2

Éder projeta América 'convincente' na Libertadores: 'Confiamos no trabalho'

Em entrevista exclusiva ao Superesportes, zagueiro do Coelho comenta expectativa para partida contra o Guaraní e a preparação da equipe para o duelo

17/02/2022 12:12 / atualizado em 17/02/2022 12:32
compartilhe
Éder assinou contrato até o fim de 2024 com o América após boa passagem pelo Atlético-GO
foto: Mourão Panda/América

Éder assinou contrato até o fim de 2024 com o América após boa passagem pelo Atlético-GO

O zagueiro Éder vem se tornando peça importante no esquema do América. Recém-contratado pelo clube, o defensor de 26 anos vive a expectativa de disputar a primeira Copa Libertadores da carreira. 

Em entrevista exclusiva ao Superesportes, Éder detalhou a preparação do clube e comentou o que o torcedor pode esperar do Coelho na estreia, contra o Guaraní, do Paraguai, pela segunda fase preliminar da competição.

A partida de ida será na próxima quarta-feira (23), às 19h15, no Independência.



"Estamos tratando a Libertadores de uma forma especial, mas principalmente jogo a jogo. Temos o Mineiro antes. Claro que pensamos muito na Libertadores, sabemos da importância para o clube, mas vamos jogo a jogo. O trabalho tem sido diário e nos jogos, para quando chegar à partida contra o Guaraní estarmos preparados, independentemente de como a equipe adversária esteja jogando", disse.


"Esperamos passar do Guaraní de uma forma boa, jogando bem, convencendo. Sabemos disso porque temos condição, confiamos no trabalho que é passado, no grupo e nos jogadores. Por isso, estamos com uma expectativa muito boa de ir avançando de fase na competição", projeta.

Como o jogador, o América irá 'debutar' na Libertadores. Ainda que admita a ansiedade – positiva em sua visão –, Éder não acredita que a pressão possa atrapalhar o grupo.

"A expectativa é a melhor possível, tanto individualmente quanto coletivamente. Sabemos o quanto é importante a Libertadores para o clube e para as nossas carreiras. Apesar de ser minha primeira, estou ansioso para jogar, mas não é uma ansiedade que vá me atrapalhar, tirar o foco. É uma ansiedade que me dá ainda mais vontade de jogar e deixar minha contribuição dentro de campo. É assim de forma geral dentro do grupo", afirma. 

Adaptação e relação com Marquinhos


Após não renovar contrato com o Atlético-GO, Éder assinou vínculo com o América até o fim de 2024. Ele chega com status de titular pelas boas temporadas no Dragão.

O zagueiro disputou quatro das sete partidas do Coelho, todas como titular. Na visão do defensor, a adaptação à equipe e ao estilo de jogo de Marquinhos está sendo positiva. 



"A avaliação que eu faço é boa para o início de temporada. Estou chegando a um clube novo, com novas formas de jogar. Acho que consegui me adaptar tranquilamente aos novos companheiros. Fizemos bons jogos. Em alguns, o desempenho não foi tão legal, mas já deu para sentir que será uma temporada boa, justamente por estar me sentindo bem tão rapidamente. Minha esperança é que possamos fazer mais uma temporada boa, tanto individualmente quanto coletivamente", avalia. 

Sobre o estilo de jogo do novo treinador e as orientações recebidas, Éder destaca a inteligência tática de Marquinhos. Para o atleta, o estilo de jogo deve render resultados positivos durante a temporada. 

"As orientações que o Marquinhos passa, geralmente, são orientações que já ouvimos em outros clubes. Ele só implementa o jeito que ele quer que a equipe jogue, como os jogadores se posicionem em campo, mas nada fora do normal. É um estilo de jogo que pode nos render muitos bons frutos, que me agrada. (...) O Marquinhos tem uma boa leitura de jogo, uma inteligência tática muito bacana. A esperança e a expectativa é que dê tudo certo e que a equipe se entrose o melhor possível para que o desempenho esteja sempre em alto nível", explica. 

Como outros titulares, Éder deve ser poupado na próxima partida do América no Campeonato Mineiro. O Coelho visita a URT no sábado (19), às 16h30, no estádio Zona Maciel, em Patos de Minas, pela oitava rodada da competição. 

Compartilhe