2

Galo: PM libera entrada de torcedores após tumulto nas catracas do Mineirão

Gigante da Pampulha informou que a responsabilidade da fiscalização dos testes de COVID-19 e do ciclo vacinal é do clube mandante do jogo

06/02/2022 13:06 / atualizado em 06/02/2022 18:13
compartilhe
Tumulto foi registrado nas catracas do Mineirão
foto: Divulgação/Mineirão

Tumulto foi registrado nas catracas do Mineirão

O confronto entre Atlético e Patrocinense na manhã deste domingo (6), pela quarta rodada do Campeonato Mineiro, foi marcado por um princípio de tumulto no Mineirão. Muitos torcedores que não portavam os documentos necessários - comprovante de pelo menos duas doses da vacina contra COVID-19 e teste negativo – foram barrados nas catracas do Gigante da Pampulha. 

Em nota, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) esclareceu que durante a entrada de torcedores foi verificado um tumulto nas catracas em razão da proibição da entrada  de crianças que não estivessem com os dois comprovantes: de vacinação e teste negativo para COVID-19.
.
Ainda segundo a PM, em razão do tumulto e do risco de pisoteamento, já que outros torcedores, que estavam sem crianças, começaram a forçar a entrada no estádio, policiais orientaram que fosse permitida a entrada de crianças com teste negativo, seguindo o critério já utilizado para os torcedores durante o ano de 2021 e que foi mantido para "evitar um mal maior". 

Muitos atleticanos conseguiram entrar no Mineirão devido à algumas falhas na fiscalização de testes negativos para o novo coronavírus, bem como a checagem do ciclo vacinal completo. Antes, a PBH liberava a entrada apenas com a apresentação das duas doses do imunizante (ou dose única da Janssen). Na semana passada, houve mudança e, para assistir às partidas no local, é preciso o combo (vacina + teste).
 
No entanto, durante a última semana, a Federação Mineira de Futebol (FMF) havia emitido nota oficial liberando a presença de crianças nos eventos esportivos na capital mineira. Mas a vacinação para essa faixa etária em Minas Gerais começou apenas em fevereiro. Portanto, houve desinformação e muita gente sem a vacinação completa tentou entrar no Mineirão.
 

Atlético x Patrocinense: veja fotos do jogo

 
"A FMF conseguiu junto à Secretaria de Saúde de MG a liberação para a presença de crianças nos jogos válidos pelo Campeonato Mineiro SICOOB 2022, mediante a apresentação do teste de COVID, nos exatos termos previstos no Protocolo de Operações. Tal liberação já é válida para os jogos da 4ª rodada da competição", publicou. 
 
Mas na última sexta-feira (4), o Atlético informou que crianças só poderiam ingressar ao estádio com o esquema vacinal completo, além do teste negativo de Covid. A questão é que crianças começaram a vacinar há uma semana, ou seja, não houve tempo para que elas possuíssem a segunda dose. Sendo assim, a entrada das crianças estaria vetada.
 
Na atualização do protocolo da PBH, há a seguinte regra: "Impedir a entrada de pessoas: - Sem a apresentação do comprovante de vacinação da segunda dose da vacina contra a covid-19 e do resultado negativo para a covid-19 em teste dos tipos RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno realizados até setenta e duas horas antes do horário da partida, inclusive funcionários e imprensa".
 
Na confusão na entrada dos portões, a solução da Polícia Militar foi liberar a entrada sem a devida checagem, para evitar problemas de risco à integridade física dos presentes no evento esportivo.
 
De acordo com a assessoria do principal estádio do estado, “a responsabilidade pelo controle do protocolo sanitário nas partidas de futebol é do clube mandante. O Mineirão apenas armazena os documentos recolhidos, que ficam à disposição das autoridades públicas por 30 dias, conforme decreto municipal”.

Compartilhe