2

Após erro, América solicitará VAR à Conmebol em toda Copa Libertadores

Alencar da Silveira, presidente do Coelho, afirmou que o departamento jurídico do clube já está protocolando a solicitação à entidade

14/04/2022 06:00 / atualizado em 14/04/2022 15:40
compartilhe
Gol marcado por Ademir, do Atlético, contra o América estava impedido
foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press

Gol marcado por Ademir, do Atlético, contra o América estava impedido

Após erro de arbitragem no clássico com o Atlético, que terminou empatado por 1 a 1, nessa quarta-feira (13), no Mineirão, em Belo Horizonte, o América solicitará à Conmebol o uso do árbitro de vídeo (VAR) em todas as fases da Copa Libertadores. O texto escrito por Henrique Saliba, do departamento jurídico, será encaminhado por Alencar da Silveira, presidente do clube, à entidade sul-americana ainda nesta semana.
 
Em contato com o Superesportes, Alencar afirmou que o Coelho já se movimenta para preparar a notificação que será enviada à Conmebol nos próximos dias. Ele revelou que o América entrará em contato com todos os clubes participantes da competição para se juntarem neste pedido.
 
“O América está entrando em contato com todos os clubes que disputam a Libertadores e também com a Conmebol para solicitar o VAR em todas as etapas da competição. Todos sabem que quem paga o custo operacional são os clubes. Nós temos que fazer este movimento com urgência para que nas próximas vezes não tenha esse problema”, declarou.
 

O problema citado pelo mandatário se refere ao gol de empate do Atlético no clássico, aos 40 minutos do segundo tempo. Em posição de impedimento, Ademir, ex-América, recebeu belo lançamento de Mariano, dominou bem a bola, deslocou o goleiro Jailson e finalizou para o fundo da rede: 1 a 1.
 
No entanto, o bandeira Ezequiel Brailovsky (ARG) não percebeu a irregularidade no lance e correu para o meio de campo, indicando a legalidade da jogada. O árbitro Patricio Loustau (ARG) seguiu a marcação do assistente e confirmou o gol.
 

Atlético 1 x 1 América: fotos do clássico no Mineirão pela Libertadores

 
Logo em seguida, alguns jogadores do Coelho cercaram o juiz para cobrar o impedimento, mas o lance não foi anulado. Isso porque a Libertadores não conta com a presença do VAR nas partidas válidas pelas fases preliminares e de grupos. O árbitro de vídeo só é usado a partir das oitavas de final.  
 
“Ontem, nós tivemos um problema de um gol que o jogador estava impedido e deixamos de fazer três pontos por isso. Levamos só um ponto para casa, já que a partida foi no campo do Atlético”, pontuou Alencar.
 
“Nós temos que lembrar uma coisa, ontem foi o América, mas amanhã pode ser o Flamengo, o Palmeiras, o Atlético e tantos outros. Isso pode tirar um trabalho de um ano, voltado para a competição, pode tirar a classificação de vários clubes. Então, para que isso não aconteça, o América vai encabeçar uma solicitação à Conmebol, o (Henrique) Saliba, nosso advogado, já está fazendo, pedindo o VAR em todas as fases da Libertadores. Nós não queremos erro de arbitragem a favor de nenhum time”, completou.

Explicação da Conmebol


Em entrevista recente à ESPN da Argentina, o ex-goleiro Nery Pumpido, atual diretor de desenvolvimento da Conmebol, explicou que o uso do VAR na fase de grupos da Copa Libertadores é inviabilizado por uma questão logística, e não de falta de recursos financeiros. Venezuela, Bolívia e Peru não têm estrutura e certificação para uso do VAR. Por consequência, árbitros dessas três confederações não têm certificados para utilizar essa tecnologia.

Pelo grande volume de jogos nesses países, tanto pela fase de grupos da Copa Libertadores como pela Copa Sul-Americana, torna-se inviável tecnicamente ter o VAR nesta instância das competições continentais.

Dessa forma, seria inviável implantar o sistema em apenas sete países que têm a certificação. Em fases futuras, com jogos pontuais em eventuais localidades sem essa estrutura, a Conmebol tomará providências para ter o VAR.
 

Mudança de postura

 
Alencar também comentou sobre a mudança de postura do América na Libertadores. Segundo ele, o clube americano fez um ótimo jogo contra o ‘melhor time do Brasil’, mas foi prejudicado com a irregularidade não assinalada no lance capital da partida.  
 
“Foi um jogo muito disputado contra o melhor time do Brasil, a gente sabe disso. Mas acima de tudo, foi um jogo que teve um América determinado, que sabia o que queria. Desde o vestiário, nós falamos: ‘Nós sabemos o que a gente quer e vamos buscar o resultado’. E o resultado aconteceu, só não foi melhor por causa do erro da arbitragem, do erro do bandeira. Então, para isso não acontecer no futuro, nós estamos notificando a Conmebol e mostrando esse erro”, reiterou.
 
Com o empate, o América somou seu primeiro ponto e está na lanterna do Grupo D da Libertadores. O Atlético, por sua vez, chegou a quatro pontos em dois jogos e ocupa a vice-liderança. Independente del Vallle-EQU (1º, com quatro pontos) e Deportes Tolima-COL (3º, com um) completam a chave.

Compartilhe