiu e o atacante alviverde chegou cara a cara com Gabriel Chapecó para tocar para o gol. 1 a 1.

Mesmo pressionado, quando conseguia sair rápido no contra-ataque, o Grêmio ainda levava perigo ao gol do América. Nos minutos finais da primeira etapa, foram duas boas chances criadas. Aos 43', Alisson acertou o travessão e, aos 45', Cavichioli saltou para defender finalização de Ricardinho.


O América voltou melhor dos vestiários. O Coelho retomou a estratégia que funcionou no primeiro tempo e pressionou a saída de bola gremista. O Tricolor Gaúcho não encontrava espaços para encaixar os contra-ataques, e os mineiros criavam oportunidades próximo à área rival.

Apesar de ter mais ações ofensivas (16 finalizações contra 8 até os 20 minutos da segunda etapa), o América não conseguia encaixar um lance claro para balançar as redes. Por outro lado, o Grêmio buscava o contragolpe fatal e quase conseguiu em passe de Guilherme Guedes para Ricardinho, que completou mal, sozinho, na pequena área.

O jogo parecia estar da forma como o Grêmio queria. O Tricolor Gaúcho se segurava na defesa e criava boas oportunidades para retomar a frente no placar. Aos 32', Alisson passou pela defesa americana e bateu cruzado, rasteiro, exigindo ótima defesa de Matheus Cavichioli.

O fim de jogo foi mais tenso, com ambas as equipes buscando o gol para tentar a recuperação no Brasileiro, mas os ânimos acabaram se exaltando muito. Cartões amarelos para lá e para cá e o árbitro Alisson Sidnei Furtado encerrou a partida antes que Juninho Valoura pudesse cobrar uma falta no ataque.

Fotos de Grêmio x América, pela Série A


GRÊMIO 1 x 1 AMÉRICA

Grêmio
Gabriel Chapecó; Vanderson (Rafinha), Ruan, Rodrigues, Paulo Miranda e Guilherme Guedes (Diogo Barbosa); Fernando Henrique, Victor Bobsin (Darlan) e Alisson; Diego Souza (Ricardinho) e Douglas Costa (Jean Pierre)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

América
Matheus Cavichioli; Eduardo Bauermann, Ricardo Silva e Zé Vitor (Ramon); Diego Ferreira (Marcelo Toscano), Juninho, Juninho Valoura e Alan Ruschel (Geovani); Chrigor (Carlos Alberto), Felipe Azevedo (Ademir) e Fabrício Daniel
Técnico: Vagner Mancini

Gols: Guilherme Guedes, aos 6 minutos do 1ºT (Grêmio); Felipe Azevedo, aos 30 minutos do 1ºT (América)
Cartões amarelos: Zé Vitor, Alan Ruschel e Ramon (América); Fernando Henrique e Darlan (Grêmio)

Motivo: 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: sábado, 24 de julho de 2021, às 17h
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS

Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Assistentes: Fábio Pereira e Cipriano da Silva Souza (TO)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

Compartilhe