2

Na terceira 'era Cuca', Atlético tem aproveitamento inferior a times do Z4

Em cinco jogos com Cuca no Campeonato Brasileiro, Galo somou apenas quatro pontos; desempenho é pior que o de times como Cuiabá e Atlético-GO, do Z4

29/08/2022 17:10
compartilhe
Atacante Hulk e técnico Cuca durante empate com o América pelo Campeonato Brasileiro
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Atacante Hulk e técnico Cuca durante empate com o América pelo Campeonato Brasileiro

 
Na terceira "era Cuca" no Atlético, o time mineiro tem aproveitamento inferior a dois dos quatro atuais integrantes do Z4 - a zona de rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Em um recorte de cinco jogos com o treinador paranaense na Série A, o Galo venceu apenas uma vez, empatou em outra oportunidade e perdeu três vezes.
 
 
 
Os números de Cuca (excluindo os jogos contra o Palmeiras na Copa Libertadores) se traduzem em um aproveitamento de 26,6% neste retorno ao Atlético. De 15 pontos possíveis nos últimos cinco compromissos pelo Brasileirão, o Galo conquistou apenas quatro.
 
Nesse recorte recente, apenas o Avaí (18°) - entre as equipes do Z4 - tem um desempenho inferior ao do Galo. Nas últimas cinco partidas, o Leão da Ilha empatou duas vezes e perdeu outras três, com um aproveitamento de 13,3%.
 
O Juventude, lanterna do Brasileirão, fez a mesma campanha do Atlético nos últimos cinco jogos. Com uma vitória, um empate e três derrotas, a equipe jaconera tem os mesmos 26,6% de aproveitamento neste período. O time gaúcho, no entanto, ainda entrará em campo pela 24ª rodada nesta segunda-feira (29/8), contra o Internacional, em Porto Alegre.
 
 
 
Por outro lado, Cuiabá (17°) e Atlético-GO (vice-lanterna) possuem aproveitamento superior ao do Galo no período em análise. Ambas as equipes do Centro-Oeste venceram um jogo, empataram dois e perderam outros dois. Os resultados lhes conferem um aproveitamento de 33,3% nos últimos cinco duelos pelo Campeonato Brasileiro.
 

Z4 é ameaça para o Atlético?

 
Ainda que tenha apresentado péssimo rendimento nos últimos jogos, preocupando boa parte de seus torcedores, o Atlético tem o Z4 da Série A como uma ameaça distante. Neste momento, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Galo tem apenas 0,27% de chances de cair para a Série B.
 
O primeiro time que integra a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro é o Cuiabá, com 25 pontos. Atualmente, 11 pontos separam o Dourado do Alvinegro.
 
O nível do elenco atleticano credencia o clube, ao menos em tese, a outras brigas. Apesar disso, enquanto a luta pelo título já parece muito distante para o time mineiro, a disputa por uma vaga na Libertadores de 2023 é acirrada. Neste momento, ainda de acordo com a UFMG, o Galo tem apenas 8,7% de probabilidade de jogar o torneio continental no ano que vem.

Compartilhe