2

Atlético visita o Carabobo e quer abrir vantagem em estreia na Libertadores

Em busca do bi, Galo inicia jornada no torneio continental diante do "Granate", às 21h30 desta quarta-feira (22/2), em Caracas, na Venezuela

22/02/2023 04:00 / atualizado em 22/02/2023 09:36
compartilhe
Atlético começa jornada na Libertadores nesta quarta-feira (22/2)
foto: Pedro Souza/Atlético

Atlético começa jornada na Libertadores nesta quarta-feira (22/2)


"A Glória Eterna" é, mais uma vez, o sonho de consumo do Atlético. Na estreia na Copa Libertadores de 2023, o Galo visita o Carabobo no Estádio Olímpico UCV, em Caracas, na Venezuela, às 21h30 desta quarta-feira (22/2).
 

Conheça o Estádio Olímpico UCV, palco da estreia do Atlético na Libertadores

 
Por ter encerrado a Série A do Campeonato Brasileiro de 2022 na 7ª posição, o Atlético inicia a jornada na segunda fase preliminar do torneio continental.

Para disputar a fase de grupos, o time de Eduardo Coudet precisará eliminar o Carabobo e, em sequência, o vencedor do confronto entre Millonarios (Colômbia) e Universidad Católica (Equador).

Desde 2013 - ano em que foi campeão -, esta será a 9ª participação do Galo na Copa Libertadores. Figura frequente, o Alvinegro tem tido bons desempenhos na principal competição do continente e só foi eliminado na fase de grupos, nesse recorte, em 2019.
 
 

Ainda que a campanha de 2019 tenha sido decepcionante, em certa parte traz inspiração para a equipe de Chacho. Isso porque o Atlético precisou eliminar Defensor e Danubio (ambos do Uruguai) nas etapas preliminares.

A melhor campanha recente ocorreu em 2021. Mesmo invicto, o Atlético foi eliminado pelo Palmeiras, após dois empates nas semifinais. O Verdão voltaria a ser o algoz dos mineiros em 2022 - desta vez, nas quartas de final, em uma disputa de pênaltis.

Agora, em 2023, o Carabobo aparece como primeiro obstáculo no caminho. O atacante Paulinho, em entrevista, reconheceu o favoritismo atleticano.

"Acho que a gente vem como favorito, no sentido de ser um clube grande, ter mais história, mas sabemos que do outro lado também tem uma equipe que vai querer buscar a classificação. A gente está preparado. Trabalhamos muito para poder chegar nessa pré-Libertadores forte e alcançar o objetivo que é a classificação para a fase de grupos", disse.
 
 

Atlético com desfalques


Por mais que o técnico Eduardo Coudet evite usar a expressão "time titular" nas entrevistas coletivas, já é notório que o Atlético conta sim com uma formação ideal - ao menos neste início de temporada.

O impeditivo para escalar essa equipe diante do Carabobo, na Venezuela, é a ausência do principal nome: Hulk. No domingo (21/2), o clube mineiro divulgou que o atacante testou positivo para COVID-19 e, por questões de protocolo, não poderia acompanhar a delegação na viagem.

Há ainda outras duas baixas no setor ofensivo. São elas: o argentino Cristian Pavón e o chileno Eduardo Vargas. O primeiro precisa cumprir punição de seis jogos na Copa Libertadores pela confusão no duelo entre Atlético e Boca Juniors, em 2021. Vargas, por sua vez, cumpre suspensão automática em virtude da expulsão contra o Palmeiras, em 2022.

 

 


No departamento médico do clube mineiro, três atletas seguem em recuperação de lesão: Igor Rabello, Guilherme Arana e Alan Kardec. Mesmo liberado pelo DM, o meio-campista Matías Zaracho não viajou com a delegação.

Portanto, para substituir Hulk, a alternativa mais provável mantendo o esquema 4-1-3-2 é Eduardo Sasha. O velocista Ademir corre por fora na disputa. Há ainda a possibilidade de acionar Pedrinho numa função mais avançada, com Igor Gomes recebendo uma oportunidade no meio-campo titular.

Carabobo: o adversário inédito


O Atlético enfrentará o Carabobo pela primeira vez na história. Ainda assim, o Galo se apoia em um excelente retrospecto diante de clubes venezuelanos: ao todo, foram oito confrontos, com sete vitórias alvinegras e apenas um empate.

O Carabobo foi fundado em 1997, passando a ocupar o espaço de outro time local, o Valencia Fútbol Club (criado em 1964, que acabou extinto).

Classificou-se à Libertadores de 2023 por ter encerrado o quadrangular final do Campeonato Venezuelano de 2022 na 3ª colocação. Na primeira fase, a campanha foi positiva: 11 vitórias, 13 empates e seis derrotas.

Após um longo período sem disputar a Libertadores, o Granate voltou a ser figura frequente nos últimos anos, mas sempre caindo nas fases preliminares: para o Junior de Barranquilla, da Colômbia, em 2017; para o Guaraní, do Paraguai, em 2018, e para o Universitário, do Peru, em 2020.

Na atual edição do Campeonato Venezuelano, a equipe comandada por Juan Domingo Tolisano tem uma vitória e um empate. O triunfo veio no último compromisso antes de enfrentar o Atlético, no dia 12 de fevereiro, contra o Zamora (3 a 0). O Granate não tem desfalques para o jogo com o Galo.

CARABOBO-VEN x ATLÉTICO


Carabobo


Vachoux; Cuesta, Aponte, Rodríguez e Pernía; González, Flores e Juan Camilo Pérez; Covea, Tortolero e Apaolaza.
Técnico: Juan Domingo Tolisano

Atlético


Everson; Mariano, Jemerson, Bruno Fuchs e Dodô; Allan, Edenilson, Pedrinho e Patrick; Eduardo Sasha (Ademir ou Igor Gomes) e Paulinho.
Técnico: Eduardo Coudet

Motivo: jogo de ida da 2ª fase preliminar da Copa Libertadores
Data e horário: quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023, às 21h30
LocalEstádio Olímpico UCV, em Caracas, na Venezuela
Transmissão: ESPN, Star+, ge.globo, Globoplay e tempo real do Superesportes

Árbitro: Gery Vargas (Bolívia)
Assistentes: José Antelo (Bolívia) e Edwar Saavedra (Bolívia)
VAR: Nicolas Gallo (Colômbia)

Compartilhe