Em 2000, Atlético ficou oito jogos seguidos sem vencer como mandante
A fortaleza de outros tempos tem sido o 'calcanhar de Aquiles' do Atlético em 2022. Com bom aproveitamento longe de casa, o time alvinegro sofre quando atua no Mineirão. A série atual é de seis jogos seguidos sem vencer como mandante. Contra o Palmeiras, a equipe do técnico Cuca tenta evitar um jejum que não ocorre há 22 anos.
2016 (cinco jogos) - Em 2016, o Atlético do técnico Marcelo Oliveira viveu momento de queda na reta final da temporada. Sob o comando do ex-jogador, foram quatro partidas sem vencer em casa - três empates e a derrota por 3 a 1 para o Grêmio na partida de ida da final da Copa do Brasil. Depois, com o interino Diogo Giacomini, perdeu mais uma para o São Paulo, pelo Brasileiro.
- foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press2017 (cinco jogos) - Em 2017, o Atlético viveu um período de turbulência entre julho e agosto. Foram quatro derrotas e um empate consecutivos em casa. A igualdade também foi traumática: 0 a 0 com o Jorge Wilstermann, em confronto que eliminou o Galo nas oitavas de final da Copa Libertadores.
- foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press2002 (seis jogos) - Foram três empates e três derrotas em casa por quatro competições diferentes: Copa do Brasil, Copa Sul-Minas, Supercampeonato Mineiro e Brasileirão. A sequência teve, inclusive, uma derrota nos pênaltis para o arquirrival Cruzeiro, pela Sul-Minas. - foto: Jorge Gontijo/Estado de Minas2005 (seis jogos) - O fatídico ano do rebaixamento do Atlético à Série B do Campeonato Brasileiro contou com uma série negativa em casa: um empate (com o Internacional) e cinco derrotas (para Paraná, Cruzeiro, Fortaleza, Palmeiras e Goiás).
- foto: Jorge Gontijo/Estado de Minas2022 (seis jogos - em vigor) - A série atual do Atlético em casa também é ruim. São três empates e três derrotas no Mineirão, em período que teve, inclusive, uma eliminação nas quartas de final da Copa Libertadores para o Palmeiras. O time paulista é o próximo adversário do Galo em casa.
- foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press2000 (oito jogos) - A sequência de sete empates e uma derrota com diferentes formações (time reserva jogava o Mineiro e o titular disputava as partidas da Libertadores) foi um marco negativo da temporada atleticana em 2000. Entre um tropeço e outro, o técnico Márcio Araújo deu lugar a Carlos Alberto Parreira.
- foto: Jorge Gontijo/Estado de Minas
A última vez que o Atlético ficou mais de seis jogos consecutivos sem triunfar em casa foi em 2000. Na ocasião, a série negativa durou oito partidas - sete empates e uma derrota.
Entre um tropeço e outro, o técnico Márcio Araújo pediu demissão (alegando precisar de mais tempo para cuidar de questões religiosas) e deu lugar a Carlos Alberto Parreira, campeão do mundo de 1994 com a Seleção Brasileira.
Daquela sequência para cá, o Atlético ficou seis partidas seguidas sem vencer em casa três vezes. A primeira foi em 2002, com três derrotas e três empates. Depois, em 2005, ano do rebaixamento à Série B: cinco reveses e uma igualdade.
A terceira é justamente a sequência atual. O Atlético não vence em casa desde 5 de julho, quando derrotou o Emelec por 1 a 0, no Mineirão, pela partida de volta das oitavas de final da Copa Libertadores.
Desde então, foram três derrotas (para Corinthians, Athletico-PR e Goiás, pelo Campeonato Brasileiro) e três empates (com São Paulo e Red Bull Bragantino, pelo Brasileiro, e Palmeiras, pelas quartas da Libertadores).
O Atlético tenta quebrar a sequência negativa exatamente contra o Palmeiras. Os times se enfrentam nesta quarta-feira (28), a partir das 21h45, no Mineirão, pela 28ª rodada da Série A.
Outras séries
De 2000 para cá, o Atlético viveu outros dois períodos mais longos sem vencer. Em 2016, foram duas derrotas e três empates. No ano seguinte, quatro derrotas e um empate.