2

Ex-Atlético que estava em zona de conflito no Sudão volta para o Brasil

País do Norte da África vive conflito armado entre exército e grupos paramilitares desde o último 15 de abril; brasileiros aproveitaram cessar-fogo de 72 horas

29/04/2023 10:31 / atualizado em 29/04/2023 11:14
compartilhe
Alex Silva (sem colete) conquistou a Copa do Brasil de 2014 pelo Atlético
foto: Bruno Cantini

Alex Silva (sem colete) conquistou a Copa do Brasil de 2014 pelo Atlético

Foram dias de tensão e pânico, mas os nove brasileiros — jogadores e membros da comissão técnica do Al-Merreikh —, incluindo o lateral-direito Alex Silva, revelado pelo Atlético, que tentavam sair do Sudão em meio a conflitos generalizados naquele país, jamais perderam a esperança de voltar ao Brasil sãos e salvos. Nesta sexta-feira (28/4), o grupo desembarcou em São Paulo e alguns deles seguiram depois para o Rio de Janeiro.

A CBF agiu para ajudá-los, estabelecendo contato com os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores, a fim de que o caso fosse solucionado. Os brasileiros aproveitaram um cessar-fogo de 72 horas para deixarem o país africano.

“Passamos por momentos complicados, em áreas de graves distúrbios, com escassez de alimentos e de energia elétrica. Foi importante o apoio da CBF, a quem agradecemos. Conseguimos cruzar a fronteira e chegar ao Egito. A partir de então, as coisas ficaram mais amenas”, contou Esdras Lopes, que trabalhava como assistente técnico e analista de desempenho do Al-Merreikh, time da primeira divisão do Sudão.

Ele também citou o empenho do Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Saferj), de vários parlamentares e do Itamaraty para que conseguissem deixar o Sudão.

Esdras pisou em solo brasileiro ao lado de outros quatro colegas da comissão técnica do Al-Merreikh e dos atacantes Rafael e Paulo Sérgio, do meia Matheuzinho e de Alex Silva. Eles foram recebidos por parentes e amigos, todos bastante aliviados com o desfecho da história para o grupo.
 

O conflito

 

O Sudão, país do Norte da África, vive conflito armado entre o exército e grupos paramilitares desde o último 15 de abril. Mais de 500 pessoas morreram nas últimas duas semanas, em decorrência dos conflitos.

A violência no Sudão eclodiu em 15 de abril entre as tropas do general Abdel Fatah al Burhan, líder de fato do país desde o golpe de 2021, e as paramilitares Forças de Apoio Rápido (FAR), comandadas pelo general Mohamed Hamdan Daglo.

Na quinta-feira, ambos os lados anunciaram a prorrogação da trégua por mais três dias. Desde o início do conflito, houve vários armistícios, mas todos fracassaram.
Em um comunicado conjunto, Estados Unidos, Arábia Saudita, União Africana, ONU e outros países aplaudiram a prorrogação e pediram "sua plena implementação" e "um acesso humanitário sem restrições".

"As violações do cessar-fogo não significam que seja um fracasso", defendeu nesta sexta-feira o porta-voz do Departamento de Estado americano, Vedant Patel.

Pelo menos 512 pessoas morreram e 4.193 ficaram feridas nos combates até agora, segundo dados do Ministério da Saúde do Sudão. O balanço real pode ser muito maior.

Em algumas partes de Cartum, de cinco milhões de habitantes, os combatentes construíram trincheiras.


Compartilhe