2

Reformulação: Atlético tem 13 remanescentes do elenco multicampeão em 2021

Dos 32 nomes que compuseram o grupo do Galo no ano mais vitorioso da história do clube mineiro, 19 seguiram outros caminhos na sequência da carreira

22/04/2023 04:30 / atualizado em 21/04/2023 22:25
compartilhe
Elenco campeão brasileiro com o Atlético em 2021
foto: Pedro Souza/Atlético

Elenco campeão brasileiro com o Atlético em 2021


Dos 32 nomes que compuseram o elenco multicampeão pelo Atlético em 2021, apenas 13 seguem no clube mineiro - estatística que evidencia uma grande reformulação em um dos times mais marcantes da história alvinegra. Veja quem são os remanescentes do ano mais vitorioso do Galo na galeria de fotos a seguir.

Os remanescentes de 2021 no Atlético

Os mecenas ligados ao Atlético passaram a investir em contratações de peso a partir de 2020. O projeto trouxe frutos esportivos em curto prazo, com títulos do Campeonato Mineiro, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil em 2021.

Ao fim da temporada mais vitoriosa de sua história, o Galo dispunha de 32 atletas compondo o elenco profissional. De lá para cá, 19 deles seguiram outros rumos, enquanto 13 permanecem no clube mineiro.

Tidos como pilares do time multicampeão, o goleiro Everson, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o volante Allan, o meio-campista Matías Zaracho e o atacante Hulk permaneceram. Outros nomes fundamentais, por outro lado, saíram. Foram os casos do zagueiro Junior Alonso, do volante Jair, do meio-campista Nacho Fernández e do atacante Keno, por exemplo.
 
 

Em diferentes momentos, peças que compunham aquele grupo também deixaram o Alvinegro. Rafael, Guga, Tchê Tchê, Alan Franco, Nathan, Dylan Borrero e Calebe são alguns dos exemplos. Menos badalados, Jean, Micael, Neto e Echaporã foram outros que buscaram novos caminhos.

A reformulação mais notória, nesse sentido, aconteceu no setor ofensivo. Dos multicampeões em 2021, apenas o chileno Eduardo Vargas e o ídolo Hulk seguem no Atlético. Jefferson Savarino, Keno, Eduardo Sasha, Savinho, Echaporã e Diego Costa, aos poucos, tiveram seus ciclos com a camisa preta e branca encerrados.

Elenco do Atlético ao fim de 2021


  • Goleiros: Everson, Rafael*, Matheus Mendes e Jean*
  • Zagueiros: Junior Alonso*, Nathan Silva, Réver, Igor Rabello e Micael*
  • Laterais: Mariano, Guga*, Guilherme Arana e Dodô
  • Volantes: Allan, Jair*, Tchê Tchê* e Neto*
  • Meio-campistas: Zaracho, Nacho Fernández*, Nathan*, Hyoran, Dylan Borrero*, Calebe* e Alan Franco*
  • Atacantes: Hulk, Keno*, Savarino*, Diego Costa*, Eduardo Vargas, Eduardo Sasha*, Sávio* e Echaporã*
*Não seguem mais no clube.

Reformulação como termo evitado


Ao longo dos meses pós-2021, em diversos momentos, membros da cúpula do Atlético evitaram o termo reformulação. Os gestores pregavam a manutenção de uma base do elenco vencedor para seguir nas cabeças pelos grandes títulos.

Apesar disso, as saídas se fizeram necessárias para cumprir com as metas do clube, que sabidamente vive grave crise financeira. No entanto, os valores dessas negociações e as reposições para essas perdas foram, diversas vezes, questionados por boa parte da torcida.

Em 2022, o projeto esportivo do Galo deixou a desejar, e o time encerrou o ano com as conquistas do Campeonato Mineiro e da Supercopa do Brasil. Houve quedas nas oitavas de final da Copa do Brasil, nas quartas da Copa Libertadores e um decepcionante sétimo lugar na Série A do Campeonato Brasileiro.

elenco de 2023 já é bastante distinto do que ficará guardado eternamente na memória dos atleticanos. Diante de um ambiente de crescente pressão e cobrança por resultados positivos, o técnico Eduardo Coudet tem grandes desafios pela frente, convivendo com a forte presença de um grupo que marcou a história do Atlético na lembrança popular.

Os remanescentes de 2021 no Atlético


  1. Everson
  2. Matheus Mendes
  3. Mariano
  4. Réver
  5. Igor Rabello
  6. Nathan Silva
  7. Arana
  8. Dodô
  9. Allan
  10. Zaracho
  11. Hyoran
  12. Vargas
  13. Hulk

Compartilhe