2

Aloísio pode ser o 'novo Zárate' no América? Mancini responde

Argentino teve, no ano passado, grande desempenho sob o comando do técnico do Coelho, que agora quer encaixar o 'Boi Bandido' no seu esquema

24/05/2022 14:00 / atualizado em 24/05/2022 14:06
compartilhe
Zárate e Aloísio foram as grandes contratações do América em 2021 e 2022, respectivamente
foto: Mourão Panda/América

Zárate e Aloísio foram as grandes contratações do América em 2021 e 2022, respectivamente


Mauro Zárate e Aloísio 'Boi Bandido' chegaram ao América em épocas diferentes, mas com status parecido e também podem, segundo o técnico Vagner Mancini, ser utilizados de forma semelhante na equipe.



Após o empate em 1 a 1 com o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, o comandante do Coelho foi questionado se Aloísio poderia exercer a função de ponta de lança, quase um segundo atacante, assim como ele fez com Zárate em 2021.

Para o treinador, o Boi Bandido tem características diferentes do argentino, mas oferece essa possibilidade. Ele também poderá ser utilizado como centroavante ou um jogador pelas beiradas. 

"Embora eles sejam diferentes em termos de características, o Zárate e o Aloísio, eu pretendo usá-lo assim. Ele é um atleta que já fez essa função, que seria aquele meia-atacante, o antigo ponta de lança. Ele já atuou do lado esquerdo e do direito, então tem facilidade nas quatro situações ali na frente", explicou Mancini.

O técnico ainda ressaltou a marcação pressão que o camisa 50 realiza no América. Segundo Mancini, isso contagia o restante da equipe. 

"Ele (Aloísio) é um atleta dotado de capacidade muito grande de combater, de brigar pela bola. Isso, até certo ponto, contagia todo mundo. Nós temos um time assim. Acho que o forte do time do América é exatamente isso", afirmou.

Comparação entre Zárate e Aloísio


Zárate chegou ao América com 34 anos, um a mais do que Aloísio. O argentino foi essencial na melhor campanha do clube na história do Brasileiro, em que o Coelho terminou na oitava colocação e garantiu vaga na Copa Libertadores.

Ex-Boca Juniors, o atacante jogou sob o comando de Mancini e Marquinhos Santos. Com o primeiro e atual técnico do time, o desempenho foi melhor.

Atuando quase como um meia, saindo da ponta esquerda para dentro, Zárate dividiu o protagonismo da equipe com Ademir. 

Ele fez ótimas partidas, criando várias oportunidades de gols. Ao todo, foram duas assistências e um gol em 16 jogos com a camisa americana. 

Aloísio, por sua vez, não apresenta, inicialmente, características tão parecidas com as do argentino. O Boi Bandido é mais vertical com a bola e entra mais na área.

O Luo Guofo, como é conhecido o jogador na China, chegou ao Coelho como esperança de gols, mas pode oferecer mais do que isso. Ele vem atuando de forma similar à Zárate, ao lado do centroavante Henrique Almeida. 

O argentino, no entanto, nem sempre contava com um típico camisa 9 ao seu lado. Ele chegou a atuar como falso nove em diversas ocasiões, papel que também pode ser desempenhado por Aloísio.

Zárate está sem clube desde que deixou o Juventude, enquanto Aloísio irá completar seu sexto jogo pelo América nesta quarta-feira (25), às 21h, quando enfrentará o Independiente del Valle no Estádio Banco Guayaquil, na Região Metropolitana de Quito-EQU, pela Copa Libertadores. 

Os números dos atacantes no América


Zárate:


Jogos: 16
Gols: 1
Assistências: 2
Chutes por jogo: 1.9
Passes-chave por jogo: 1.7
Dribles por jogo: 1.8 (67% certos)

Aloísio:


Jogos: 5
Gols: 1
Assistências: 0
Chutes por jogo: 1
Passes-chave por jogo: 0.5
Dribles por jogo: 0.3 (33%)

*Fonte: aplicativo SofaScore (contém apenas Brasileiro e Libertadores)

Compartilhe