2

Com vitória, Atlético passa a ter 23% de chance de ir à Copa Libertadores

Galo bateu o Fluminense no Mineirão por 2 a 0, quebrou jejum em casa e manteve diferença para o Athletico-PR em quatro pontos

03/10/2022 10:36 / atualizado em 03/10/2022 17:07
compartilhe
Atlético quebrou jejum de sete jogos sem vencer no Mineirão
foto: Pedro Souza/Atlético

Atlético quebrou jejum de sete jogos sem vencer no Mineirão

 
O Atlético aumentou as suas chances de disputar a próxima edição da Copa Libertadores. O Galo venceu o Fluminense, no último sábado, por 2 a 0, no Mineirão, e quebrou a série de sete partidas consecutivas sem vencer como mandante.
 
Agora, o Atlético passa a ter 23% de chance de disputar a próxima Copa Libertadores. Os números são do Departamento de Matemática da UFMG.
 
Galo soma 43 pontos, quatro a menos que o Athletico-PR, sexto colocado. O Furacão venceu o Juventude na rodada e manteve a vantagem sobre o Alvinegro.
 
Se o Campeonato Brasileiro se encerrasse agora, o Atlético estaria classificado para a Libertadores, mas para o mata-mata que antecede a fase de grupos. Isso porque o G6 se transformaria em G8 em função das finais que serão disputadas nas próximas semanas.
 
Na Copa Libertadores, o Flamengo, 5° colocado, enfrentará o Athletico-PR, sexto. Já a Copa do Brasil será decidida entre Flamengo e Corinthians, atual quarto colocado.
 

Fase de grupos da Libertadores

 
Os cálculos para ir à fase de grupos da Copa Libertadores são mais complicados, mesmo com o G8 praticamente certo. Caso fique na sexta posição, por exemplo, a vaga nas chaves não é garantida.
 
Isso porque, na classificação atual, o Galo ficaria à frente do Athletico-PR. O Furacão pode ficar em sétimo e ir direto para a fase de grupos com a conquista do título da Libertadores. Isso faria com que o sexto colocado tivesse que passar pelas eliminatórias.
 

Probabilidade de vaga na Copa Libertadores de 2023


  1. Palmeiras (100%)
  2. Internacional (98,7%)
  3. Fluminense (97,3%)
  4. Corinthians (92,3%)
  5. Flamengo (87,1%)
  6. Athletico-PR (67,3%)
  7. Atlético (23%)
  8. América (18,6%)
  9. Fortaleza (4,6%)
  10. Botafogo (4,2%)

Compartilhe