2

América perde pênalti e é derrotado pelo São Paulo na Copa do Brasil

Iago Maidana falha em gol, desperdiça pênalti e é vilão do Coelho no Morumbi, no jogo de ida das quartas de final da competição

28/07/2022 21:59 / atualizado em 29/07/2022 00:32
compartilhe
Em jogo 'morno', América foi superado pelo São Paulo
foto: Estevão Germano / América

Em jogo 'morno', América foi superado pelo São Paulo


Com direito a pênalti desperdiçado, o América foi superado por 1 a 0 pelo São Paulo nesta quinta-feira (28), no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O autor do gol no Morumbi foi Luciano, aos 34 minutos do primeiro tempo.



O atacante aproveitou belo cruzamento de Igor Vinícius e cabeceou sem chances para Matheus Cavichioli. No lance, Iago Maidana - que depois perderia o pênalti - falhou na marcação. Em partida 'morna', o Coelho teve poucas oportunidades de empatar o duelo. 

São Paulo x América: fotos do jogo no Morumbi pelas quartas da Copa do Brasil



O jogo de volta entre as equipes será disputado no dia 18 de agosto, quinta-feira, às 21h, no Independência, em Belo Horizonte. O próximo compromisso do Coelho será neste domingo, às 18h, também no Horto, contra o Avaí, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

Já o São Paulo visita o Athletico-PR no domingo, às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba. A partida também será válida pela 20ª rodada da Série A. 

O jogo


A partida começou equilibrada, com as equipes estudando os movimentos do adversário. Como habitual, o América tentava oferecer perigo em ataques de transição, mas o jogo se iniciou truncado, com muitas disputas no meio-campo. 

Com poucos espaços, o São Paulo teve dificuldades na saída de bola e explorou muito a bola longa para Calleri, para tentar ganhar a segunda bola. O time mineiro, por sua vez, utilizou a velocidade de Everaldo na ponta direita e perdeu boas oportunidades com Felipe Azevedo e Matheusinho.

O São Paulo abriu o placar aos 34'. Igor Gomes tocou para Igor Vinícius na ponta direita. O lateral/ala cruzou na grande área, Luciano aproveitou a falha de marcação de Iago Maidana e cabeceou sem chances para Cavichioli: 1 a 0.

Aos 45', o zagueiro americano teve chance de empatar a partida. Após cruzamento de Patric no segundo pau, ele ficou livre para cabecear, mas não conseguiu acertar o gol. 

Em resumo, o primeiro tempo foi de poucas oportunidades e finalizações. Consistente na defesa, o América sofreu com falha individual no setor. Já no ataque, a equipe explorou bem o lado direito, mas foi pouco efetiva.

O Coelho voltou melhor no início do segundo tempo. Com maior posse de bola, a equipe empurrou a linha de defesa do Tricolor para trás e tentou mais finalizações de fora da área. No entanto, o 'último toque' seguiu como problema.

Depois de 10 minutos de pressão, o São Paulo igualou a partida e voltou a levar perigo com chute de longe de Wellington, exigindo boa defesa de Cavichioli.

Aos 22', em bola rebatida pela defesa do América, a bola sobrou para Henrique Almeida, que tirou de Thiago Couto e foi derrubado na grande área. O árbitro Wilton Pereira Sampaio não teve dúvidas em marcar o pênalti. Iago Maidana cobrou rasteiro, fraco, e o goleiro defendeu.

Na sequência, a partida voltou aos moldes do início. Com muitas bolas rebatidas e passes errados, as ações se equilibaram. Nos minutos finais o São Paulo chegou a pressionar o Coelho e quase marcou duas vezes, em finalizações de Calleri e Galoppo. 

SÃO PAULO 1 X 0 AMÉRICA

 
São Paulo
Thiago Couto; Diego Costa, Miranda e Léo; Igor Vinicius, Gabriel Neves (Thalles, aos 17' do 2ºT), Igor Gomes Nikão, aos 17' do 2ºT), Rodrigo Nestor (Pablo Maia, aos 17' do 2ºT) e Welington; Luciano (Giuliano Galoppo, aos 32' do 2ºT) e Calleri
Técnico: Rogério Ceni
 
América
Matheus Cavichioli; Patric (Raúl Cáceres, aos 35' do 2ºT), Germán Conti (Lucas Kal, aos 28' do 2ºT), Iago Maidana e Marlon (Danilo Avelar, aos 35' do 2ºT); Éder, Juninho e Matheusinho; Everaldo (Índio Ramírez, aos 28' do 2ºT), Felipe Azevedo (Pedrinho, aos 17' do 2ºT) e Henrique Almeida
Técnico: Vagner Mancini

Gol: Luciano, aos 34' do 1ºT (SP)
Cartões amarelos: Igor Gomes, Gabriel Neves, Thiago Couto, Galoppo e Talles (SP); Henrique Almeida (AME)

Motivo: jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil
Estádio: Morumbi, em São Paulo
Data e horário: quinta-feira, 28 de julho, às 20h
 
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) e Bruno Boschilia (FIFA/PR)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)

Público: 51.297 torcedores
Renda: R$ 3.283.369,00

Compartilhe