2

América tentará quebrar tabu de mais de duas décadas contra o Flamengo

Coelho e Rubro-Negro Carioca se enfrentarão neste sábado (25), às 19h, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã

24/06/2022 06:00 / atualizado em 23/06/2022 18:26
compartilhe
Atacante Vitinho (esq), do Flamengo, e lateral-esquerdo Marlon (dir), do América, durante duelo pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2021
foto: Mourão Panda / América

Atacante Vitinho (esq), do Flamengo, e lateral-esquerdo Marlon (dir), do América, durante duelo pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2021



Historicamente, o América carrega longos tabus diante o Flamengo, adversário no confronto deste sábado (15), às 19h, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Caso conquiste um resultado positivo no Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, o Coelho retornará a vencer o Rubro-Negro Carioca após mais de duas décadas.

A última vitória do América no duelo foi em outubro de 2000, pela 1ª fase da Copa João Havelange. Com dois gols de Zé Afonso, a equipe alviverde venceu o confronto por 2 a 1 no Maracanã. Dejan Petkovic marcou para o Flamengo.

O retrospecto de jogos entre as equipes marca grande soberania dos cariocas. Nas 16 partidas que disputaram, o América venceu apenas duas. Outras cinco terminaram em empate, e nove com vitória do Flamengo.

O outro triunfo alviverde foi conquistado em 1972, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Coelho venceu a partida no Mineirão, em Belo Horizonte, por 2 a 0. Os gols foram marcados por Tião e Ely Mendes.
 
 

Retrospecto recente


Na última temporada, América e Flamengo se enfrentaram em duas oportunidades, ambas pela Série A do Campeonato Brasileiro. No primeiro duelo, válido pela 3ª rodada e disputado no Maracanã, o Rubro-Negro venceu por 2 a 0. Balançaram as redes os atacantes Bruno Henrique e Rodrigo Muniz.

Já no segundo turno, pela 22ª rodada, os times empataram por 1 a 1, no Independência, em Belo Horizonte. A partida foi marcada por superioridade do América, que finalizou mais que o Flamengo: 15 x 9. No fim, Michael abriu o placar para os rubro-negros, mas Alê empatou, já nos acréscimos.
 
 

Situação atual


América e Flamengo vivem situações opostas diante disponibilidade de jogadores para o confronto deste sábado. O Coelho deverá contar com cinco 'reforços', enquanto o rubro-negro poupará seus atletas.

Na equipe alviverde, Jailson, que foi preservado na última rodada, contra o Fortaleza, devido a um desconforto muscular na perna esquerda, deverá retornar. Já o meio-campista Alê cumpriu suspensão e poderá estar novamente entre os relacionados.
 
Além deles, o técnico Vagner Mancini espera contar com o goleiro Matheus Cavichioli, o meia Matheusinho e o atacante Paulinho Boia. Os três estão em fase final de recuperação e também devem ser novidades para o jogo.

Já o Flamengo deverá poupar seus atletas devido ao desgaste muscular gerado pela sequência de dois duelos contra o Atlético fora de casa, no Mineirão. Isso porque o Rubro-Negro Carioca tem importante confronto pelas oitavas de final da Copa Libertadores, contra o Tolima, na próxima quarta-feira (29), às 21h30.

Em contrapartida à disponibilidade de atletas, na tabela da Série A do Campeonato Brasileiro, América e Flamengo vivem situações semelhantes. Empatados com 15 pontos em 13 rodadas, o rubro-negro está na 14ª posição, enquanto o Coelho figura a 16ª colocação.
 
 
 

Compartilhe