2

Técnicos de Atlético e Flamengo miram Supercopa para consolidar trabalho

Galo e Fla se enfrenta no domingo, às 16h, na Arena Pantanal, em Cuiabá

18/02/2022 05:00 / atualizado em 18/02/2022 12:24
compartilhe
Paulo Sousa e Antonio Mohamed buscam o primeiro título no Brasil
foto: Marcelo Cortes / Flamengo e Pedro Souza / Atlético

Paulo Sousa e Antonio Mohamed buscam o primeiro título no Brasil

No início da temporada, Atlético e Flamengo apostaram em treinadores estrangeiros que não eram badalados nas mesas redondas dos programas esportivos. Os torcedores alvinegros e rubro-negros foram surpreendidos com os anúncios do argentino Antonio Mohamed e do português Paulo Sousa, respectivamente. Apesar disso, os dois foram recebidos com muito otimismo. Para consolidarem trabalhos que ainda estão no início, eles miram a conquista da Supercopa do Brasil, que será disputada por Galo e Fla, neste domingo (20), às 16h (de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá.

A disputa desse torneio em jogo único será o primeiro grande teste dos treinadores em solo brasileiro. Paulo Souza analisou a decisão e tentou jogar o favoritismo para o lado alvinegro.

"Com dois treinadores novos, recém-chegados, mas em momentos diferentes. O Atlético fez uma temporada extraordinária ganhando praticamente tudo, motivados como uma equipe-base. Penso que meu colega vai dar continuidade a estes mesmos processos de vitória dentro do elenco dele. Nós iniciamos um processo completamente novo onde estamos crescendo bastante. Tenho vindo a repetir e a agradecer publicamente ao elenco pela forma que nos recebeu desde o primeiro dia. A forma como estão atentos, de como querem evoluir e de querem se superar dentro daquilo que estamos pedindo", disse.

O treinador rubro-negro afirmou que a vantagem do clube carioca na decisão é o fator torcida. Em Cuiabá, local da final, o Flamengo tem reduto maior de torcedores. "Por isso, com certeza, será um jogo digno de final. A nossa grande vantagem pode não ser os processos, mas a nossa grande vantagem é a nossa nação, que vai estar conosco e nos vai ajudar. Vai nos empurrar para aquilo que pretendemos fazer sempre: vencer e trazermos a taça para o Rio".



Já Mohamed aposta em uma partida decidida nos detalhes. "É um rival difícil, que vai sair para propor o jogo. E nós vamos com nossas armas, temos nossas forças. Creio que será uma final que será definida em pequenos detalhes", disse.

O treinador do Galo destacou que o time chegará bem ao duelo na Arena Pantanal. "Chegaremos muito bem fisicamente. Estou muito comprometido com essa instituição. Vamos fazer de tudo para ganhar essa copa". A única dúvida para o jogo é o meio-campista Zaracho, com dores na coxa esquerda.



Carreiras


O argentino Antonio Mohamed começou a carreira treinando clubes do México e da Argentina. No seu país natal, conquistou o primeiro título como técnico pelo Huracán: a Primeira B Nacional, em 2007. Ele havia vencido a Série B também pelo Globo, em 1990, como jogador.

Na América do Norte, comandou times de grande porte, como Tijuana, América e Monterrey, vencendo cinco títulos. El Turco teve um curto trabalho no Celta de Vigo, da Espanha, de maio a novembro de 2018. Ele enfrentou problemas e foi demitido em pouco tempo. O Atlético é o primeiro clube brasileiro na carreira do treinador.

Paulo Souza é um desbravador de novos mercados. Como treinador, ele já trabalhou em dez países diferentes: Portugal, Itália, Hungria, Inglaterra, Israel, Suíça, China, Polônia, França e Brasil. Apesar disso, foram poucos títulos como técnico: apenas quatro – dois na Hungria, um em Israel e um na Suíça.

Antes de acertar com o Flamengo, ele treinou a Seleção Polonesa, que está na repescagem para a Copa do Mundo. O país de Robert Lewandowski enfrentará a Rússia e, caso avance, pegará o vencedor de Suécia e República Tcheca. Partiu do português o desejo de romper com os poloneses para treinar o time carioca. 

Um ponto em comum é que ambos são ex-jogadores. El Turco teve uma carreira de menos destaque atuando em equipes do México e da Argentina. Como ponto alto, fez parte do elenco da seleção que conquistou a Copa América de 1991, no Chile.

Dos grandes da Argentina, atuou no Boca Juniors e no Independiente. Contudo, sua maior identificação é com o Huracán, time pelo qual foi revelado.

Já Paulo Souza teve carreira internacional de relevância na Europa. Atuou em clubes tradicionais, como Benfica, Sporting, Juventus, Borussia Dortmund, Internazionale e Parma.

Conquistou a Liga dos Campeões em duas oportunidades: em 1995-96, pela Juventus, e, em 1996-97, pelo Dortmund. Além disso, tem longo histórico de convocações para a Seleção Portuguesa.

Títulos dos treinadores


Paulo Souza (Flamengo)

Videoton - Hungria
Supertaça da Hungria: 2011 e 2012
Taça da Liga da Hungria: 2011-12

Maccabi Tel Aviv - Israel
Campeonato Israelense: 2013-14

Basel - Suíça
Super Liga Suíça: 2014-15

Antonio Mohamed (Atlético)

Huracán - Argentina
Primeira B Nacional: 2007

Independiente - Argentina
Copa Sul-Americana: 2010

Tijuana - México
Liga MX: 2012 (Apertura)

América - México
Liga MX: 2014 (Apertura)

Monterrey - México
Liga MX: 2019 (Apertura)
Copa México: 2017 e 2020

Compartilhe