2

Técnico de Premier League e 'desejo' do Atlético-MG: o plano A do Botafogo

Conheça a história do favorito de John Textor para substituir Luís Castro no Botafogo

30/06/2023 08:00 / atualizado em 30/06/2023 02:06
compartilhe
Bruno Lage é um dos cotados a assumir o Botafogo após a saída de Luís Castro
foto: Iconsport

Bruno Lage é um dos cotados a assumir o Botafogo após a saída de Luís Castro

 
Apesar de ainda não ter ocorrido o anúncio oficial, Luís Castro aceitou a proposta do Al Nassr, time em que Cristiano Ronaldo atua na Arábia Saudita, e vai deixar o Botafogo. A provável última partida com o português no comando do alvinegro foi o empate em 1 a 1 nesta quinta-feira (29), contra o Magallanes (CHI), pela última rodada da fase de grupos da Sul-Americana.

Botafogo já está em busca de um novo treinador. E o preferido de John Textor para substituí-lo também é português: Bruno Lage, ex-técnico do Wolverhampton, da Inglaterra.
 

Quem é Bruno Lage?


Nascido em Setúbal, em Portugal, Bruno Lage começou a sua carreira como técnico nas categorias de base do Vitória de Setúbal, clube da sua cidade.

Em seguida, ele foi para a base do Benfica, onde ficou de 2004 a 2012. Sua primeira experiência treinando uma equipe principal foi no próprio clube português em 2019, tendo passado antes por Sheffield Wednesday e Swansea City como auxiliar técnico.

No Benfica, ajudou o time a levar o Campeonato Português e a Supertaça de Portugal naquela temporada, mas deixou o clube em junho do ano seguinte após uma sequência de resultados negativos. No total, seu aproveitamento foi de 72,36%, com 51 vitórias, 12 empates e 13 derrotas.

Experiência na Premier League


Em julho de 2021, Bruno Lage voltou para Inglaterra para comandar o Wolverhampton. O português até teve um bom início de trabalho, deixando o clube em sexto lugar no fim do primeiro turno da temporada 2021/22.

Porém, o bom momento não se manteve na etapa seguinte e o técnico mais uma vez foi mandado embora, em outubro de 2022, depois de uma sequência negativa. O aproveitamento no Reino Unido foi menor que em Portugal (37,25%), sendo 19 vitórias, 10 empates e 22 derrotas.

Lage não assumiu nenhuma nova equipe desde então. 

Bruno Lage quase treinou o Atlético-MG


Após a demissão de Eduardo Coudet, no início de junho, Bruno Lage esteve entre os cotados para ser o novo técnico do Galo. Apesar de ser o favorito entre os integrantes da diretoria atleticana, o português acabou frustrando o clube mineiro por dar preferência a seguir trabalhando na Europa.

Sem conseguir convencer o português a trabalhar no Brasil, o Galo acabou contratando Felipão, que abandonou a aposentadoria e o cargo na direção do Athletico-PR para comandar a equipe mineira.

Bruno Lage já trabalhou com jogadores do Botafogo


Caso realmente vá para o Botafogo, Bruno Lage irá encontrar rostos conhecidos no Rio de Janeiro.

Em sua passagem pelo futebol europeu, o treinador chegou a comandar jogadores que estão no atual elenco do alvinegro. São eles o zagueiro Marçal, que jogou no Wolverhampton entre 2020 e 2022, e o meio-campista Gabriel Pires, que passou pelo Benfica entre 2018 e 2021.

Compartilhe