2

Ainda é possível? Atlético faz contas pelo título do Campeonato Brasileiro

Matemática revela cenário muito improvável para nova conquista do Galo na Série A; time de Cuca terá sequência contra cinco equipes que estão abaixo na tabela

15/08/2022 08:00
compartilhe
Atlético precisa de arrancada histórica e tropeços de concorrentes (especialmente o Palmeiras) para novamente conquistar o título nacional
foto: Pedro Souza/Atlético

Atlético precisa de arrancada histórica e tropeços de concorrentes (especialmente o Palmeiras) para novamente conquistar o título nacional


Na manhã ensolarada de Curitiba no Dia dos Pais, neste domingo (14/8), o Atlético venceu o Coritiba no Estádio Couto Pereira, por 1 a 0, e reacendeu a esperança da parcela mais otimista de sua torcida por um novo título na Série A do Campeonato Brasileiro. Mas será que a conquista ainda é possível? Veja, a seguir, as contas do Galo para esse feito que, até o momento, parece um tanto quanto improvável.
 
 

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético, 7° colocado, com 35 pontos, tem apenas 0,5% de chances de título no Campeonato Brasileiro. O Palmeiras, que lidera a competição nacional com 48, já soma 78,5% nas probabilidades.

No retorno ao Atlético, entre os turnos do Brasileirão, o técnico Cuca estipulou uma meta de vitórias para o clube mineiro em 19 jogos: 15. De lá para cá, o Galo perdeu duas e venceu apenas uma das partidas disputadas na Série A com o treinador paranaense. Pois bem: agora, ainda de acordo com as contas de Cuca, o Alvinegro precisa de 14 vitórias em 16 jogos.

Se engatar uma arrancada histórica e seguir a projeção de seu comandante, o Atlético atingirá 77 pontos. Segundo os matemáticos da UFMG, a equipe que atingir essa pontuação terá 99,5% de chances de ficar com o título nacional.

O cenário é improvável e depende também de uma grande evolução do time mineiro, especialmente no aspecto psicológico e na parte técnica. O maior adversário é o líder Palmeiras, que vem de seis vitórias consecutivas no Brasileirão e segue firme na busca do único título faltante - além do Mundial de Clubes - ao já multicampeão Abel Ferreira.

Para os que se apegam às doses de otimismo, um fator pode impulsionar uma arrancada do Galo: até reencontrar o Verdão na Série A, o Atlético enfrentará cinco equipes que ocupam posições inferiores na tabela de classificação. São elas: Goiás (13°), América (8°), Atlético-GO (19°), RB Bragantino (9°) e Avaí (17°).

Jogos do Atlético no Campeonato Brasileiro


  • 20/08 - Atlético x Goiás - Mineirão - 23ª rodada
  • 28/08 - América x Atlético - Independência - 24ª rodada
  • 04/09 - Atlético-GO x Atlético - Antônio Accioly - 25ª rodada
  • 11/09 - Atlético x RB Bragantino - Mineirão - 26ª rodada
  • 18/09 - Avaí x Atlético - Ressacada - 27ª rodada
  • 28/09 - Atlético x Palmeiras - Mineirão - 28ª rodada
  • 02/10 - Atlético x Fluminense - Mineirão - 29ª rodada
  • 05/10 - Santos x Atlético - Vila Belmiro - 30ª rodada
  • 09/10 - Atlético x Ceará - Mineirão - 31ª rodada
  • 16/10 - Flamengo x Atlético - Maracanã - 32ª rodada
  • 23/10 - Fortaleza x Atlético - Castelão - 33ª rodada
  • 26/10 - Atlético x Juventude - Mineirão - 34ª rodada
  • 30/10 - São Paulo x Atlético - Morumbi - 35ª rodada
  • 06/11 - Atlético x Botafogo - Mineirão - 36ª rodada
  • 09/11 - Atlético x Cuiabá - Mineirão - 37ª rodada
  • 13/11 - Corinthians x Atlético - Neo Química Arena - 38ª rodada

Para além das vitórias do próprio time, o atleticano também precisará concentrar parte das suas energias em torcer contra o Palmeiras. Partindo do pressuposto que os 77 pontos garantiriam o título, a equipe paulista só poderia somar outros 29 no campeonato. Caso os comandados de Abel somem dez vitórias nos 16 jogos restantes, portanto, o Galo já estaria praticamente fora da disputa.

Após a vitória sobre o Coritiba, Cuca sequer mencionou a palavra "título", mas garantiu que o Atlético está de "ânimo novo" para fazer "16 finais" na sequência do Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, o torcedor mais otimista seguirá com a calculadora em mãos, fazendo contas para um objetivo muito distante, mas ainda possível.

"Uma vitória que a gente precisava muito, muito, muito, porque era um momento muito delicado. Um momento similar ao do ano passado, quando pegamos o Internacional após uma eliminação. Isso nos dá um ânimo novo para fazer 16 finais, que são os jogos que nos faltam no Campeonato Brasileiro. Temos semanas cheias para trabalhar e, com certeza, nós vamos evoluir", projetou Cuca.

Compartilhe