2

América visita o Botafogo para confirmar classificação na Copa do Brasil

Após vencer o jogo de ida por 3 a 0, Coelho encara a equipe carioca nesta quinta-feira, às 21h, no Estádio Nilton Santos, pelas oitavas de final da competição

14/07/2022 04:00 / atualizado em 14/07/2022 12:48
compartilhe
Técnico Vagner Mancini tem dois desfalques de peso no América
foto: Mourão Panda/América

Técnico Vagner Mancini tem dois desfalques de peso no América


Após vencer o jogo de ida por 3 a 0, o América visita o Botafogo nesta quinta-feira (14), às 21h, para confirmar a classificação às quartas de final da Copa do Brasil. As equipes se enfrentam no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, na volta das oitavas de final da competição. 



Na primeira partida, disputada no Independência, o Coelho foi superior ao time carioca e venceu com gols de Wellington Paulista, Danilo Avelar e Alê. Apesar da boa vantagem, o atacante Felipe Azevedo ressalta a experiência dos jogadores e faz um alerta para o grupo. 

Camisas com manga longa do América e de outros sete clubes



"Não é a primeira vez que passo por esse tipo de situação, e outros jogadores também. Sabemos muito bem como lidar com isso. Temos um treinador muito experiente, um cara que já está conversando conosco sobre isso", disse. 

"No futebol temos muitos exemplos em que o time que entra em campo achando que está com a situação resolvida acaba se complicando. Vamos tentar fazer um jogo em casa, tentando fazer um gol para ficar em uma situação melhor, e não se atentar somente ao primeiro ao resultado", complementou, em entrevista coletiva nessa quarta-feira. 

Mesmo com atenção para não deixar a vantagem atrapalhar o desempenho, o América tem outro número a favor. Para ser eliminado da competição, o Coelho precisará igualar a pior derrota que teve na temporada, quando perdeu por 3 a 0 para o Flamengo, pela Série A. Caso isso ocorra, a disputa irá para os pênaltis.

Após enfrentar o Botafogo na Copa do Brasil, o América venceu o Goiás por 1 a 0 e perdeu para o Internacional pelo mesmo placar. Ambas as partidas foram válidas pelo Campeonato Brasileiro. 

Além do aspecto esportivo, um avanço às quartas de final pode gerar mais R$ 3,9 milhões aos cofres do clube mineiro. Por ter entrado na terceira fase, o Coelho já arrecadou R$ 4,9 milhões em premiações na Copa do Brasil.

Retornos e desfalques importantes


O técnico Vagner Mancini tem dois desfalques de peso para a partida desta quinta-feira. Os atacantes Everaldo, com tendinite na posterior da coxa esquerda, e Wellington Paulista, que lesionou o músculo semimembranoso da coxa direita, seguem se recuperando. 

O zagueiro Éder e o atacante Henrique Almeida retornam à equipe após cumprirem suspensão contra o Internacional, pelo Brasileiro. O primeiro é presença garantida entre os titulares, enquanto o segundo concorre a uma vaga no ataque.
 
O meia Alê é dúvida para o confronto. Ele sentiu uma fisgada no adutor da coxa esquerda e foi substituído ainda na primeira etapa na derrota para o Inter. Caso não tenha condições, Índio Ramírez deverá ser o titular. 

Momento do Botafogo


Assim como o América, o Botafogo teve resultados opostos após o revés na Copa do Brasil. Pelo Brasileiro, venceu o Red Bull Bragantino fora de casa, por 1 a 0, e foi superado pelo Cuiabá por 2 a 0, também fora de seus domínios. Nessa derrota, a equipe atuou com um a menos desde os 28 minutos do segundo tempo.

Para avançar, o time carioca precisará realizar um feito histórico: reverter o placar de 3 a 0 na Copa do Brasil, algo que nunca fez em sua história. O técnico português Luís Castro reconhece as dificuldades, mas acredita em uma virada.

"Vamos continuar com muito trabalho. Vamos buscar sucesso no jogo. É difícil, porque eles têm uma vantagem de 3 a 0. Saímos daqui frágeis e esperamos ficar fortes nos próximos dias de trabalho. Acredito que podemos conseguir. No final, vamos comentar o que aconteceu", afirmou o treinador.

Desfalques do rival


O Botafogo tem uma série de desfalques para encarar o América. O zagueiro Víctor Cuesta e o volante Oyama não podem entrar em campo porque já defenderam Internacional e Mirassol na competição, respectivamente. 

No departamento médico, estão os laterais Carlinhos e Rafael, os meio-campistas Barreto, Breno e Kayque, e os atacantes Diego Gonçalves, Lucas Piazon e Victor Sá. 

O Coelho encontrará um Botafogo diferente em relação ao jogo de ida. Dos prováveis titulares, apenas seis iniciaram o primeiro duelo: Gatito Fernández, Joel Carli, Kanu, Hugo, Patrick de Paula e Vinícius Lopes.
 
Para a partida, o time conta com os retornos do lateral-direito Saravia e do atacante Vinicius Lopes, que estavam suspensos na derrota para o Cuiabá. Os atacantes Gustavo Sauer (se recuperando de lesão) e Matheus Nascimento (poupado no último jogo) também devem ser opções.
 
A grande dúvida na escalação do Botafogo é o esquema tático. A equipe pode sair do 3-5-2 e atuar no 4-3-3. Nesse caso, Matheus Nascimento iniciará a partida. 

BOTAFOGO X AMÉRICA

 
Botafogo
Gatito Fernández; Saravia, Kanu, Carli e Hugo; Patrick de Paula, Del Piage e Lucas Fernandes; Vinicius Lopes, Erison e Matheus Nascimento (Philipe Sampaio)
Técnico: Luís Castro
 
América
Matheus Cavichioli; Patric, Iago Maidana (Luan Patrick), Éder e Marlon (Danilo Avelar); Lucas Kal, Juninho e Alê (Índio Ramírez); Felipe Azevedo, Pedrinho e Aloísio (Henrique Almeida)
Técnico: Vagner Mancini
 
Motivo: jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil
Estádio: Nilton Santos, Rio de Janeiro-RJ
Data e horário: quinta-feira, 14 de julho, às 21h
 
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA/SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA/SC) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (RJ)
 
Transmissão: SporTV e Premiere

Compartilhe