2

Libertadores: as contas que o Galo precisa para se classificar às oitavas

O Galo é o segundo colocado do grupo, com seis pontos. Com dois jogos para o fim da primeira fase, saiba o que o time precisa fazer para garantir o mata-mata.

24/05/2023 12:40 / atualizado em 24/05/2023 14:22
compartilhe
Paulinho fez os dois gols do Atlético na vitória por 2 a 1 contra o rival do Athletico-PR
foto: Pedro Souza / Atlético

Paulinho fez os dois gols do Atlético na vitória por 2 a 1 contra o rival do Athletico-PR

 O triunfo por 3 a 1 contra o Athletico-PR, na última terça-feira (23), no Mineirão, colocou o Atlético-MG na segunda colocação do grupo G da Libertadores, com seis pontos em quatro jogos. Restando apenas duas rodadas para o fim da primeira fase, o Superesportes fez as contas do que o Galo precisa fazer para se garantir na fase de mata-mata do campeonato.

Os três pontos contra o rival do Paraná colocaram o Atlético em posição de vantagem contra os rivais. A essa altura, o time de Minas depende apenas das suas forças para se classificar às oitavas de final. O líder do grupo é o Athletico-PR, com sete pontos, seguido de perto pelo Galo, com seis. Libertad (Paraguai) e Alianza Lima (Peru) vêm logo atrás, com seis e quatro pontos, respectivamente.

Veja a tabela de classificação

1º) Athletico-PR 7
2º) Atlético-MG 6
3º) Libertad 6
4º) Alianza Lima 4

Na próxima rodada, a penúltima da primeira fase, o Atlético enfrenta o Alianza Lima, no Peru, no estádio Alejandro Villanueva, na terça-feira (06/06), às 21h (de Brasília). Já o Athletico-PR recebe o Libertad, na Arena na Baixada, também na terça (06/06), às 19h (de Brasília).

Quando entrar em campo, o Galo já saberá se pode ou não dormir na liderança do grupo, em caso de empate ou derrota do rival brasileiro. Se o jogo finalzar empatado, além de poder chegar na liderança, o Galo pode, de quebra, ver o Libertad somar apenas um ponto e ficar para trás na disputa pela vaga. Um cenário e tanto para o clube de Minas.
 

Próximos jogos do Atlético-MG:

5ª rodada (penúltima)

Athletico-PR (1º) x Libertad (3º), terça-feira (06/06), em Curitiba, às 19h (de Brasília)
Alianza Lima (4º) x Atlético-MG (2º), terça-feira (06/06), em Lima (Peru), às 21h (de Brasília)

6º rodada (última)

Athletico-PR (1º) x Alianza Lima (4º), terça-feira (27/06), em Curitiba, às 19h (de Brasília)
Libertad (3º) x Atlético-MG (2º), terça-feira (27/06), em Assunção (Paraguai), às 19h (de Brasília)


 
Os dois próximos jogos são decisivos para o Galo na competição. E difíceis também. Além de serem os últimos da primeira fase fa Libertadores, as duas partidas acontecerão longe do seu torcedor. A primeira parada será no Peru, contra o Alianza Lima. O adversário é o líder invicto do Apertura (primeira fase do campeonato peruano), com 36 pontos. Ao todo, são 12 vitórias do time de Lima e apenas três empates em 15 jogos. No primeiro confronto entre as duas equipes, no início de maio, o Galo levou a melhor e venceu por 2 a 0 com dois gols do meia Igor Gomes.

A segunda e decisiva parada será no Paraguai, contra o Libertad. O jogo pode ser, além de tudo que já é, uma oportunidade para o Galo devolver o 1 a 0 que sofreu em casa, na primeira rodada na Libertadores deste ano. Assim como o rival peruano, o Libertad também lidera o seu campeonato nacional, com 47 pontos e apenas duas derrotas em 19 jogos.

O que o Galo precisa fazer para se classificar para as oitavas

Levando em consideração os adversários internacionais, o Galo tem a vida mais tranquila e depende apenas de si mesmo para se classificar. Na atual situação, a vida do Atlético só não é melhor que a do rival nacional, que lidera o grupo com sete pontos.
 
Sendo assim, duas vitórias simples garantem o Galo na segunda fase da Libertadores. O melhor cenário para o torcedor do Atlético na próxima rodada, além de vencer, é claro, é torcer para o Athletico-PR empatar o seu jogo contra o Libertad. Assim, os mineiros poderão, ao mesmo tempo, chegar à liderança do grupo e abrir dois pontos de vantagem para o com o terceiro colocado. E ainda de quebra tira do Alianza Lima qualquer chance de ultrapassá-los na última rodada. Um problema a menos para se preocupar.

Então, na última rodada, com 10 pontos conquistados, dois a mais que o terceiro colocado, o time de Minas pode até empatar que garante a classificação, a depender do resultado da outra partida. Para se classificar, somando apenas um ponto na última rodada, o Galo vai precisar torcer por outro empate no jogo do Athletico-PR contra o Alianza Lima ou, até mesmo, uma vitória dos brasileiros.

Mas, claro, a melhor opção é vencer os dois jogos, chegar a 12 pontos e torcer por um tropeço do Athletico-PR para finalizar a primeira fase na liderança.

Uma derrota pode complicar a vida do Atlético


Caso perca o próximo jogo, a coisa complica um pouco mais. O time pode terminar a rodada na lanterna do grupo, dependendo do resultado do jogo de mais cedo, entre Athletico-PR e Libertad. Caso isso aconteça, o Atlético dependerá de uma combinação de resultados para se classificar na última partida da primeira fase.

Além de ver obrigado a vencer o duelo contra o Libertad, em Assunção, no Paraguai, o Atlético ainda vai precisar torcer para o Athletico-PR ganhar o seu jogo contra o Alianza Lima, mantendo os rivais paraguaios com sete pontos. Assim, o Galo chegaria aos 9 pontos, ultrapassaria o rival do Peru, precisando se preocupar apenas com o Libertad.
 
A decisão, então, pode acontecer em dois aspectos: número de pontos ou saldo de gols. Caso o Libertad vença o Athletico-PR, na quinta rodada, e perca para o Atlético-MG, na última, os dois times chagariam ao fim da última rodada empatados em número de pontos, com a classificação sendo definida pelo saldo de gols.
 
 

O saldo de gols pode fazer a diferença


Atualmente, Atlético-MG e Libertad estão empatados em quase tudo na tabela de classificação: jogos, pontos, número de vitórias, empate e derrotas e gols feitos (cinco cada um). O time brasileiro leva vantagem apenas no número de gols sofridos. A defesa do time de Coudet levou quatro gols, um a menos que o Libertad, que tomou cinco gols nos quatro primeiros jogos.

Se o Atlético vencer os seus jogos, esse detalhe não será um problema. Mas, em caso de derrota na terça-feira (06/06), contra o Alianza Lima, além do resultado do jogo do Athletico, o time de Minas vai precisar se preocupar, também, com o número sofridos e marcados.
 
Isso porque, caso o Libertad vença, a depender do placar, ultrapassa o Galo não só em número de pontos, mas em saldo. Com isso, no último jogo, contra o próprio Libertad, o Atlético vai precisar não só vencer, mas também fazer gols suficientes para empatar com o time paraguaio em nove pontos e ultrapassá-lo em saldo de gols. 

Compartilhe