2

Amigos vibram pelo Atlético ao lado de dona Myrza: 'Janela é só amor'

Atleticanos se juntaram como de costume, mas dessa vez viram o jogo pela TV. Encontro foi marcado por provocações ao América e muita festa

01/04/2023 19:17 / atualizado em 01/04/2023 20:13
compartilhe
Familiares e amigos se reúnem na casa de dona Myrza Guimarães, vizinha do estádio Independência envolvida em polêmica com o América
foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press

Familiares e amigos se reúnem na casa de dona Myrza Guimarães, vizinha do estádio Independência envolvida em polêmica com o América


Dona Myrza Guimarães, torcedora do Atlético vizinha do Independência, comemorou bastante a vitória do time sobre o América, por 3 a 2, neste sábado (1º/4), pelo jogo de ida da final do Campeonato Mineiro. A aposentada de 69 anos precisou acompanhar a partida pela televisão, uma vez que o Coelho, proprietário do estádio, instalou um outdoor em frente à janela do terraço sua casa, impedindo a visão do gramado.

Apesar de gerar revolta em parte da comunidade do futebol, a placa não mudou a rotina de dona Myrza nos jogos do Atlético. Seus amigos compareceram ao local como de costume e os gritos de “Galo” aconteciam a todo instante. Ver o jogo na TV não mudou em nada a animação dos torcedores, sobretudo com o bom início do alvinegro no clássico.

Familiares e amigos se reúnem na casa de vizinha atleticana do Independência



Quem não abriu mão de ver o Independência ''ao vivo'' foi a jovem Sophia César, de 19 anos, que escalou o telhado do imóvel. “A vista é muito bonita. Da janela era desse jeito”.

Júlia Nunes, de 41, afirmou que prefere ver o jogo na casa de dona Myrza do que no estádio. “É mais aconchegante, tem os amigos, cervejinha gelada. É o melhor pra ver o Galo ganhar. Essa janela é só amor, família, vem crianças aqui”.

Explosão nos gols


O primeiro gol do Atlético, marcado pelo argentino Pavón com menos de dois minutos, pareceu ter tirado um peso das costas dos presentes, que extravasaram e celebraram com muita intensidade.

No momento do segundo gol, anotado por Hyoran também na etapa inicial, a janela voltou a ser protagonista. Os gritos de Galo, dessa vez, saíram juntos de provocações relacionadas ao outdoor. “Bota mais placas, coloca três”, gritou dona Myrza.

O gol americano, assinalado por Benítez, foi um baque momentâneo para os torcedores, mas não reduziu a confiança dos atleticanos presentes, que seguiram confiando na vitória.



Sorteio para ir ao Mineirão 


No intervalo, dona Myrza sorteou com papeizinhos quem iria acompanhá-la no camarote do Mineirão no jogo de volta da final, às 16h30 do próximo domingo (9 de abril).

A agraciada foi Ivone Pereira, que sempre acompanha o Atlético na “Janela na Veia”, apelido dado ao local pelos frequentadores. Ela comemorou a oportunidade. “É muita alegria, é muita emoção. E o Galo vai ser campeão”.

Empate do América e pênalti perdido


O gol de empate do América, também de Benítez, gerou apreensão nos atleticanos. A euforia surgida com o pênalti marcado para o Galo se tornou frustração quando Cavichioli parou Hulk.


Apesar do empate, o terraço de dona Myrza seguiu apoiando e cantando música exaltando o Atlético. A crença na vitória seguiu forte.

No fim da partida, as duas bolas na trave atleticanas levaram os torcedores à loucura. O clima era de incredulidade. Mas a festa ainda estaria porvir.

Gol no final e muita festa


Quando o jogo parecia se encaminhar para o 2 a 2, Hulk tabelou com Paulinho e chutou rasteiro no canto esquerdo de Matheus Cavichioli.

Após o gol, o terraço de dona Myrza foi só festa. E com o apito final, a caixa de som tocou principais músicas do Galo, sem parar, até a passagem dos jogadores dos dois times em direção aos ônibus. O outdoor tapou a visão, mas a voz da torcida não pôde ser calada.



Clima de alegria e descontração


O clima foi de paz, animação e tranquilidade durante e após a partida. Apesar das provocações e da placa, o ambiente foi de festa e união entre familiares e amigos de Myrza. E ela garante que, com ou sem outdoor, as transmissões dos jogos vão continuar.

Por fim, ela mandou um recado para o América e garantiu que vai trazer o título mineiro para casa. A idosa foi convidada pelo Atlético para acompanhar o segundo jogo da final no camarote do Mineirão, junto ao presidente do clube, Sérgio Coelho.

“Essa bosta aqui não adiantou nada. Não é placa que faz time crescer. Não é tapar a visão de uma velha na janela não. Eles têm que crescer e não é assim que cresce não. Ô Galão!”.



Compartilhe