2

Rival do América na Libertadores, Barcelona tem novo técnico e está invicto

Time de Guayaquil, no Equador, enfrenta o América na próxima terça-feira, no Independência, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa Libertadores

03/03/2022 14:10 / atualizado em 04/03/2022 13:51
compartilhe
Barcelona derrotou o Universitario nas duas partidas da segunda fase
foto: RODRIGO BUENDIA / AFP

Barcelona derrotou o Universitario nas duas partidas da segunda fase


Adversário do América na terceira fase da Copa Libertadores, o Barcelona de Guayaquil está invicto nesta temporada. Em 2022, venceu quatro partidas, empatou duas e tem 77,7% de aproveitamento. Em segundo lugar no Campeonato Equatoriano, a equipe precisou passar por uma mudança forçada de treinador na semana passada, já que perdeu Fabián Bustos para o Santos.

Guaraní x América: fotos da partida em Assunção pela Libertadores



O Barcelona iniciou a trajetória nesta edição da Libertadores na primeira fase, depois de se classificar com a segunda melhor pontuação do Equador em 2021. Avançou nos pênaltis, após empates por 0 a 0 e 1 a 1 com o Torque, do Uruguai. 

Na segunda fase, diante do Universitario, do Peru, venceu por 2 a 0 em casa e assegurou a classificação com novo triunfo, desta vez por 1 a 0, atuando como visitante. 

Também teve bons resultados nas duas partidas do Campeonato Equatoriano'2022. Venceu o Delfín por 1 a 0, fora de casa, e bateu o Técnico Universitario pelo mesmo placar, novamente fora de seus domínios. Com os resultados, soma seis pontos e está na segunda colocação da competição nacional.  

A boa fase vem desde a temporada passada, quando chegou à semifinal da Libertadores – a equipe foi eliminada pelo Flamengo, após duas derrotas por 2 a 0. Foi a sétima vez em sua história que o Barcelona, vice-campeão em 1990 e 1998, terminou a Libertadores entre os quatro primeiros. 

Apesar dos bons resultados em campo, o time passou por uma adversidade na semana passada. No comando havia dois anos, o argentino Fabián Bustos deixou o clube para assinar com o Santos.

A diretoria do time de Guayaquil agiu rápido no mercado e contratou o também argentino Jorge Célico para o cargo. O treinador estava sem trabalhar desde a saída do Sub-20 do Equador, em 2020.

Jorge Célio assumiu a vaga deixada por Fabián Bustos
foto: Divulgação/Barcelona

Jorge Célio assumiu a vaga deixada por Fabián Bustos



Adversários em momentos diferentes


Diferentemente do Barcelona, o Guaraní ainda não havia vencido na temporada quando enfrentou o América pelo jogo de ida da segunda fase da Libertadores.

A primeira vitória foi justamente sobre a equipe americana, no Independência, em Belo Horizonte, por 1 a 0.

No jogo de volta, disputado nessa quarta-feira (2) no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, o time mineiro bateu o paraguaio por 3 a 2 e avançou nos pênaltis.

O técnico Marquinhos Santos projetou confrontos bem diferentes com o Barcelona. Segundo o comandante do América, a expectativa é que o clube equatoriano 'proponha' mais o jogo. 



"Jogo difícil, com característica diferente do que foi o último jogo. É um time experiente e que tem tanta camisa quanto o Guaraní, mas com jogadores mais decisivos. É uma equipe que deve propor mais o jogo, sair mais para o jogo, diferentemente do que o Guaraní ofereceu e fez como modelo de jogo", projetou Marquinhos, em entrevista no aeroporto de Assunção, antes do embarque rumo a Belo Horizonte. 

O treinador também destacou o fortalecimento mental dos atletas após a classificação histórica e disse que espera 'realizar mais sonhos' dos torcedores do América.

"Já estávamos estudando o possível confronto, e é um jogo difícil. Duas partidas de dificuldade, mas que o grupo está preparado. Acho que o time sai fortalecido mentalmente desse confronto com o Guaraní. Esperamos oferecer ao torcedor do América mais essa realização de sonho. Muito trabalho, empenho e dedicação para colocar o clube na fase de grupos da Libertadores", afirmou.

O jogo de ida entre América e Barcelona será no Independência, na próxima terça-feira, 8 de março. A partida de volta, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, será no dia 15, também terça-feira. O estádio, inclusive, será o palco da final desta edição da Libertadores. 

Compartilhe