2

Atlético encerra espera e anuncia Antonio 'Turco' Mohamed para vaga de Cuca

Após mais de duas semanas de negociações frustradas com outros treinadores, Galo acerta com técnico argentino, de 51 anos

13/01/2022 15:36 / atualizado em 13/01/2022 15:45
compartilhe
foto: AFP PHOTO
O Atlético, enfim, tem um novo treinador! Após mais de duas semanas desde a saída de Cuca, o clube alvinegro acertou a contratação do argentino Antonio 'Turco' Mohamed, de 51 anos. O acordo foi oficializado nesta quinta-feira e vale até o fim de 2022, com possibilidade de extensão por mais uma temporada.

Imprensa argentina repercute Antonio 'Turco' Mohamed no Atlético



A confirmação foi feita pelo diretor de futebol do Atlético, Rodrigo Caetano, em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira. De acordo com o dirigente, o contrato foi assinado na noite dessa quarta-feira.

"Ontem, à noite, a gente acabou assinando o contrato. Também vencedor, é claro que isso sempre ajuda. Que, no nosso entendimento, conhecesse muito a questão do futebol sul-americano, das competições que enfrentaremos. Devem fazer parte do calendário do Galo daqui para sempre. Tivesse, no nosso entendimento também, essa característica sanguínea, como os dois técnicos que passaram por aqui. Eram muito disso: de trabalho, de envolvimento, de se entregar. Então, a gente, em consenso, como são as decisões tomadas nesse colegiado, acabou contratando até dezembro - com possibilidade de continuidade - o Antonio 'Turco' Mohamed", disse.



Procura pelo novo treinador


A saída de Cuca, campeão mineiro, brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, foi anunciada pelo clube em 28 de dezembro do ano passado - dia seguinte à reunião em que o treinador avisou à diretoria alvinegra que deixaria o cargo.

A partir daí, o Atlético foi ao mercado e teve diferentes alvos. O primeiro foi o português Jorge Jesus, ex-Flamengo, que acabara de deixar o Benfica. O Mister não topou voltar ao Brasil.

Em seguida, o Galo foi atrás do também português Carlos Carvalhal. O novo 'não' veio, em especial, por dois motivos: a dificuldade de convencer o treinador e a multa exigida pelo Braga, clube que o emprega, para liberá-lo.

Com as negativas dos europeus, o Atlético apostou numa investida num sul-americano: o argentino Eduardo Berizzo, demitido da Seleção Paraguaia. Após reuniões com o estafe do treinador, a diretoria alvinegra ouviu outro 'não'.

Foi quando surgiu o nome do também argentino Antonio Mohamed. Ele o português Luís Castro, empregado pelo Al Duhail, do Catar, passaram a ser os alvos. A cúpula corria contra o tempo para anunciar um técnico antes da pré-temporada, que começa na próxima segunda-feira.

As negociações com o 'Turco' avançaram rapidamente e chegaram a um desfecho positivo nessa quarta-feira, como publicou o Superesportes. Enfim, a diretoria alvinegra ouviu o tão aguardado 'sim'.

Veja todas as contratações dos times da Série A para 2022



Quem é Antonio Mohamed?


De perfil explosivo e bastante participativo, Mohamed tem uma vasta carreira, iniciada no começo do século. Alternou entre Argentina, onde nasceu, e o México, onde fez carreira como jogador. Também teve rápida passagem pelo Celta de Vigo, da Espanha. O último clube que dirigiu foi o Monterrey.

Ao longo da carreira, conquistou a Copa Argentina, a Taça do México, a Liga Mexicana e chegou ao ápice em 2015, quando venceu a Liga dos Campeões da Concacaf, em seu primeiro trabalho à frente do Monterrey. Em 2019, levou o time ao terceiro lugar do Mundial de Clubes, vencido pelo Liverpool sobre o Flamengo.

No currículo, o argentino tem clubes como Huracán, Colón, Independiente, América-MEX e Tijuana-MEX - com o qual foi eliminado de forma dramática para o Atlético nas quartas de final da Copa Libertadores de 2013, em jogo marcado pelo pênalti defendido por Victor no fim, em cobrança de Riascos.

Compartilhe