2

Gol no Cruzeiro, títulos, lesão, polêmica: trajetória de Zárate, do América

Jornalistas argentinos traçaram um perfil do atacante ao Superesportes

01/09/2021 09:50 / atualizado em 01/09/2021 15:13
compartilhe
Zárate marcou contra o Cruzeiro em 2018. Na foto, ele comemora ao lado de Egídio, que lamenta
foto: AFP / EITAN ABRAMOVICH

Zárate marcou contra o Cruzeiro em 2018. Na foto, ele comemora ao lado de Egídio, que lamenta



O atacante argentino Mauro Zárate talvez seja a contratação de maior impacto da história do América. O experiente jogador de 34 anos tem no currículo passagens por time de peso, como Boca Juniors, Vélez Sarsfield, Lazio, Internazionale, Fiorentina e West Ham, entre outros. No Coelho, ele pode dar mais qualidade ao ataque do time de Vagner Mancini, caso consiga se manter longe das lesões, avaliam jornalistas argentinos.

"Com hierarquia, sem dúvida, ele pode contribuir, visto que não vai defender uma das equipes mais importantes do Brasil. Ele pode fazer algo parecido com o que fez no Vélez. Quando voltou, em 2018, o time estava lutando contra o rebaixamento e conseguiu se salvar", disse o jornalista Jonathan Riniti.

Zárate no seu início com a camisa do Vélez, em um jogo contra o Boca
foto: AFP PHOTO / JUAN MABROMATA

Zárate no seu início com a camisa do Vélez, em um jogo contra o Boca



Zárate tem história no Vélez. Ele foi revelado no clube, com estreia no profissional aos 17 anos, em 2004. Dois anos depois, foi o artilheiro do Apertura (Campeonato Argentino), com 12 gols. O bom desempenho chamou a atenção do Al-Sadd SC, do Catar, que o comprou em 2007. 

O atacante ainda voltou ao Vélez em 2013 e, depois de sair mais uma vez, regressou em 2018. Nessa última passagem, ajudou o clube na briga contra o rebaixamento, situação parecida com a vivida atualmente pelo América, que ocupa a 17ª posição do Campeonato Brasileiro, com 18 pontos.

De ídolo, Zárate virou traidor para os torcedores do Vélez. Ele já havia feito um acordo verbal para continuar no clube, que estava fazendo um esforço para comprá-lo junto ao Watford, mas mudou de ideia e decidiu acertar com o Boca Juniors. Houve grande comoção na torcida do Vélez, que queimou camisas e riscou o atacante da lista de ídolos do clube.

Torcida do Vélez riscou o atacante da lista de ídolos
foto: Reprodução

Torcida do Vélez riscou o atacante da lista de ídolos



Lesões


O atacante acertou com o Boca em julho de 2018. Ainda no início, no dia 19 de setembro, marcou um gol na vitória sobre o Cruzeiro, por 2 a 0, na Bombonera, pelas quartas de final da Copa Libertadores. De acordo com o Transfermarkt, ele participou de 82 jogos com a camisa azul e ouro, com 20 gols e 14 assistências. 

"Um grande jogador, mas que não foi capaz de mostrar o seu jogo devido às muitas lesões que teve no Boca", disse o repórter Diego Romano. Entre 2019 e 2021, Zárate sofreu três contusões: uma na panturrilha da perna direita, uma coxa da mesma perna e outra no quadril.

"Ele nunca foi capaz de estabelecer um ponto de apoio com nenhum treinador. Ele começou como titular e depois perdeu o lugar. As lesões o atrapalharam", disse Riniti.

Características


Atacante jogou em cinco países diferentes. No detalhe, ele com a camisa da Fiorentina
foto: AFP / TIZIANA FABI

Atacante jogou em cinco países diferentes. No detalhe, ele com a camisa da Fiorentina


Zárate tem muitos títulos na carreira. Com o Vélez, venceu o Torneio Clausura (Campeonato Argentino) de 2005 e a Supercopa Argentina de 2013. Na Lazio, conquistou a Copa Itália (2008-09) e a Supercopa da Itália (2009). No Boca, levantou a Supercopa Argentina (2018), a Superliga Argentina (2019-20) e a Copa da Liga (2020).

"Experiência, técnica, arremate, cobranças de falta. Esses são os grandes atributos dele", disse o jornalista Ramiro Davis. "O futebol brasileiro é bastante intenso, mais do que aqui na Argentina. Acho que ele terá que se adaptar, tocar mais a bola", acrescentou.

Zárate é conhecido na Argentina por ser um jogador individualista. "Em momentos decisivos, opta pelo drible pessoal em vez do passe para o centroavante", disse Romano. O atacante pode jogar tanto centralizado, quanto caindo pelos lados. Tem chute forte de média e longa distâncias com o pé direito. Por ter apenas 1m75, não é forte na bola aérea. 

Compartilhe