2

Com 2 a menos, América joga mal e perde para o Avaí em estreia na Série A

Com Marlon expulso ainda no primeiro tempo, América teve atuação abaixo da crítica e perdeu para o Avaí na 1ª rodada do Campeonato Brasileiro

10/04/2022 20:57 / atualizado em 10/04/2022 21:07
compartilhe
Com um a menos, América joga mal e perde para o Avaí em estreia na Série A
foto: Divulgação/Avaí

Com um a menos, América joga mal e perde para o Avaí em estreia na Série A


Com um jogador a menos desde o fim do primeiro tempo, o América jogou mal e foi derrotado pelo Avaí por 1 a 0 no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, neste domingo (10). Em Santa Catarina, o Coelho viu Raniele, com chute forte de fora da área, marcar o gol que decretou a estreia com derrota na Série A do Campeonato Brasileiro. Ainda houve tempo para outra expulsão nos acréscimos.
 
 

O América apresentou mais uma atuação muito abaixo da crítica. Pouco inspirado desde quando tinha 11 jogadores em campo, o Coelho não criou grandes chances de gol, cometeu erros defensivos e ainda teve Marlon e Matheusinho expulsos. A derrota coloca ainda mais pressão sobre o trabalho do técnico Marquinhos Santos.

Em busca de recuperação na Copa Libertadores após derrota na estreia, o América volta a campo na quarta-feira (13), às 21h, para o clássico contra o rival Atlético no Mineirão, em Belo Horizonte. Sem vencer o Galo há seis anos, o Coelho precisa quebrar um longo tabu para alimentar as esperanças de classificação às oitavas de final do torneio continental.
 

Fotos de Avaí 1x0 América pelo Campeonato Brasileiro

 

Erros técnicos em um primeiro tempo 'morno'


Avaí e América protagonizaram um início de jogo equilibrado na Ressacada. As duas equipes alternavam no controle da posse de bola e tinham dificuldades, no momento ofensivo, de encontrar espaços nas defesas adversárias. A grande quantidade de erros técnicos também prejudicava muito a qualidade da partida.

Sem a bola, o Coelho não marcava tão alto como de costume e incomodava mais a saída de bola do Leão da Ilha quando os mandantes faziam passes do meio-campo para trás. Com o decorrer do tempo, a equipe mineira passou a se sentir mais confortável com o domínio da bola, mas enfrentava muitos problemas para criar chances de gol.

Sem emoções, o primeiro tempo terminou sem que o América criasse uma única ocasião perigosa diante do Avaí. Muitos erros técnicos e pouca movimentação dos homens de frente foram os principais fatores para explicar um desempenho tão ruim do time de Marquinhos Santos na etapa inicial. Aos 44 minutos, o Coelho ainda viu Marlon ser expulso por falta em chance clara de gol do Leão da Ilha, na entrada da área.

 

 


Gol sofrido e pouca criatividade


Para o segundo tempo, Marquinhos promoveu a entrada do lateral-esquerdo João Paulo na vaga do ponta-esquerdo Pedrinho. Zé Ricardo também entrou na vaga de Lucas Kal. Logo aos 3 minutos, o América se aproveitou de um vacilo da defesa do Avaí e criou sua primeira grande chance. No entanto, Patric, de cabeça, desperdiçou.

Naturalmente, com um jogador a mais, o Leão da Ilha se lançou ao ataque. Logo aos 6 minutos, a iniciativa surtiu efeito: após bela jogada pelo lado direito, Raniele aproveitou sobra para estufar as redes de Jailson: 1 a 0 para o Avaí.

O jogo ficou aberto. O América tentava responder aos ataques dos mandantes saindo em velocidade, mas seguia cometendo muitos erros. Aos 25 minutos, Felipe Azevedo entrou na vaga de Paulinho Boia.

Já na reta final do confronto, Matheusinho e Carlos Alberto entraram nas vagas de Alê e Everaldo. Em busca do empate, o Coelho passava a maior parte do tempo com a bola, mas não tinha repertório suficiente para chegar à área adversária e ameaçar a meta defendida por Douglas.
 
Nos minutos finais, o América se lançou ao ataque. Ainda houve tempo para que Matheusinho fosse expulso com duas entradas duríssimas nos acréscimos. Completamente improdutivo, o time mineiro saiu derrotado em sua estreia na Série A do Campeonato Brasileiro. 

AVAÍ 0x1 AMÉRICA


Avaí
 
Douglas; Kevin, Bressan, Arthur Chaves e Cortez; Raniele (Jean Cléber), Bruno Silva e Vinícius Leite (Eduardo Biasi); Muriqui (Guilherme Bissoli), Copete (Dentinho) e Morato.
Técnico: Eduardo Barroca
 
América
 
Jailson; Patric, Iago Maidana, Germán Conti e Marlon; Lucas Kal (Zé Ricardo), Juninho e Alê (Matheusinho); Everaldo (Carlos Alberto), Pedrinho (João Paulo) e Paulinho Boia (Felipe Azevedo).
Técnico: Marquinhos Santos
 
Motivo: 1ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: domingo, 10 de abril de 2022
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis
 
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
 
Gol: Raniele (Avaí), aos 7min do 2°T
Cartões amarelos: Bissoli (Avaí); Pedrinho, Iago Maidana, Matheusinho (América)
Cartões vermelhos: Marlon e Matheusinho (América)

Compartilhe