O Superesportes elenca, na galeria de fotos a seguir, cinco importantes desafios para o Atlético no mês de abril. Após a Data Fifa (20 a 28 de março), o Galo iniciará a preparação para uma verdadeira maratona de jogos, com nove compromissos marcados em um intervalo de 29 dias.
Cinco desafios para o Atlético em abril
Conquistar o Campeonato Mineiro
O primeiro e mais evidente desafio é conquistar o tetra no Campeonato Mineiro. O adversário da vez é o América, que está invicto em 2023 (oito vitórias e quatro empates).
O Galo ostenta a vantagem de jogar por um empate no saldo de gols, já que teve a melhor campanha da primeira fase do Estadual. As partidas serão realizadas nos dias 1° e 8 de abril.
Definir saídas e chegadas no elenco
Com o iminente encerramento da janela de transferências no Brasil (4/4), o Atlético agiliza as negociações no mercado da bola para definir as saídas e chegadas no elenco. Em mais de uma oportunidade, o técnico Eduardo Coudet definiu o plantel alvinegro como "curto" para a carga de competições a disputar na sequência da temporada.
Nesse sentido, dois jogadores têm saídas encaminhadas: os atacantes Ademir (Bahia) e Eduardo Sasha (RB Bragantino). Ao menos uma reposição deve ser contratada para suprir as perdas, enquanto peças da base podem integrar o elenco no retorno aos jogos.
Boa largada na fase de grupos da Copa Libertadores
O Atlético já sabe quando conhecerá seus adversários na fase de grupos da Copa Libertadores. O sorteio da Conmebol acontecerá na próxima segunda-feira (27/3), às 21h (de Brasília), no Paraguai.
Vindo da fase preliminar, o Galo integra o Pote 4 do sorteio e pode encarar um adversário brasileiro nas chaves. A estreia nos grupos está próxima: acontecerá na semana do dia 5 de abril, ainda sem uma data definida. A 2ª rodada, por sua vez, acontecerá na semana de 19 de abril.
Crescimento do entrosamento
O Atlético vive um bom início de ano, tendo cumprido seus principais objetivos: classificação à final do Campeonato Mineiro e aos grupos da Copa Libertadores. Ainda assim, com novo técnico e um elenco reformulado, precisa demonstrar crescimento no entrosamento coletivo para a pesada sequência de partidas que está por vir.
Em abril, serão nove compromissos em 29 dias. Coudet certamente terá de acionar múltiplos nomes para que o clube suporte a longa maratona de jogos. O grande desafio é fazer com que a produtividade do time cresça - tanto defensivamente como ofensivamente - mesmo com poucos dias de treinos entre os duelos.
Boa largada nas competições nacionais
Após a estreia na Libertadores e a decisão do Mineiro, o Atlético terá seu primeiro compromisso em nível nacional na temporada. A semana do dia 12 de abril está reservada para os jogos de ida da 3ª fase da Copa do Brasil, onde o Galo está garantido. A volta acontecerá no dia 26. O sorteio da CBF acontecerá na próxima quarta-feira (29/4), às 14h.
No fim de semana subsequente à estreia no principal torneio mata-mata do país, os comandados de Eduardo Coudet darão a largada na Série A do Campeonato Brasileiro. O oponente da 1ª rodada será o Vasco, no dia 15 de abril, em Belo Horizonte. Na maior competição do Brasil, o Galo ainda medirá forças com Santos e Athletico-PR no mês de abril.