2

UFMG: América tem menos chances de rebaixamento do que gigantes da Série A

Instituição leva diversos fatores em consideração para fazer projeções no futebol

13/09/2021 15:45
compartilhe
América luta pela concretização de seu maior sonho: a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro
foto: Mourão Panda/América

América luta pela concretização de seu maior sonho: a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro


Há muitos anos, matemáticos utilizam diversas variáveis para fazer contas e projetar cenários no mundo do futebol. Por vezes, estes cálculos nos revelam resultados surpreendentes. A projeção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é um exemplo: após o término da 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o América, 17° colocado, tem menos chances de rebaixamento à Série B do que gigantes do país: Santos (13°) e Grêmio (18°).
 
 

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Coelho tem 30,2% de possibilidades de queda à Segunda Divisão. Neste momento, no entanto, o Peixe tem 31%. Por sua vez, o Tricolor gaúcho, que tem 19 pontos, luta contra os 40,5% de chances de ser rebaixado.

A UFMG leva diversos fatores em conta nos seus cálculos. Entre eles: jogos a disputar em casa, jogos a disputar contra clubes da parte de cima da tabela, desempenho nas rodadas anteriores e o momento das equipes no geral. 

O Santos vive má fase e vem de sete jogos sem vitórias - cinco deles no Brasileirão. A sequência negativa ocasionou a queda do técnico Fernando Diniz do comando. Por sua vez, o América está em plena ascensão e emendou duas vitórias consecutivas na Série A - contra Ceará e Athletico Paranaense.

Gilcione Costa, um dos membros do Departamento, explica algumas dessas  variáveis: "O Santos não vence há seis jogos. Nos últimos dez jogos, fez oito pontos. E o América fez 12 pontos em nove jogos. São vários fatores. O desempenho atual do Santos é de queda, e o do Coelho, que tem um jogo a menos, é de ligeira subida. Ou seja, há possibilidade do América ultrapassar o Santos", avalia.
 
 

Contas pela permanência


Ainda de acordo com as contas da UFMG, uma equipe que atingir 45 pontos terá apenas 3,3% de chance de queda para a Série B. O Coelho, que venceu o Athletico no sábado (11), chegou aos 21 e se vê a 24 pontos do 'número mágico' pela permanência.

Neste sentido, assim ficam as contas atualizadas do América: nos 19 jogos restantes (57 pontos por disputar), a equipe precisa somar 24. Somar oito vitórias - ou combinações como sete vitórias e três empates, seis vitórias e seis empates, assim por diante - pode decretar a realização do sonho alviverde: seguir na elite nacional.

Chances de rebaixamento à Série B segundo a UFMG


  1. Chapecoense (20ª): 96,8%
  2. Sport (19°): 64,6%
  3. Grêmio (18°): 40,5%
  4. Bahia (15°): 33,9%
  5. Santos (13°): 31%
  6. América  (17°): 30,2%
  7. Juventude (14°): 26,1%
  8. São Paulo (16°): 18,7%
  9. Ceará  (11°): 14,5%
  10. Athletico-PR (10°): 14,3%

Compartilhe