2

Marquinhos Santos pede desculpas e admite que foi difícil mobilizar América

Treinador lamenta eliminação e considera que foco total na Libertadores influenciou no Estadual

13/03/2022 00:02 / atualizado em 13/03/2022 00:10
compartilhe
Marquinhos Santos pediu desculpas pela eliminação do América e admitiu foco na Libertadores
foto: Reprodução/TV Coelho

Marquinhos Santos pediu desculpas pela eliminação do América e admitiu foco na Libertadores


O técnico Marquinhos Santos deixou evidente a frustração com a eliminação do América no Campeonato Mineiro, depois da derrota para o Uberlândia no Parque do Sabiá, e pediu desculpas ao torcedor na coletiva pós-jogo. Ao mesmo tempo, ele admitiu que mobilizar o grupo, em meio a uma disputa valiosa como a Copa Libertadores, para os compromissos pelo Estadual foi uma tarefa difícil. 

Marquinhos Santos disse que, apesar da amolação de todos no grupo pela eliminação precoce no Mineiro, é preciso avaliar o contexto na participação do América na fase de classificação. Com prioridade total nos confrontos pela Libertadores, já que o clube disputa a competição pela primeira vez, ele decidiu promover rodízio no grupo e preservar jogadores importantes para o torneio continental. O comandante começou a coletiva com pedido de desculpa aos torcedores. 

"Gostaria de me desculpar com o torcedor americano, pois tentamos buscar essa classificação, sabendo das dificuldades que teríamos. Mas temos que avaliar o contexto da competição, pois jogamos só três partidas com a equipe titular, efetivamente, contra Atlético, Cruzeiro e Athletic. Em alguns jogos eu coloquei dois ou três para que pudessem pegar ritmo. Mas demos oportunidades a jogadores do sub-20, que amadureceram durante a competição. Alguns precisavam ter uma sequência para a gente analisar criteriosamente", frisou o técnico. 

"No Estadual nós demos oportunidades, praticamente mantivemos o mesmo time desde o primeiro jogo. Rodamos a equipe e colocamos o time principal, efetivamente, em três partidas para nos preparar para a Libertadores. Claro que é triste, gostaríamos de estar na disputa da fase semifinal, mas, dentro de um planejamento, com orçamento mais curto, demos ritmo a atletas que vinham de contusões, como Henrique e Ramírez, que ficaram parados por um bom tempo e que precisavam de sequência no Estadual, para que pudéssemos avaliar. E o Matheusinho, que chegou de um futebol pouco competitivo, em Israel, e achamos que deveríamos colocá-lo nesses jogos pelo Estadual, para que readaptasse ao futebol brasileiro", exemplificou. 

Fotos do jogo entre Uberlândia e América



MOBILIZAÇÃO 


Marquinhos Santos disse que foi difícil preparar o time mentalmente para os jogos do Estadual, inclusive no caso dos mais jovens, já que as atenções estavam voltadas para a Libertadores. Segundo ele, até pelo fato de representar a oportunidade de disputar a fase de grupos do torneio mais importante do continente, algo inédito na história do América. 

"Estava difícil mobilizar o grupo para o Estadual, uma vez que você entra pela primeira vez em uma competição internacional. Mesmo para aqueles que estão na disputa do Estadual e que miram uma oportunidade na Libertadores. Ficamos chateados, tristes, mas precisamos ter equilíbrio. É ruim, muito complicado não fazer parte dessa fase semifinal, mas é mérito dessas equipes que tiveram competência para chegar", declarou o treinador. 

AVALIAÇÃO PARA O FUTURO


Marquinhos Santos revelou que haverá conversas com a diretoria, depois do duelo contra o Barcelona, na próxima terça-feira, em Guayaquil, jogo da volta pela Libertadores, quando o Coelho definirá o futuro. Se não conseguir vaga na fase de grupos, o time alviverde estará garantido na Copa Sul-Americana. Para o comandante, será o momento propício para uma avaliação do grupo para a sequência. 

"Depois do jogo pela Libertadores, vamos sentar e rever o planejamento, as condições para tomarmos decisões cabíveis. Mas será tudo com equilíbrio e calma, sem cabeça quente por causa de derrota na casa do adversário. Temos que ter equilíbrio, olhar os pontos positivos e ver onde erramos, para darmos sequência ao planejamento iniciado no fim da temporada passada", comentou. 

Compartilhe