2

Coudet entra em seleta lista do Atlético em meio a possível saída

Argentino se tornou o sétimo técnico estrangeiro a conquistar o Campeonato Mineiro pelo Galo na história; permanência no cargo é incerta

10/04/2023 05:00 / atualizado em 10/04/2023 12:24
compartilhe
Argentino Eduardo Coudet é o sétimo técnico estrangeiro a ganhar o Mineiro pelo técnico
foto: Pedro Souza/Atlético

Argentino Eduardo Coudet é o sétimo técnico estrangeiro a ganhar o Mineiro pelo técnico

Pelo segundo ano consecutivo, o Campeonato Mineiro foi conquistado por um técnico estrangeiro. Comandante do Atlético, tetracampeão estadual de forma consecutiva, o argentino Eduardo Coudet é o sétimo treinador nascido fora do Brasil a levantar o troféu (veja na galeria abaixo).

Técnicos estrangeiros que venceram o Campeonato Mineiro



Chacho entra na lista em meio a um período conturbado. A permanência do comandante é incerta depois da polêmica entrevista em que ele entra em rota de colisão com a diretoria do Atlético, na última quinta-feira (6/4).



Em meio à possível saída, ele se tornou o terceiro estrangeiro a conquistar o Estadual de Minas Gerais nos últimos quatro anos.

Em 2020, o time alvinegro contava com Jorge Sampaoli no banco de reservas. Já em 2022, o técnico era Antonio 'El Turco' Mohamed. Assim como Coudet, os dois nasceram na Argentina.

Um fato curioso é que todos os sete treinadores atingiram este feito enquanto trabalhavam no Atlético. Os outros quatro profissionais da lista foram campeões em décadas mais longínquas. 

Em 1946 e 1947, o uruguaio Felix Magno conquistou duas vezes consecutivos o Mineiro. Em 105 jogos no comando do clube alvinegro, acumulou 69 vitórias, 19 empates e 17 derrotas.

Depois, outros três uruguaios levaram o Estadual no comando atleticano. Em 1950, 1954 e 1955, Ricardo Díez conquistou o troféu. Ele, aliás, é o estrangeiro com mais partidas à frente do Galo (171, com 104 vitórias, 33 empates e 34 derrotas).

Em 1985, Walter Olivera comandou o time em mais um título do torneio. O último uruguaio campeão mineiro pelo Atlético foi Darío Pereyra, em 1999.

Foram, então, mais de duas décadas sem estrangeiros conquistarem o troféu. Em 2020, o argentino Jorge Sampaoli chegou ao Atlético e quebrou essa longa sequência de brasileiros.

Compartilhe