2

Atlético-MG tem chances remotas de decidir em casa na Libertadores; entenda

Galo terminou apenas com a 13ª melhor campanha da fase de grupos

30/06/2023 10:25
compartilhe
Só três adversários garantem uma decisão para o Galo no Mineirão
foto: Pedro Souza/Atlético

Só três adversários garantem uma decisão para o Galo no Mineirão

 
A fase de grupos da Copa Libertadores terminou nesta quinta-feira (29) com a definição dos últimos classificados para as oitavas. O Atlético-MG está entre os que avançaram, mas não terá muitas oportunidades de decidir confrontos em casa.

O regulamento da Libertadores garante que, nas oitavas, os times que terminaram em primeiro lugar e formam o pote A, decidem em casa. O que não é o caso do Atlético, que terminou em segundo no Grupo G e está no pote B.

Nas quartas e nas semis, decide em casa o time de melhor campanha. O Atlético teve apenas a 13ª campanha geral, das 16 possíveis. Por conta disso, o Galo só decidirá em casa se encarar um dos três times que ficou abaixo dele: River Plate (ARG, 14°), Atlético Nacional (COL, 15°) e Deportivo Pereira (COL, 16°).

Em caso do Atlético enfrentar os outros possíveis adversários, o clube terá que decidir fora de casa sua vida na Libertadores. A final, que é em jogo único, já está definida para acontecer no Maracanã, independente de quem chegar na decisão.
 
 

Atlético decidiu vaga em casa contra dois dos times possíveis


Rivais que podem garantir ao Atlético uma definição de vaga como mandante, River Plate e Atlético Nacional já estiveram nessa mesma situação em confrontos de mata-mata da Libertadores.

Em 2014, nas oitavas, o Galo encarou o Atlético Nacional. Na Colômbia, foi derrotado por 1 a 0. Já em Belo Horizonte apenas empatou em 1 a 1 e acabou eliminado. Já em 2021, contra o River Plate, o alvinegro venceu as duas partidas: 1 a 0 na Argentina e 3 a 0 no Mineirão.

O Deportivo Pereira é o único dos três que o Atlético sequer enfrentou em toda sua história.

Compartilhe