Atlético
None

ATLÉTICO

Mundial de Clubes, Inglaterra, 'estrela em potencial' e gol perdido debaixo da trave: conheça Tomás Andrade, novo meia do Galo

Argentino do River chega por empréstimo de uma temporada ao clube mineiro

postado em 24/01/2018 06:00 / atualizado em 24/01/2018 11:12

Marcos Vieira/EM/D.A Press

Aos 21 anos, Tomás Andrade já vivenciou diferentes experiências no mundo do futebol. Apesar de jovem, o meia tem no currículo passagens por Argentina, Inglaterra e Espanha. No Brasil, tenta reencontrar o futebol que fez com que ganhasse destaque nas categorias de base. Mas, afinal, quais são as ‘credenciais’ do novo reforço do Atlético?

Início promissor

Natural de Temperley, província de Buenos Aires, Tomás Andrade iniciou a vida futebolística na base do Lanús. Permaneceu no clube ‘Granate’ entre 2004 e 2012. Já com destaque, o jovem meia, nascido em 16 de novembro de 1996, foi para o River Plate.

Em 2013, ganhou projeção internacional. Foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes de Madrid sub-17 e comandou a campanha do título do River Plate. Na decisão, o time argentino derrotou o Atlético de Madrid.

Interesse europeu

E foi justamente o Atleti um dos times a se interessar pelo futebol do meia, que já defendia a Seleção Argentina na base. O clube da capital, entretanto, não foi o único espanhol a se atentar para Tomás. O Barcelona também entrou em contato com o jogador.

“Me chamaram”, disse o jogador em entrevista à imprensa local. As conversas, no entanto, não avançaram. Com isso, o meia seguiu no River Plate.

Em 2006, Tomás Andrade chegou a passar por períodos de testes justamente nesses dois clubes. Optou, entretanto, por voltar para a Argentina em função de problemas de adaptação e saudade de casa.

Comparações

EITAN ABRAMOVICH

As boas atuações, o biotipo parecido e as passadas curtas logo despertaram uma comparação entre Tomás e Andrés D'Alessandro. Ídolo do River Plate e do Internacional, o experiente meia chegou, inclusive, a indicar o compatriota ao clube gaúcho. O Colorado, entretanto, optou pela não contratação.

Questionado sobre as comparações, Tomás Andrade preferiu rechaçar qualquer similaridade com D’Ale. “Já faz tempo que disseram isso, hoje estou mais maduro e passou esse tempo de comparação”, disse, na chegada a Belo Horizonte, na última segunda-feira.

Experiência no futebol inglês

Aos 19 anos, Tomás Andrade firmou o primeiro contrato internacional da carreira. No dia 15 de agosto de 2015, o Bournemouth anunciou a aquisição, por empréstimo, do jovem jogador.

Na Inglaterra, o meia foi recebido com status de ‘estrela em potencial’ - termo utilizado pelo Daily Mail, um dos mais tradicionais jornais do país. O Everton também havia disputado a contratação do jovem. “Tomás é um jovem jogador muito talentoso. Ele pode jogar entre as linhas, é canhoto e tem um perfil muito, muito interessante”, disse o então técnico do Everton, Roberto Martinez.

A expectativa sobre o meia, entretanto, não foi cumprida. Tomás atuou apenas em dois jogos na base do Bournemouth. O clube inglês optou por não pagar 3,5 milhões de libras (R$ 15,8 milhões na cotação atual) para contratar definitivamente o atleta. Ficou na Europa por seis meses.

Retorno à Argentina e oportunidades

A volta ao país onde que nasceu significou a ascensão de Tomás ao grupo profissional do River Plate. Fez a primeira partida pelo time de cima no dia 30 de abril de 2016, contra o Vélez.

Desde então, alternou entre a titularidade e o banco de reservas. Fez parte dos elencos campeões da Recopa Sul-Americana (2016) e de duas Copas da Argentina (2016 e 2017). Perdeu espaço nos últimos tempos por conta das atuações irregulares e já não fazia parte dos planos do técnico Marcelo Gallardo.

Em 29 partidas com a camisa do River Plate, o meia não marcou gols. Tomás, inclusive, protagonizou um lance que repercutiu negativamente nos noticiários esportivos do mundo todo. 

No dia 26 de março de 2017, o jovem ganhou oportunidade de atuar contra o Belgrano. Aos 49’ do segundo tempo, Tomás recebeu livre de marcação na pequena área. O meia, entretanto, finalizou fraco, e a bola foi defendida pelo goleiro (veja no vídeo abaixo). Mesmo assim, o River venceu por 2 a 1.


Chegada ao Atlético

Justamente por conta da falta de oportunidades na Argentina é que Tomás Andrade passou a ser oferecido para clubes do futebol brasileiro. Internacional, América e Chapecoense, no entanto, não avançaram nas tratativas.

Com isso, o Atlético teve caminho livre para negociar com o estafe do jogador e, posteriormente, com o River Plate. Tomás chegou a Belo Horizonte na noite dessa segunda-feira (veja na galeria abaixo). No dia seguinte, passou por exames médicos. Depois de assinar contrato, conhecerá os novos companheiros e se juntará ao elenco comandado por Oswaldo de Oliveira.

O vínculo com o Atlético vale por uma temporada. O clube alvinegro tem, ao final desse prazo, opção de compra. De acordo com a imprensa argentina, o valor fixado para esse tipo de transação é de 3,75 milhões de euros (R$ 14,9 milhões).


Características

Tomás Andrade pouco jogou no time profissional do River Plate. Durante a carreira, o meia atuou nas três posições da segunda linha de meias do 4-2-3-1 - sistema tático preferido por Oswaldo de Oliveira desde a chegada ao Atlético.

O argentino chega a Belo Horizonte com a expectativa de conseguir ser a ‘sombra’ de Cazares. O camisa 10 inicia a temporada como titular. Comissão técnica e diretoria alvinegras, no entanto, detectaram a necessidade de o elenco contar com outro armador durante o ano. Afinal, o equatoriano ainda não conseguiu atingir a regularidade de atuações desde que chegou ao Atlético, em 2016. Valdívia é outra opção para o setor.

Taticamente, Tomás é mais utilizado pelo lado esquerdo do campo. Nesse setor, disputaria posição com o titular Otero e o primeiro reserva Erik. Outros jogadores do elenco também podem atuar na posição. São os casos de Hyuri, Róger Guedes, Marco Túlio, Luan e o lesionado Clayton - que, assim como os dois citados anteriormente, jogam pelos dois lados.

Tecnicamente, o meia é um jogador de passadas curtas, velocidade e bom drible em pequenos espaços do campo. Entretanto, é criticado por segurar demais a bola em certos momentos. Veja no vídeo abaixo alguns dos bons lances de Tomás.



Ficha técnica

Nome: Tomás Gustavo Andrade
Data de nascimento: 16 de novembro de 1996 (21 anos)
Naturalidade: Temperley, Buenos Aires, Argentina
Pé preferencial: Esquerdo
Altura: 1,75 m
Posição: Meia-atacante
Clubes na base: Lanús (2004-2012), River Plate (2012-2015) e Bournemouth (2015-2016)
Clubes no profissional: River Plate (2016-2017) e Atlético (2018)
Títulos no profissional: Recopa Sul-Americana (2016) e Copa da Argentina (2016 e 2017)

Tags: tomas andrade river plate atleticomg interiormg futnacional seriea galo mercadobola futinternacional