UAI

2

Atlético é o primeiro time brasileiro a vencer o Tolima na Colômbia

Alvinegro também foi o primeiro a vencer o rival em estreias na Copa Libertadores

06/04/2022 22:57 / atualizado em 06/04/2022 22:59
compartilhe
Atlético quebrou a 'maldição de Ibagué' com a vitória sobre o Tolima
foto: Staff images/CONMEBOL

Atlético quebrou a 'maldição de Ibagué' com a vitória sobre o Tolima

O Atlético se tornou, nesta quarta-feira (6), o primeiro time brasileiro a vencer o Desportes Tolima na Colômbia. Com gols de Nacho Fernández e Tchê Tchê, o Galo fez história ao quebrar a 'maldição de Ibagué’ no estádio Manuel Murillo Toro, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. 

Tolima x Atlético: veja fotos da estreia na Libertadores



Esta foi a oitava vez que um brasileiro visitou o Tolima, sendo a quinta pela Libertadores. Nas outras sete anteriores, os colombianos venceram Rio Branco-AC, Vasco, Grêmio Athletico-PR, Corinthians e empataram com Cruzeiro e Internacional. 
 
A vitória sobre o Corinthians marcou a amarga despedida dos gramados do ex-atacante Ronaldo, em 2011. Naquela ocasião, o Timão perdeu por 2 a 0 e, com o resultado, foi eliminado na fase prévia aos grupos da competição.  

O único revés do Tolima para brasileiros não foi verdadeiramente em casa. Em meio a conflitos e protestos na Colômbia, o time teve de jogar contra o Red Bull Bragantino na Venezuela, pela Copa Sul-Americana, e perdeu por 2 a 1 em maio de 2021.
 

Mais de uma marca

 
Com a vitória nesta quarta-feira, o Atlético também se tornou o primeiro brasileiro a marcar gols no Tolima pela Libertadores e o único time a vencer a equipe colombiana em estreias no torneio.
 
O mandante desta noite tinha cinco vitórias e três empates em primeiras rodadas da competição antes de enfrentar a equipe brasileira. Apenas duas dessas estreias foram em casa, e o Tolima venceu em ambas as ocasiões.
 
A próxima partida do Atlético pela Libertadores será na próxima quarta-feira (13), às 21h, quando recebe o América, no Mineirão, em Belo Horizonte. 

Antes, também no Gigante da Pampulha, enfrenta o Internacional no domingo, às 16h, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. 
 

Retrospecto dos brasileiros contra o Tolima em Ibagué

 
Copa Conmebol

Tolima 1 x 0 Vasco, em 10 de setembro de 1996
Tolima 2 x 1 Rio Branco-AC, em 27 de agosto de 1997
 
Copa Libertadores

Tolima 1 x 0 Grêmio, em 15 de março de 2007
Tolima 2 x 0 Corinthians, em 2 de fevereiro de 2011
Tolima 0 x 0 Cruzeiro, em 2 de março de 2011
Tolima 1 x 0 Athletico-PR, em 5 de março de 2019
Tolima 0 x 0 Internacional, em 19 de fevereiro de 2020
 

Compartilhe