2

Cruzeiro trabalha 'controle de excessos' para evitar cometer mais pênaltis

Dos 19 gols sofridos pelo time na Série B, três saíram de penalidades

12/07/2021 06:00 / atualizado em 12/07/2021 10:26
compartilhe
Cruzeiro cometeu dois pênaltis no jogo contra Botafogo; Chay converteu
foto: Vitor Silva/Botafogo

Cruzeiro cometeu dois pênaltis no jogo contra Botafogo; Chay converteu

Defesa mais vazada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro também é o time com maior número de gols de pênalti sofridos na competição. Foram três cobranças e três tentos  - os dois últimos no empate por 3 a 3 diante do Botafogo, no sábado passado, no Engenhão, pela 11ª rodada. Na entrevista coletiva após a partida no Rio de Janeiro, o técnico Mozart reconheceu o problema e apontou a necessidade de trabalhar o controle da equipe dentro da grande área. 

"Na minha humilde opinião, no futebol tudo se corrige com treinamento, inclusive a questão do controle dentro da grande área. Qualquer treino de confronto, seja com três, com dois ou até mesmo com quatro, você faz um ataque contra defesa e treina esse controle para não cometer os pênaltis. Infelizmente não tivemos esse tempo ainda", declarou o treinador. 

O primeiro pênalti marcado contra o Cruzeiro na Série B ocorreu logo na estreia, na derrota por 3 a 1 para o Confiança, em Aracaju. Na ocasião, o goleiro Fábio tocou com a mão na bola fora da área e acabou expulso. 

Já na partida contra o Botafogo, o Cruzeiro saiu atrás no placar após o zagueiro Léo Santos cometer pênalti em Diego Gonçalves - Chay converteu. A Raposa chegou à virada, mas deixou a vitória escapar nos acréscimos, com a penalidade cometida pelo meia Giovanni sobre Marco Antônio - Chay marcou novamente. Em ambos os lances, os cruzeirenses derrubaram os adversários com carrinho dentro da área. 

Mozart minimizou os erros individuais nos lances na área e considerou que os pênaltis foram originados devido ao 'excesso de vontade' dos jogadores.  "Tenho que defender meus jogadores porque o pênalti acabou sendo por excesso de vontade. E excesso de vontade nunca é demais, principalmente para nós construirmos uma sequência de resultados. É continuar com essa vontade e tentar, principalmente nesses episódios importantes do jogo, controlar esse excesso para não cometermos os mesmos erros", concluiu. 

O Cruzeiro está em 14º lugar da Série B, com 11 pontos. Em onze jogos, o time sofreu 19 gols. Com a semana cheia para treinamentos, a equipe de Mozart busca ajustes defensivos para a partida contra o Avaí, no próximo sábado, às 16h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 12ª rodada. 

Botafogo x Cruzeiro: veja fotos do jogo pela Série B



Compartilhe