O Atlético se aproximou de um acordo com o Bayer Leverkusen para ter o meia-atacante Paulinho já em janeiro. A informação foi divulgada pelo portal Kicker, da Alemanha. "Estamos em negociação", disse Simon Rolfes, diretor de futebol do clube europeu.
Paulinho tem contrato com o Leverkusen até o meio de 2023, e a ideia é que o jogador seja cedido ao Atlético por empréstimo já no início do ano para, posteriormente, assinar um contrato definitivo. A negociação teria moldes idênticos aos da transferência do volante Otávio, que foi contratado pelo Galo junto ao Bordeaux, da França, em 2022.
Segundo o Kicker, a situação deve se concretizar nos próximos dias. O portal alemão destaca que o Bayer terá "prejuízo milionário", já que investiu 18,5 milhões de euros junto ao Vasco, em 2017, para contratar o meia-atacante.
O empréstimo é tratado na imprensa alemã como iminente. Paulinho nunca rendeu o que se esperava no Leverkusen, também em virtude de uma grave lesão no ligamento cruzado do joelho em 2020.
O jogador de 22 anos deixará o clube alemão com apenas 79 jogos oficiais em quatro anos e meio, tendo contribuído com nove gols e cinco assistências. "É importante que todos os jogadores que estão aqui estejam totalmente concentrados", disse Simon Rolfes ao comentar a negociação com o Atlético.
Ainda de acordo com o Kicker, o Bayer Leverkusen cobrará uma "taxa de seis dígitos", em euros, pelo empréstimo de Paulinho. A quantia não será nem próxima ao valor investido pelo clube junto ao Vasco, mas é uma forma de compensação pela liberação do campeão olímpico com o Brasil.