2

Na expectativa por Liberta, América tem melhor posição em ranking da CBF

Conmebol faz o sorteio da fase preliminar nesta segunda-feira (20), enquanto Coelho curte bom momento no futebol nacional

19/12/2021 15:41 / atualizado em 19/12/2021 16:08
compartilhe
Torcida vibrou com a classificação do América para Libertadores 2022
foto: Mourão Panda / América

Torcida vibrou com a classificação do América para Libertadores 2022

O América vice a expectativa de disputar sua primeira Copa Libertadores. O sorteio da segunda fase, da qual o Coelho participa, acontece nesta segunda-feira (20). Até lá o torcedor segue curtindo o bom momento. Neste contexto está o fato de o clube ter alcançado sua melhor posição na história do Ranking Nacional de Clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 



O Coelho está em 15º lugar à frente de gigantes como Botafogo e Vasco, 18º e 19º, respectivamente. A edição 2022, divulgada na quinta-feira (16) passada, tem o Flamengo como líder, e o Palmeiras, atual bicampeão da Copa Libertadores, em segundo. O Atlético, detentor da taça do Brasileiro 2021, fecha o top 3. 

"Essa foi uma grande notícia para o América. Gostaria que a imprensa especializada e a nossa torcida dessem uma olhada com carinho no ranking que foi publicado. O América está demonstrando, através desse ranking, a que veio. O trabalho que vem sendo feito, o crescimento e o posicionamento do Clube a nível nacional é muito significativo. Estamos entre os 15 melhores clubes do Brasil em desempenho. Isso é muito pesado. Claro que é algo que só aumenta a nossa responsabilidade, mas vamos comemorar este ano pois foi um ano muito bom para nós", disse Marcus Salum, coordenador geral de futebol clube-empresa do Coelho. 

Sorteio da Libertadores 

O time mineiro vive também a expectativa do sorteio da fase preliminar da Copa Libertadores que acontece nesta segunda-feira (20), a partir das 12h. O Coelho, que está no pote 2, já conhece seus possíveis adversários: Atlético Nacional-COL, Estudiantes-ARG, Guaraní-PAR, The Strongest-BOL, Universitario-PER, Universidad Católica-EQU e Monagas-VEN.

A primeira fase, por sua vez, tem Barcelona de Guayaquil (Equador), Olimpia (Paraguai), Universidad César Vallejo (Peru), Montevideo City Torque (Uruguai), Deportivo Lara (Venezuela) e Bolívar (Bolívia).

Os três melhores avançam à segunda etapa, que conta com América e Fluminense (Brasil), Estudiantes (Argentina), Audax Italiano (Chile), Everton (Chile), Universidad Católica (Equador), Guaraní (Paraguai), Universitario (Peru), Plaza Colonia (Uruguai), Monagas (Venezuela), The Strongest (Bolívia), Atlético Nacional e o outro representante colombiano. 
 
Os oito melhores dessa etapa se enfrentam em novos confrontos mata-mata, sendo que quatro avançam para a fase de grupos e quem for eliminado vai para a Copa Sul-Americana.

Os jogos da primeira fase estão previamente marcados para os dias 9 e 16 de fevereiro. A segunda fase será disputada nos dias 23/2 e 2/3, enquanto a terceira está agendada para os dias 9 e 16 de março. As datas podem ser alteradas pela entidade a qualquer momento.

Fases de grupos e eliminatórias

A fase de grupos terá início em 6 de abril, com término em 25 de maio. O sorteio que definirá as oitavas de final e o chaveamento está marcado para a primeira semana de junho.
 
As fases eliminatórias da Libertadores serão disputadas a partir de 29 de junho e a grande decisão está marcada para 29 de outubro (a confirmar), no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador.


Compartilhe