2

América defende invencibilidade de mais de cinco anos contra o Santos

Última derrota do time alviverde para a equipe da Vila foi em dezembro de 2016, pelo Campeonato Brasileiro

22/04/2022 16:46 / atualizado em 22/04/2022 17:00
compartilhe
América e Santos se enfrentando no Campeonato Brasileiro de 2021
foto: Mourão Panda / América

América e Santos se enfrentando no Campeonato Brasileiro de 2021


Neste domingo (24), às 16h, o América defende uma invencibilidade que perdura há mais de cinco anos. A equipe alviverde enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, e busca manter o tabu de não ser derrotado pelo Peixe desde 2016.

Nos últimos cinco anos, o América saiu vitorioso em todas as quatro vezes que os times se enfrentaram. A última derrota do Coelho para os santistas ocorreu em dezembro de 2016, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gol de Ricardo Oliveira, os paulistas venceram o duelo na Vila Belmiro por 1 a 0.
 
 

Invencibilidade


Apenas em julho de 2018 iniciou a sequência de vitórias do América sobre o Santos. Em partida válida pela 16ª rodada do Brasileirão, os alviverdes venceram o Peixe por 1 a 0, no litoral paulista. O duelo ficou marcado na memória dos torcedores de ambos os times pelo fato de o Coelho, comandado por Adilson Batista, ter finalizado apenas duas vezes ao gol e ter tido 26% de posse de bola durante todo o jogo. De pênalti, o atacante Ruy deu a vitória aos mineiros.

No mesmo ano, o América venceu o Santos por 2 a 1, no Independência, em Belo Horizonte, pela 35ª rodada da Série A. Os gols da partida foram marcados por Rafael Moura e Matheusinho, para os donos da casa, e Gabriel Barbosa, para o time da Vila. Apesar da vitória, os alviverdes foram rebaixados para a segunda divisão nacional naquela temporada.

Sem se enfrentarem em 2019 e 2020, os clubes rivalizaram seus últimos confrontos em 2021, pelo Campeonato Brasileiro. Pela 9ª rodada, o América, que lutava para se distanciar da zona do rebaixamento, venceu o Santos por 2 a 0, no Independência. Os gols do jogo foram marcados por João Paulo e Carlos Alberto.

Já pela 28ª rodada, o Peixe foi derrotado na Vila Belmiro também por 2 a 0. Marcaram na partida Ademir e Alê. O jogo foi o de estreia do técnico Marquinhos Santos no comando do América.
 
 

Situação atual


Diferentemente do Santos, que vai para a partida deste domingo sem nenhuma ausência, o América terá alguns desfalques para o duelo: o lateral-esquerdo Marlon, com estiramento no ligamento do joelho direito, e o atacante Wellington Paulista, com lesão muscular na panturrilha direita. Já os zagueiros Lucas Kal e Maidana se recuperam de torção no tornozelo e são dúvidas.

Psicologicamente, o América tem motivos de sobra para entrar confiante na vitória. Desde o retorno do técnico Vagner Mancini, os alviverdes somam três jogos, dois triunfos, um empate (77,8% de aproveitamento), oito gols marcados e apenas dois sofridos.

Já o Peixe passa por momentos de instabilidade, mesmo com a mudança na comissão técnica, de Fábio Carille para Fabián Bustos. Na atual temporada, o Santos soma 19 jogos, sete vitórias, seis empates e seis empates (47,4% de aproveitamento).
 
 

Compartilhe