2

Botafogo: longe de holofotes, Tiquinho dobra gols e abafa Hulk e Gabigol

Na segunda temporada no clube, centroavante alcança marca de 12 gols e afasta desconfiança da torcida

02/05/2023 06:00 / atualizado em 02/05/2023 12:43
compartilhe
Em um Campeonato Brasileiro com nomes como Gabigol, Hulk e Luis Suárez, um atacante menos badalado tem se destacado neste começo de competição. Em ótima fase, Tiquinho Soares, do Botafogo, saiu na frente na disputa pela artilharia nas primeiras rodadas do Brasileirão. O camisa 9 do Glorioso já tem três gols em três jogos e, ao lado de Moisés, do Fortaleza, lidera a lista de goleadores. Além disso, tem sido essencial para o Botafogo ser líder da competição, com 100% de aproveitamento.

O bom momento de Tiquinho Soares pode ser comprovado nos seus próprios números. O atacante, que chegou no Botafogo no segundo semestre de 2022, fez seis gols em 14 partidas na última temporada. Neste ano, com apenas 18 jogos até aqui, já o atacante já fez 12 gols. Além disso, deu quatro assistências, também o dobro das duas de 2022.
 
Tiquinho Soares comemora um de seus gols contra o Flamengo
foto: Vitor Silva/Botafogo

Tiquinho Soares comemora um de seus gols contra o Flamengo

 

Tiquinho Soares é o artilheiro do Brasileiro


Pouco conhecido no Brasil antes de ser contratado pelo Botafogo, Tiquinho Soares começou a trajetória no clube sob certa desconfiança da torcida e segue, ainda em 2023, longe dos holofotes de outras estrelas do futebol brasileiro. Mas, mesmo discreto, o camisa 9 do alvinegro vem brilhando e mostrando que vai brigar pela artilharia do Campeonato Brasileiro e do país nesta temporada.

Alguns dos principais concorrentes ainda nem sequer marcaram no Campeonato Brasileiro, como o uruguaio Luis Suárez, do Grêmio, e Yuri Alberto, do Corinthians. Gabigol e Pedro, do Flamengo, e Germán Cano, do Fluminense, têm um gol cada. Já Hulk, do Atlético-MG, Róger Guedes, do Corinthians, e Calleri, do São Paulo, têm dois gols cada. Assim, Tiquinho, com três, ao lado de Moisés, já saiu na frente pela artilharia da competição. 

Além dos gols, Tiquinho Soares vem demonstrando sua importância em outros aspectos. Contra o Bahia, quando não marcou, deu duas assistências. Já no clássico com o Flamengo apareceu bem fora da área, fazendo o pivô e segurando a bola quando o time tentava sair da pressão rubro-negra. Nos minutos finais, com o placar favorável, ajudou o Botafogo a "matar" o tempo.
 

Quem é Tiquinho Soares?


Em agosto de 2022, quando foi contratado pelo Botafogo, muitos botafoguenses podem ter se perguntado quem era Tiquinho Soares. E até hoje torcedores de outros times podem se questionar o mesmo quando vão enfrentar o alvinegro. Paraibano de Sousa, o atacante rodou por clubes de menor expressão do país antes de se consolidar em Portugal. No país europeu, jogou por Nacional e Vitória de Guimarães antes de ser contratado pelo Porto, em 2017. No Dragão, virou ídolo, marcando 65 gols e dando 18 assistências em 140 partidas.  

No Porto, Tiquinho Soares conquistou cinco títulos: dois campeonatos portugueses (17/18 e 19/20), uma Taça de Portugal (2020) e uma Supertaça de Portugal (2019). Em 2020, foi para o Tianjin Teda, da China, mas ficou pouco tempo na Ásia. Logo depois foi para o Olympiacos, da Grécia, e, na primeira temporada, fez 14 gols em 47 jogos e já foi campeão grego. Depois, foi contratado pelo Botafogo após o fim da temporada 2021/22.


Compartilhe