2

Clássico no Mineirão teve caso de homofobia e importunação sexual

Vítimas registraram boletim de ocorrência ainda durante o jogo entre Atlético-MG e América-MG

04/07/2023 07:50 / atualizado em 04/07/2023 09:11
compartilhe
Torcida do Atlético-MG no jogo contra o América-MG, no Mineirão
foto: Daniela Veiga / Atlético

Torcida do Atlético-MG no jogo contra o América-MG, no Mineirão


 
O torcedor do Atlético-MG Felipe Garcez foi às redes sociais na madrugada desta terça-feira denunciar um episódio de homofobia ocorrido no estádio do Mineirão, no último domingo (2), no clássico contra o América-MG

No Instagram, Garcez relatou que estava no setor do estádio dedicado à Galoucura, organizada do Atlético, quando foi abordado por um torcedor.

- Um cara veio na minha direção, para me agredir, para bater em mim, com a camisa da Galoucura, e é o time que eu defendo pra caralho, que eu dou dinheiro para esse time, que postou foto com cores do arco-íris na arena MRV, que está tentando trazer o show da Madonna, que falou que vai trazer a Beyoncé. E faz isso. E isso acontece. Eu tô no topo de um privilégio de vir aqui sem hematoma falar isso, mas tem viado que apanha na rua todos os dias, mulheres trans e travestis que apanham nas ruas todos os dias, com expectativa de vida de 35 anos. A nossa existência é condicionada a benevolência da maioria, a benevolência da situação - desabafou. 


- Atlético-MG, Galoucura, mudem o seu conceito de torcedor, de consumo de esporte, o seu conceito do que é inclusão. Torcida organizada é uma parada extremamente marginalizada, tem um contexto social extremamente excludente, e vocês estão fazendo isso com a galera que está do lado de vocês, que consome esporte - apelou. 

Ele contou aos seguidores que registrou um boletim de ocorrência sobre o caso, e pediu para que a população LGBTQIAP+ compartilhassem o relato para que casos como esse não voltem a acontecer. 

- Isso não pode se repetir, e eu acho que se existem pessoas como eu que passarão por isso, que venham a público, que exponham. Quando as coisas tão na rede social ganham uma conotação de importância que uma coisa isolada não tem. 
E para os homens gays, para os LGBTQIAPN , usem o domingo que vem aí pelos seus direitos, mostrem que vocês existem, que vocês são resistência, para que esse tipo de situação se torne cada vez menos... Apanhar por que incabível - finalizou. 

Importunação sexual no Mineirão 


Na mesma partida, uma mulher sofreu um episódio de importunação sexual, no setor superior laranja do estádio, onde estava a torcida do Galo. 
Segundo relatado pela irmã da vítima em um post nas redes sociais, um homem chegou por trás dela no bar. Além do contato forçado e indesejado, ela teve o celular furtado. 

A mulher também prestou queixa na Delegacia de Eventos, mas encontrou dificuldades ao contar o ocorrido aos policiais. 

- Todas as mulheres foram super atenciosas com a gente, mas os homens… Na delegacia, os policiais perguntaram quantas cervejas a minha irmã tinha tomado. É isso que a vítima que acaba de sofrer assédio tem que ouvir. Eu filmei tudo e tomei as providências que tinham que ser tomadas. Não é pelo celular que foi furtado. A questão é a integridade - escreveu Raissa Maia. 

Resposta do Mineirão sobre casos de homofobia e assédio


O Mineirão se pronunciou sobre os casos por meio de uma nota oficial. Leia na íntegra: 

"O Mineirão lamenta e repudia qualquer caso de importunação sexual que aconteça no estádio, e ressalta que é importante que denúncias aconteçam para que a apuração dos fatos ocorra pelas autoridades competentes, e os responsáveis sejam punidos. 

Assim que teve conhecimento do caso ocorrido na partida entre Atlético e América, no último domingo (2), a equipe de atendimento do Mineirão fez o acolhimento da vítima e de seus familiares no Juizado Especial Criminal (Jecrim), onde o boletim de ocorrência foi registrado. 

O Mineirão informa que está à disposição das autoridades policiais para a apuração dos fatos. É importante lembrar que em todos os jogos é realizada a campanha "Todos Contra a Importunação Sexual", lançada pelo Mineirão em 2021, que tem o apoio dos clubes, da Federação Mineirão de Futebol e de diversos órgãos públicos municipais e estaduais de segurança, justiça e assistência social. Além disso, o atendimento, encaminhamento e acompanhamento de vítimas de importunação sexual, pelo Mineirão, foram intensificados no estádio.

O Mineirão lembra ainda que tem um canal de denúncias por Whatsapp, com cartazes de QR Codes espalhados pelo estádio, onde existem 365 câmeras de vigilância que auxiliam no monitoramento, com o intuito de agilizar o atendimento das vítimas e colaborar com a apuração dos fatos pelas autoridades competentes."


Compartilhe