2

Apresentado no Cruzeiro, Pastana fala de rejeição e se defende de polêmicas

Anunciado neste domingo, diretor já concedeu primeira entrevista coletiva

06/06/2021 18:07
compartilhe
Rodrigo Pastana foi apresentado como novo executivo do Cruzeiro
foto: Reprodução/Youtube

Rodrigo Pastana foi apresentado como novo executivo do Cruzeiro

Poucas horas depois de anunciar Rodrigo Pastana como seu novo executivo de futebol, o Cruzeiro realizou a apresentação do profissional. Por meio de uma entrevista coletiva virtual, o ex-diretor do CSA respondeu aos questionamentos de jornalistas, disse o que espera do trabalho na Toca da Raposa II e se defendeu de polêmicas.

"Queria agradecer a oportunidade. Com certeza é o maior desafio da minha vida. Espero corresponder com muito empenho, muito trabalho e muito respeito aos torcedores que correm junto com o Cruzeiro para a luta de mais um título. É isso que buscamos, o acesso para a Série A", disse Pastana.  

Em mais de uma oportunidade, o diretor foi perguntado sobre a forte rejeição da torcida celeste ao seu nome. Nesse sábado, um grupo de 50 torcedores se manifestou na porta do CT. Nas redes sociais, a campanha #PastanaNão chegou a figurar entre os tópicos mais comentados do Twitter em mais de uma oportunidade.

“Tomei conhecimento (da manifestação na Toca II). Vejo com total respeito. É mais uma responsabilidade que tenho com a Nação Azul de me empenhar cada vez mais e mudar esse índice de rejeição. Torço para que, abraçados, no fim da Série B, a gente mude essa rejeição considerável que estou tendo. Estou ciente sim da rejeição e dos protestos”, disse.

Pastana também usou a entrevista para se defender das polêmicas em que se envolveu nos últimos anos. Ele detalhou cada uma delas. Veja nos tópicos a seguir:

Improbidade administrativa


Em 2012, quando trabalhava no Grêmio Barueri, Pastana foi acusado de improbidade administrativa pelo Ministério Público de São Paulo. Ele teria, de acordo com a denúncia, usado dinheiro público de maneira irregular. De acordo com o executivo, o processo já foi extinto.

“Vem de um convênio que o Barueri tinha com a Prefeitura de Barueri. Eu nunca fui funcionário público. Eu era sócio minoritário do clube. Fomos absolvidos do processo em 2018. Desse processo já fomos absolvidos”, garantiu.

Acusações de Argel


Em setembro de 2020, o técnico Argel Fucks foi demitido do CSA pouco antes da contratação de Rodrigo Pastana. Em áudios vazados, o treinador afirmou que o clube fazia um favor ao dispensá-lo, uma vez que o pouparia de trabalhar com o executivo.

Contratações de Pastana no CSA em 2021


Argel afirmou, entre outras coisas, que Pastana era 'o maior pilantra no meio do futebol'. "Cuidado com seu bolso que esse cara é ladrão. Toma dinheiro de empresário, de jogador. O senhor contratou uma raposa para tomar conta das galinhas, então abra o olho”, disse o treinador em áudio enviado ao presidente do CSA, Rafael Tenório. 

Pastana disse que processou Argel. “Sobre as acusações, todo mundo que me conhece sabe que são totalmente infundadas. Ele vai responder na Justiça por tudo que falou. Agora, uma coisa que nos deixa indignados no Brasil é que, quem acusa, não precisa provar. Quem se defende que precisa provar. Eu prefiro não comentar mais sobre isso”, disse.

Críticas de Jadson


No segundo semestre do ano passado, quando era dirigente do Coritiba, Pastana se envolveu em polêmica com o meia Jadson e o Corinthians. Ao explicar porque o Coxa não contrataria o meio-campista, Pastana afirmou que o jogador "não vinha performando em treinamentos, que ele vinha tendo lesões puramente por performance, que ele já não tinha o mesmo interesse de antes".

Naquela oportunidade, o Corinthians repudiou a declaração de Pastana por meio de nota. Jadson e seus representantes prometeram ajuizar uma ação contra o dirigente. 

Neste domingo, Pastana admitiu culpa neste epísódio. “Foi uma expressão equivocada da minha parte, na época. São bastidores que a gente confere informações dos jogadores. Na época, as informações não foram boas e me equivoquei de externar isso em uma coletiva porque havia uma tentativa de pressão no Coritiba. Mas me desculpo com o próprio Jadson”, disse.

Manifestações das torcidas de Paraná, Coritiba, ABC e Figueirense


Ao longo das últimas semanas, durante as manifestações contrárias ao nome de Pastana, cruzeirenses recuperaram imagens de protestos de torcedores de Paraná, Coritiba, ABC e Figueirense pedindo a saída do dirigente (veja abaixo). 

Na apresentação ao Cruzeiro, o executivo foi questionado sobre os quatro episódios. “Sou um cara democrático. Acho que a torcida tem direito de se manifestar contra ou a favor de fulano ou beltrano. Hoje, no futebol, existe a paixão. Sempre existiu, mas hoje está deflagrado nas mídias sociais”, disse.

“Existiram manifestações, mas sobre os quatro clubes, três deles eu tive acessos. Figueirense, Paraná e Coritiba. Foram fatos isolados que aconteceram. No ABC, talvez não tenha feito grande trabalho no início de 2015. Mas logo em seguida fui contratado pelo Ceará e conseguimos fazer, com uma campanha quase de acesso, que o Ceará não fosse rebaixado”, completou. 

Torcida do Cruzeiro relembrou protestos de torcidas contra Pastana
foto: Reprodução

Torcida do Cruzeiro relembrou protestos de torcidas contra Pastana


Compartilhe