2

América encara Del Valle na Libertadores em busca de vaga na Sul-Americana

Eliminado na competição, Coelho precisa vencer o time equatoriano por pelo menos dois gols de diferença para conquistar vaga na Sul-Americana

25/05/2022 04:00 / atualizado em 25/05/2022 08:47
compartilhe
América enfrenta o Del Valle na última rodada da fase de grupos da Libertadores
foto: Mourão Panda/América

América enfrenta o Del Valle na última rodada da fase de grupos da Libertadores


Mesmo eliminado na Copa Libertadores, o América tem uma missão importante contra o Independiente del Valle: conquistar vaga na Sul-Americana. Para isso, o Coelho terá que vencer seu adversário direto por pelo menos dois gols de diferença nesta quarta-feira (25), às 21h, no Estádio Banco Guayaquil, na Região Metropolitana de Quito, no Equador. 


 
Na última rodada do Grupo D, o cenário não é favorável para o Coelho. Para terminar em terceiro lugar, o time mineiro precisa vencer os equatorianos por pelo menos dois gols de diferença.

Com isso, chegaria aos mesmos cinco pontos do adversário, também com uma vitória, mas um gol a mais de saldo: -2 a -3. Neste momento, o América tem dois pontos e -4 de saldo na última colocação, enquanto o Del Valle tem cinco pontos e -1 de saldo. 
 
Além do aspecto esportivo de continuar em uma competição continental, classificação para a Sul-Americana vale cerca de R$ 2,4 milhões aos cofres do clube, que já arrecadou aproximadamente R$ 21 milhões pela campanha na Libertadores. 
 

Desfalques do Coelho

 
O técnico Vagner Mancini tem oito desfalques certos para o confronto. O volante Juninho e o meia Matheusinho seguem no departamento médico. Ambos sofreram lesões musculares, sendo o primeiro na coxa direita e o segundo na coxa esquerda.
 
No ataque, Wellington Paulista e Everaldo se recuperam de lesões musculares na coxa esquerda; Paulinho Boia, por sua vez, teve um estiramento na mesma região. 
 
As baixas mais recentes são Índio Ramírez, Conti e Pedrinho. O meia colombiano sofreu uma lesão no joelho direito, enquanto o zagueiro e o atacante estão fora com dores musculares. Os três foram desfalques no empate em 1 a 1 com o Botafogo.
 
Por outro lado, Mancini terá o retorno do zagueiro Iago Maidana, que cumpriu suspensão no último jogo da equipe no Campeonato Brasileiro. Alê se recuperou de lesão recentemente e pode ganhar vaga no meio-campo, no lugar de Gustavinho ou Henrique Almeida. 
 

Histórico e motivação

 
Para conquistar a vaga na Sul-Americana, o América terá que fazer o que nenhum time faz há 10 meses. A última vez que o Del Valle perdeu por dois gols de diferença jogando em casa foi em julho de 2021, quando foi derrotado por 2 a 0 pelo RB Bragantino, nas oitavas de final da Sul-Americana. 
 
Além disso, o rival do Coelho tem outra motivação. Caso vença a partida e o Atlético derrote o Tolima, o Del Valle termina a fase de grupos em segundo lugar e avança para as oitavas de final da Libertadores. 
 
No aspecto físico, o time mineiro vai encarar uma altitude de 2.850 metros e o cansaço de mais uma longa viagem.  
 
Por outro lado, a equipe comandada pelo técnico português Renato Paiva vem de resultado negativo no Campeonato Equatoriano. No domingo, pela 14ª rodada, foi derrotada por 1 a 0 pelo Mushuc Runa, no Estádio Banco Guayaquil. 
 
Vale ressaltar que o zagueiro Sevogia, o lateral-direito William Vargas, o lateral-esquerdo Cháves e o volante Pellerano foram poupados. Com o revés, o Del Valle caiu da segunda para a terceira colocação, com 26 pontos. São oito vitórias, dois empates e quatro derrotas na competição.
 
 

Independiente del Valle x América

 
Independiente del Valle
Ramírez; Ordoñez, Schunke e Segovia; Vargas, Pellerano, Arce e Chávez; Sornoza, Gaibor e Bauman
Técnico: Renato Paiva
 
América
Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder e Marlon; Lucas Kal, Rodriguinho e Gustavinho (Alê); Felipe Azevedo, Aloísio e Henrique Almeida
Técnico: Vagner Mancini
 
Motivo: sexta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores
Local: Estádio Banco Guayaquil, na Região Metropolitana de Quito, no Equador
Data e horário: 25 de maio de 2022, às 21h
 
Árbitro: Leodán González (Uruguai)
Assistentes: Nicolás Taran e Martín Soppi (Uruguai)
Transmissão: Star + (streaming da ESPN) e ESPN2

Compartilhe