2

Mecenas do Atlético, Rubens Menin nega interesse em adquirir SAF do clube

Em conversa com o Superesportes, empresário comentou sobre a notícia que surgiu na manhã deste domingo de carnaval

27/02/2022 12:13 / atualizado em 28/02/2022 09:50
compartilhe
Menin (2º da dir. para a esq.) na comemoração do título Brasileiro do Atlético com Reinaldo e os outros mecenas do Galo
foto: Pedro Souza / Atlético

Menin (2º da dir. para a esq.) na comemoração do título Brasileiro do Atlético com Reinaldo e os outros mecenas do Galo

O empresário Rubens Menin negou que queira adquirir o Atlético no modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A informação de um possível interesse veio a púbico neste domingo (27) através de Lauro Jardim, colunista do jornal O Globo. 



"Não faz parte dos meus planos", disse Rubens Menin na conversa com o Superesportes. Contudo, ele explicou que quando o Atlético desejar se tornar empresa, há todo um procedimento para a venda, o que não ocorre neste momento. "O Atlético ainda não deu nenhum passo em relação a SAF. O primeiro passo é pautar no Conselho e isto ainda não aconteceu", detalha. 

A notícia de um possível interesse de Menin em comprar o clube movimentou a torcida neste domingo de carnaval.  "Boa parte do dinheiro que o empresário e banqueiro vai pôr no negócio são as dívidas que o clube já tem com ele", disse Jardim em sua publicação no O Globo. 

Tanto o Atlético como o próprio Rubens Menin já declararam que os recursos emprestados por sua família não têm data de vencimento estabelecida. Além disso, sobre o valor original não correrá nenhum tipo de juros, correções ou encargos. 

Sucesso em campo


Graças a Rubens Menin e aos outros três empresários do grupo chamado de 4R`s - Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador -, o Atlético teve um grande investimento nos últimos anos. O resultado dentro de campo tem sido excelente. 

O Galo ganhou o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro, em 2021, e a Supercopa do Brasil, em 2022. Após a conquista do Brasileirão, Sérgio Batista Coelho, presidente do Atlético, chegou a declarar que "sem os 4Rs estaríamos na Série B". 

SAF


Criada em de agosto de 2021, a Lei da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um incentivo para que os clubes se transformem em empresas privadas e, desta forma, consigam se tornar viáveis financeiramente. 

Pouso Alegre x Atlético: veja fotos do jogo



Cruzeiro e Botafogo já venderam suas ações. A SAF celeste pertence em sua maior parte (90%) ao ex-jogador Ronaldo. Já o Fogão está sob a gestão do investidor americano John Textor. Outro clube que está nesta empreitada é o Vasco da Gama. O Cruzmaltino negocia com um fundo norte-americano. 

Em dezembro do ano passado, Rubens Menin elogiou o negócio entre Ronaldo e Cruzeiro. Pedro Mesquita, sócio da XP Investimentos, divulgou nas redes sociais uma imagem de uma videochamada entre o mecenas do Galo, e Fenômeno, 'dono' do Cruzeiro. "Gostaria de exaltar o FAIR PLAY. Ontem [sábado], após o anúncio da operação com o Ronaldo, recebemos a ligação do Rubens Menin, exaltando o grande negócio que estávamos fazendo e elogiando o Ronaldo por estar investindo no futebol brasileiro", disse Mesquita na época. 
 

Compartilhe