2

Coletivo denuncia cânticos homofóbicos na final da Copa do Nordeste

Grupo vai levar denúncia ao STJD; regimento da CBF prevê punições para casos de homofobia

05/05/2023 15:10
compartilhe
Ilha do Retiro durante a Copa do Nordeste
foto: Reprodução

Ilha do Retiro durante a Copa do Nordeste

O Coletivo Canarinhos LGBTQ+, que se dedica ao combate da homofobia nos estádios brasileiros, publicou uma nota denunciando os cânticos LGBTfobicos proferidos pela torcida do Ceará durante a final da Copa do Nordeste na última quarta-feira (3), na Ilha do Retiro. 

No vídeo retirado da transmissão da partida e publicado nas redes sociais do coletivo, é possível ouvir de forma nítida o trecho "... A Jovem [torcida organizada do Sport] é gay, é gay, é gay...", parte de um cântico mais longo, de cunho preconceituoso. 

O fato não foi registrado pelo árbitro Denis da Silva ribeiro na súmula da partida, que foi para os pênaltis e terminou com o Ceará campeão. Os únicos incidentes mencionados são relacionados a sinalizadores e laser. 

O Coletivo enviou denúncia ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que o órgão avalie o caso. 

De acordo com o artigo 54 do Regulamento Geral de Competições da CBF, de 2022, infrações desta natureza são consideradas gravíssimas, cabendo sanções previstas no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), como perda de pontos, mandos de campo ou até exclusão de campeonatos. 
- Confesso que esse caso em específico causa a mim e outras pessoas do Coletivo Canarinhos LGBTQ um certo cansaço, foram inúmeras denúncias enviadas e com provas contundetes e que foram arquivadas, mas acredito que é um momento diferente e que medidas serão tomadas tanto pela CBF quanto pelo próprio STJD - diz Onã Rudá, ativista do Coletivo. 

- Esperamos que a direção do clube se sensibilize diante desse fato e busque construir ações mais contundentes que combata esse tipo de expressão -, completa. 

Na nota oficial, a Canarinhos LGBTQ reitera que a "impunidade gera indiretamente um estímulo", apontando que a torcida organizada Cearamor, do Ceará, divulgou o vídeo nas redes sociais.
 

O que diz o Ceará: 

 
O Ceará lamenta e repudia qualquer manifestação homofóbica, seja dentro ou fora dos espaços esportivos. Nós somos o Time do Povo e não existe espaço para atitudes como essa. Pedimos desculpas. Ser alvinegro é também respeitar a nossa diversidade. De crença, raça ou orientação sexual. Combater ações como essa é a nossa obrigação enquanto Clube.

Compartilhe