2

Cruzeiro terá semana livre para ajustar time e recuperar jogadores

Técnico Mozart Santos comemorou oportunidade para trabalhar elenco

11/07/2021 07:00 / atualizado em 11/07/2021 21:11
compartilhe
Mozart Santos comemorou tempo livre para trabalhar o grupo
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Mozart Santos comemorou tempo livre para trabalhar o grupo

O Cruzeiro terá semana livre para ajustar o time e recuperar jogadores que estão desgastados devido à grande sequência de jogos dos últimos dias. Contratado há um mês, o técnico Mozart Santos comemorou a primeira oportunidade para treinar o grupo com mais tempo visando ao duelo contra o Avaí, às 16h30 de sábado (17), no Mineirão, pela 12ª rodada da Série B.

“É aproveitar essa semana da melhor forma possível e recuperar os jogadores que tiver para recuperar. Em 30 dias que estivemos aqui, fizemos nove jogos. É uma maratona. Não gosto de usar a palavra desumano, porque nós que trabalhamos com futebol somos privilegiados, fazemos o que gostamos. Mas fisicamente é extenuante. É muita viagem, é muito jogo, então é aproveitar essa semana para treinar, recuperar os jogadores que precisamos recuperar e preparar da melhor maneira possível para o jogo contra o Avaí”.

Substituto de Felipe Conceição, demitido após a eliminação para a Juazeirense-BA na terceira fase da Copa do Brasil, Mozart estreou pelo Cruzeiro em 12 de junho, no empate por 1 a 1 com o Goiás. Depois, dirigiu a equipe em mais oito jogos com intervalo entre três e cinco dias (veja a lista completa abaixo). Com 11 pontos em 27, o aproveitamento é de 40,7% - duas vitórias, cinco empates e duas derrotas.

12/06 - Cruzeiro 1x1 Goiás
16/06 - Ponte Preta 0x1 Cruzeiro
19/06 - Operário 2x1 Cruzeiro
24/06 - Cruzeiro 2x1 Vasco
27/06 - CSA 2x1 Cruzeiro
30/06 - Cruzeiro 3x3 Guarani
03/07 - Brasil-RS 0x0 Cruzeiro
06/07 - Cruzeiro 0x0 Coritiba
10/07 - Botafogo 0x0 Cruzeiro

Reforços contratados pelo Cruzeiro em 2021


Para enfrentar o Avaí, o Cruzeiro contará novamente com o meio-campista Rômulo, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Já o volante Matheus Barbosa, ausente dos últimos dois jogos por causa de edema na panturrilha esquerda, seguirá fora de combate. Ele é o artilheiro da equipe na Série B, com quatro gols, e também na temporada, com sete.

Por causa das indefinições, Mozart preferiu não adiantar nem mesmo a possível titularidade do boliviano Marcelo Moreno, que marcou dois gols no empate desse sábado com o Botafogo (3 a 3), no estádio Nilton Santos, e se tornou o maior artilheiro estrangeiro do clube, com 51 tentos em 132 partidas. O técnico pretende tomar essa decisão ao longo das atividades da semana na Toca da Raposa. Vale lembrar que ele cumprirá suspensão na 12ª rodada por ter sido expulso no Rio de Janeiro.

“Óbvio que o Marcelo entrou e fez dois gols, isso é notório para todos. Mas os outros jogadores que estavam jogando também deram a contribuição deles, então eu vou ter uma semana para fazer alguns testes, experimentar e consolidar um sistema de jogo. É cedo para afirmar quem vai começar o jogo, mas pode ter certeza que o desempenho dessa semana vai me dar as respostas que estou buscando”.

A sequência sem vitórias na Série B (uma derrota e quatro empates) manteve o Cruzeiro na parte de baixo da classificação, em 13º lugar, distante do G4.  O Departamento de Matemática da UFMG calcula que a campanha do acesso gira entre 60 e 63 pontos. Por esse critério, a Raposa teria de somar de 49 a 52 pontos nas 27 rodadas restantes (60,5% a 64,2%) para subir à primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Volantes goleadores do Cruzeiro



Os estrangeiros artilheiros da história do Cruzeiro




Compartilhe