2

Atlético oficializa contratação de Tomás Andrade, que elogia torcida e Cidade do Galo

Meia de 21 anos assinou contrato de empréstimo até dezembro de 2018

24/01/2018 22:02 / atualizado em 25/01/2018 09:08
compartilhe
Meia Tomás Andrade, de 21 anos, assinou contrato de empréstimo até dezembro de 2018
foto: Reprodução/Twitter Atlético

Meia Tomás Andrade, de 21 anos, assinou contrato de empréstimo até dezembro de 2018

O Atlético oficializou na noite desta quarta-feira a contratação do meia-atacante argentino Tomás Andrade, de 21 anos, cedido por empréstimo pelo River Plate. O vínculo vai até dezembro de 2018, com direitos fixados. De acordo com a imprensa argentina, o valor estipulado é de 3,75 milhões de euros (R$ 14,9 milhões). A direção do Galo não informou o montante.


Desde então, Tomás Andrade realizou exames médicos em Belo Horizonte e assinou contrato. “Muito feliz de estar aqui e venho com muitos objetivos e espero poder cumpri-los”, declarou o reforço à TV Galo.

Também ao canal oficial do clube, o argentino revelou que conversou com Lucas Pratto, atualmente no River Plate, sobre o Atlético, sua estrutura e sua torcida. “Falei com ele um pouquinho. Me disse que esse clube é muito grande. Ele foi muito feliz aqui. Que eu aproveite, dê o melhor de mim e seguramente espero me sair bem”.

A estrutura oferecida pelo Atlético na Cidade do Galo, em Vespasiano, impressionou o meia. “Incrível, nunca havia estado num lugar como esse. O melhor centro de treinamento em que já estive”.

Nos próximos dias, quando iniciar os treinamentos sob o comando de Oswaldo de Oliveira, Tomás Andrade já espera ter uma previsão de quando estará apto a estrear. Certo é que ele já recebeu muitas informações de alguns companheiros sobre a torcida. “Sim, me disseram que é uma das mais fortes do Brasil, assim estou feliz de estar aqui e espero poder jogar logo. Saudações para todos e espero dar o melhor de mim para todos conseguirmos coisas juntos”.



Histórico profissional

Natural de Temperley, província de Buenos Aires, Tomás Andrade iniciou a vida futebolística na base do Lanús. Permaneceu no clube ‘Granate’ entre 2004 e 2012. Já com destaque, o jovem meia, nascido em 16 de novembro de 1996, foi para o River Plate.

Em 2013, ganhou projeção internacional. Foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes de Madrid sub-17 e comandou a campanha do título do River Plate. Na decisão, o time argentino derrotou o Atlético de Madrid.

Aos 19 anos, Tomás Andrade firmou o primeiro contrato internacional da carreira. No dia 15 de agosto de 2015, o Bournemouth anunciou a aquisição, por empréstimo, do jovem jogador.

Na Inglaterra, o meia foi recebido com status de ‘estrela em potencial’ - termo utilizado pelo Daily Mail, um dos mais tradicionais jornais do país. O Everton também havia disputado a contratação do jovem. “Tomás é um jovem jogador muito talentoso. Ele pode jogar entre as linhas, é canhoto e tem um perfil muito, muito interessante”, disse o então técnico do Everton, Roberto Martinez.

A expectativa sobre o meia, entretanto, não foi cumprida. Tomás atuou apenas em dois jogos na base do Bournemouth. O clube inglês optou por não pagar 3,5 milhões de libras (R$ 15,8 milhões na cotação atual) para contratar definitivamente o atleta. Ficou na Europa por seis meses.

A volta ao país onde que nasceu significou a ascensão de Tomás ao grupo profissional do River Plate. Fez a primeira partida pelo time de cima no dia 30 de abril de 2016, contra o Vélez.

Desde então, alternou entre a titularidade e o banco de reservas. Fez parte dos elencos campeões da Recopa Sul-Americana (2016) e de duas Copas da Argentina (2016 e 2017). Perdeu espaço nos últimos tempos por conta das atuações irregulares e já não fazia parte dos planos do técnico Marcelo Gallardo.

Em 29 partidas com a camisa do River Plate, o meia não marcou gols. Tomás, inclusive, protagonizou um lance que repercutiu negativamente nos noticiários esportivos do mundo todo. 

Compartilhe