2

Por título, Atlético busca pontuação recorde em casa nos pontos corridos

Se vencer as três partidas no Mineirão que restam no Campeonato Brasileiro, time alvinegro superará a campanha do vice-campeonato de 2012

30/01/2021 06:00
compartilhe
No Mineirão, Atlético de Sampaoli só perdeu um jogo nesta Série A
foto: Pedro Souza/Atlético

No Mineirão, Atlético de Sampaoli só perdeu um jogo nesta Série A

No plano de metas estabelecido pela comissão técnica comandada pelo técnico Jorge Sampaoli, não há mais espaço para derrotas até o fim do Campeonato Brasileiro. Internamente e nas entrevistas, os jogadores corroboram o discurso do treinador: o Atlético precisa vencer as seis rodadas que faltam para tirar a diferença de cinco pontos em relação ao líder Internacional, superar também Flamengo e São Paulo e, aí sim, sonhar com o título.

Nessa caminhada, o principal trunfo alvinegro são as três partidas em casa, contra Fortaleza, Bahia e Palmeiras. Afinal, a equipe tem se mostrado quase imbatível quando atua no Mineirão pela Série A. Em 16 jogos, foram 39 pontos ganhos (12 vitórias, três empates e apenas uma derrota), que correspondem a um aproveitamento de 81,25%, percentual máximo entre todos os participantes da competição.

Se vencer os três jogos no Mineirão, o Atlético chegará a 48 pontos como mandante e registrará o melhor aproveitamento do clube em casa nos pontos corridos com 20 clubes (formato adotado em 2006). O recorde atual é do time vice-campeão em 2012, que somou 47 pontos em seus domínios. Em seguida, aparecem as campanhas de 2013 (44) e 2016 (42).

Jogos do Atlético no Mineirão até o fim do Brasileiro:


  • Atlético x Fortaleza - domingo, 31 de janeiro, às 17h, pela 33ª rodada
  • Atlético x Bahia - fim de semana dos dias 13 e 14 de fevereiro, sem horário marcado, pela 36ª rodada
  • Atlético x Palmeiras - quarta-feira, 24 de fevereiro, sem horário marcado, pela 38ª rodada

Ponto fraco


Por outro lado, o ‘calcanhar de Aquiles’ alvinegro na campanha em busca da taça é o desempenho fora de casa. Longe de Belo Horizonte, o time também disputou 16 partidas, mas somou apenas 18 dos 48 pontos possíveis. Foram cinco vitórias, três empates e oito derrotas - aproveitamento de 37,5%, o décimo entre todos os participantes do Brasileirão.

“Acho que, por ser a nossa casa, a gente já está mais acostumado, consegue se impor ainda mais. O que a gente mais conversa é que a gente tem que tentar fazer esses jogos de alto nível, que a gente faz dentro de casa, fora de casa também, principalmente nessa reta final”, pontuou o lateral-direito Guga.
“Está sendo muito importante ter esses números dentro de casa. Se a gente não perde ponto dentro de casa, as chances de brigar pelo título são grandes. Foi isso o que a gente conseguiu fazer. Que a gente possa manter esse alto rendimento dentro de casa e tentar também ter essa regularidade fora, para que a gente possa conquistar pontos nessa reta final”, completou.

Fora de casa, o Atlético ainda vai enfrentar o Goiás, na Serrinha, o Fluminense, no Maracanã, e o Sport, na Ilha do Retiro. Antes, porém, volta as atenções para o compromisso diante do Fortaleza, no Mineirão. As equipes se enfrentam neste domingo, a partir das 17h, pela 33ª rodada.

Maiores pontuações do Atlético em casa nos pontos corridos


2012 - 47
2013 - 44
2016 - 42
2014 e 2015 - 41
2018 - 40

Compartilhe